Leaf 2.zero
- migle
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Re: Leaf 2.zero
Não será bem fraude... Digamos que é uma conveniência da indústria... Se quisermos ser simpáticos, podemos dizer que quando pensaram o NEDC deram mais ênfase à repetibilidade do teste (para não andarem a correr a Europa à procura do laboratório que desse consumos mais baixos) do que à verosimilhança.
O engano está na velocidade média de 18km/h dos 3 ciclos urbanos, nas acelerações muito baixas, longe das que se praticam, que no ciclo extra-urbano apenas 15% do tempo é passado a 100km/h ou acima, na existência de plateaus que serviram para que os construtores afinassem as relações de transmissão para que calhassem num sweet-spot do MCI.
Depois está no facto de ser um teste feito em passadeira, em que a aerodinâmica entra apenas por via das contas, com Cd obtido num teste separado, feito noutro laboratório, em que todas as saliências do carro foram tapadas. Feito com a electrónica do carro desligada e o alternador desligado. Um teste feito num percurso virtual sem desníveis.
Basta olhar para o gráfico. Numa condução realista, não há plateaus, nem se acelera dos 70 aos 100 em 35s. E é com base nisto que nos dizem que os carros não poluem muito, ou que o que poluem está "dentro dos limites", ou que poluem menos hoje em dia.
Sim, é uma fraude, politicamente. E mesmo assim, ainda houve quem tivesse de fazer fraude no sentido criminal do termo.
Certamente, que o simulador da Renault é mais honesto. Parece-me mal a Nissan pôr aquele número dos 380 km em destaque, que só vai decepcionar os compradores.
O engano está na velocidade média de 18km/h dos 3 ciclos urbanos, nas acelerações muito baixas, longe das que se praticam, que no ciclo extra-urbano apenas 15% do tempo é passado a 100km/h ou acima, na existência de plateaus que serviram para que os construtores afinassem as relações de transmissão para que calhassem num sweet-spot do MCI.
Depois está no facto de ser um teste feito em passadeira, em que a aerodinâmica entra apenas por via das contas, com Cd obtido num teste separado, feito noutro laboratório, em que todas as saliências do carro foram tapadas. Feito com a electrónica do carro desligada e o alternador desligado. Um teste feito num percurso virtual sem desníveis.
Basta olhar para o gráfico. Numa condução realista, não há plateaus, nem se acelera dos 70 aos 100 em 35s. E é com base nisto que nos dizem que os carros não poluem muito, ou que o que poluem está "dentro dos limites", ou que poluem menos hoje em dia.
Sim, é uma fraude, politicamente. E mesmo assim, ainda houve quem tivesse de fazer fraude no sentido criminal do termo.
Certamente, que o simulador da Renault é mais honesto. Parece-me mal a Nissan pôr aquele número dos 380 km em destaque, que só vai decepcionar os compradores.
- mjr
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Re: Leaf 2.zero
Mas no caso da Nissan há relatos de mk1 24 kW.h e mk2 24kW.h a ultrapassar a autonomia NEDC, claro está, a velocidades médias baixas. Se no Zoe não é possível seja em que condições, é fraude mesmo.
Por exemplo aqui:
viewtopic.php?f=56&t=3984&start=410#p46451
205km num mk2 de 24kW.h já com um ano e alguma (pouca) degradação.
Por exemplo aqui:
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205km num mk2 de 24kW.h já com um ano e alguma (pouca) degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Leaf 2.zero
Baixas e, principalmente, constantes... Também há um vídeo no youtube do Björn Nyland a fazer 623 km com o Ampera-e.
O facto de não ser possível isso com o simulador do Zoe não quer dizer que não seja possível conseguir isso com um Zoe verdadeiro. Não fui ver, mas decerto há vídeos no youtube também. Penso que a Renault não está ali a fazer contas para um percurso de velocidade constante, mas sim para um percurso com velocidade média ou típica de x. Se a velocidade média for muito baixa, deve ser um percurso citadino, com muitas paragens, logo a autonomia também não pode ser máxima. Eles ali não estão a falar para geeks mas sim para o seu cliente médio.
Acho que é um bom simulador, informativo. Eu cheguei a pensar que o Zoe daria para ir para o Algarve a 90km/h sem paragens, e ali vi que provavelmente não.
Voltando ao Leaf, a dúvida seria se faz Lisboa/Coímbra sem paragens!
O facto de não ser possível isso com o simulador do Zoe não quer dizer que não seja possível conseguir isso com um Zoe verdadeiro. Não fui ver, mas decerto há vídeos no youtube também. Penso que a Renault não está ali a fazer contas para um percurso de velocidade constante, mas sim para um percurso com velocidade média ou típica de x. Se a velocidade média for muito baixa, deve ser um percurso citadino, com muitas paragens, logo a autonomia também não pode ser máxima. Eles ali não estão a falar para geeks mas sim para o seu cliente médio.
Acho que é um bom simulador, informativo. Eu cheguei a pensar que o Zoe daria para ir para o Algarve a 90km/h sem paragens, e ali vi que provavelmente não.
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- LuisG
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Re: Leaf 2.zero
Bem isso até o de 30Kwh faz (não a 120km/h)migle Escreveu:
Voltando ao Leaf, a dúvida seria se faz Lisboa/Coímbra sem paragens!
Confirma-se o sistema V2G nesta versão ?
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Re: Leaf 2.zero
Se o Leaf tiver 40.5 kWh de bateria, para fazer 378 KM teria de consumir 10.7 kW a cada 100 KM. Certo? Talvez seja erro tipográfico. Um erro estranho, mas pronto...
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
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Re: Leaf 2.zero
Um pouco mais pois o consumo é contado a partir da tomada. Com rendimento de 90% na carga AC, daria uns 45kW.h da tomada, ou seja 12kW.h/100km. Seja como for a diferença é enorme, por isso só pode ser erro.
Já alguém aqui encomendou/reservou?
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Re: Leaf 2.zero
Eu já encomendei. E espero bem que ele faça o que promete, senão xauzinho...mjr Escreveu:Um pouco mais pois o consumo é contado a partir da tomada. Com rendimento de 90% na carga AC, daria uns 45kW.h da tomada, ou seja 12kW.h/100km. Seja como for a diferença é enorme, por isso só pode ser erro.
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Re: Leaf 2.zero
Eu subscrevo esta teoria. Apesar de também ler sempre que se conta com a eficiência do carregamento, a verdade é que já vi esta correspondência em vários sítios, em relação a mais do que um carro. Por exemplo, aparecer consumo NEDC do Ioniq como 10 kWh/100km, dando os tais 280 km de autonomia NEDC.Volt Escreveu:Se o Leaf tiver 40.5 kWh de bateria, para fazer 378 KM teria de consumir 10.7 kW a cada 100 KM. Certo? Talvez seja erro tipográfico. Um erro estranho, mas pronto...
EDIT: Mas supostamente o consumidor terá o direito a ser informado, não? Quem perguntar...
- Filipe
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Re: Leaf 2.zero
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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: Leaf 2.zero
Tem que ajustar as espectativas, porque a probabilidade de um VE não cumprir a autonomia anunciada é ligeiramente alta. Tipo 100% ?pancello Escreveu:Eu já encomendei. E espero bem que ele faça o que promete, senão xauzinho...mjr Escreveu:Um pouco mais pois o consumo é contado a partir da tomada. Com rendimento de 90% na carga AC, daria uns 45kW.h da tomada, ou seja 12kW.h/100km. Seja como for a diferença é enorme, por isso só pode ser erro.
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