Leaf 2.zero

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por migle » 16 mar 2018, 17:37

Eu cheguei à ME muito mais recentemente. Para mim, as coisas parecem funcionar, embora a rede seja insuficiente. O pior que me aconteceu foi ter de esperar que um Leaf e um Tesla carregassem. Mas isso foi no dia de Ano Novo...

Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.

Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
Espero que chegue. Acho que lhe vou oferecer um ELM-327 para espiar essas deslocações...
Pelos vistos não tenho de me apressar a encomendar...

PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por pemifer » 16 mar 2018, 17:48

Gameiro101 Escreveu:E bom ver pessoas que apenas tem BEV, tendo em conta as limitações da atual geração, parabéns pela coragem, tendo em conta a praticamente inexistente rede de carregamentos.
Acredito que dentro de 4/5 anos com a expansão da rede (esperemos que comesse a crescer) e novos modelos com mais autonomia, comece a ser normal essa situação.
Até ao fim de semana passado não me queixava de rede.
Parece-me que existe em bom numero (É claro que quantos mais, melhor, é óbvio).
O problema é a manutenção! (ou a falta dela)
Ela não vai começar a crescer, ela está a crescer.
Esperemos é que a percentagem de postos funcionais também cresça!
Neste momento é o maior problema da mobilidade elétrica.
Repito: não é a falta de pontos de carregamento, é a falta de pontos de carregamento funcionais.
Já agora aproveito para contar uma anedota (isto são factos reais): em Setembro substituíram em Lisboa os postos de carregamento mais usados por postos mais rápidos, que foram ligados em Dezembro!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2018, 23:22

Sim Pedro, mas isso foi uma situação pontual. Muito errada mas pontual, e que já está a ser resolvida.
Tens de esquecer isso ;)

No litoral os PCR em auto estrada são suficientes. E têm funcionado bem. E vão continuar a funcionar bem.

migle, de Faro a Ponte de Lima numa manhã? Não sei... :think:

Eu só tenho VE. Um Leaf dos primeiros para VE único é complicado, dependendo do perfil de condução. Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por migle » 17 mar 2018, 00:44

Ele há de arranjar maneira de funcionar. Será mais uma paragem do que faz hoje. O pior é o tempo dessas paragens, com uma bateria tão grande...
BrunoAlves Escreveu:Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica :mrgreen:
Lá estás tu outra vez! A meter o Ioniq no saco errado...
Excesso de convivência no fórum NissanLeafPT... Tens de vir mais para o ioniqforum.

Aliás, não estará na altura de fundarmos o IoniqPT? :lol: :lol: :lol:
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

LFN
Mensagens: 395
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por LFN » 17 mar 2018, 18:14

migle Escreveu:Eu cheguei à ME muito mais recentemente. Para mim, as coisas parecem funcionar, embora a rede seja insuficiente. O pior que me aconteceu foi ter de esperar que um Leaf e um Tesla carregassem. Mas isso foi no dia de Ano Novo...

Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.

Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
Espero que chegue. Acho que lhe vou oferecer um ELM-327 para espiar essas deslocações...
Pelos vistos não tenho de me apressar a encomendar...

PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
Numa viagem dessas o Ioniq é mais rápido, devido a consumir menos que o Leaf e a carregar mais rápido. Implica mais paragens, mas por menos tempo cada uma.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por migle » 17 mar 2018, 23:52

Dá ideia que o 2.zero, se quiser andar a 120km/h, terá de parar 3 vezes. Os locais óbvios seriam Alcácer, Fátima e Antuã ou Gaia para ter folga e só carregar depois do almoço. O único troço fora de alcance para o Ioniq seria Faro/Alcácer (205km).

É claro que a melhor estratégia para o Ioniq não seria uma quarta paragem, mas simplesmente fazer o primeiro troço a 100 ou 90. Eu geralmente não ponho a hipótese de ir na auto estrada a menor velocidade, mínimo 110. Tenho medo de provocar turbulência na circulação ou apanhar alguma multa. Pior mesmo é perpetuar o estereótipo do carro eléctrico ter de ir a poupar bateria. Porém, de madrugada, sem trânsito... Já fui de Alcácer a Faro sem parar, pela serra do Caldeirão. Pela auto estrada faria o mesmo a uma velocidade média mais alta. Com isso, perdia para o Leaf 18 a 31 minutos mas depois ganhava nos carregamentos.

A resposta do Leaf 2.zero, obviamente, era reduzir a velocidade também. Aí só faria duas paragens ou então faria as três mas carregando menos tempo. E quanto menor a velocidade, maior a vantagem da bateria de 40. Era uma corrida interessante. É todo um novo desporto automóvel.

Se aproximarmos, na faixa estreita de velocidades entre 90 e 120, o consumo a uma recta, e se fizermos o mesmo com o tempo de carregamento, dá um problema de programação linear. Hoje em dia, os miúdos já aprendem a resolver problemas desses na matemática do 11º ou 12º ano, com o simplex. Saem da escola muito mais preparados para a vida com VEs! :lol:
Hoje quando um aluno disser a um professor o clássico "Ó professor, para que é que isto me serve?" o professor já vai poder dizer "Bem, quando fores adulto, terás um VE, e vais precisar de resolver problemas destes!"
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por BrunoAlves » 18 mar 2018, 01:31

:lol:

Eu fui ao Algarve no Leaf (24kWh) e andei em AE entre 80 e 100. Fiz no Leaf Mealhada-Lisboa uma vez com velocidade de referência de 100km/h. Fui ao Porto "n" vezes a velocidades distintas.
Não, a velocidade mínima não me assusta. Claro, quero chegar em tempo útil mas a velocidade mínima é 50km/h. 120 é o máximo, não o mínimo.

No ioniq faço normalmente 110, mais quando posso. Mas vou ao Algarve em breve novamente e para poupar uma paragem vai ser a 100 de acordo com o planeamento que fiz. Estorvar? Não, ando dentro dos limites ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por santanamos » 18 mar 2018, 02:59

Hum.. pela experiencia que tenho visto dos leaf 24kwh e 30kwh circular a 120kmh a bateria não arrefece depois das CR! Comigo arrefeceram sempre porque andei a ~80kmh entre cargas.
Estou curioso com esse cenário no leaf2 mas pode acontecer de chegar a temperatura ao vermelho e limitar a potencia de carga.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por lmlr » 18 mar 2018, 09:16

Eu, pelos vídeos que tenho visto, e em climas frios, estou a achar o aquecimento do pack algo exagerado Mas há pouca informação do LeafSpy que nos perderia dar dados mais precisos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 18 mar 2018, 09:55

Tens o teste que fiz numa carga rápida onde foram carregados 33kW.h:

viewtopic.php?f=75&t=7103&start=20#p101709
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”