Leaf 2.zero
- migle
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Re: Leaf 2.zero
Eu cheguei à ME muito mais recentemente. Para mim, as coisas parecem funcionar, embora a rede seja insuficiente. O pior que me aconteceu foi ter de esperar que um Leaf e um Tesla carregassem. Mas isso foi no dia de Ano Novo...
Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.
Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
Espero que chegue. Acho que lhe vou oferecer um ELM-327 para espiar essas deslocações...
Pelos vistos não tenho de me apressar a encomendar...
PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.
Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
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PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
- pemifer
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Re: Leaf 2.zero
Até ao fim de semana passado não me queixava de rede.Gameiro101 Escreveu:E bom ver pessoas que apenas tem BEV, tendo em conta as limitações da atual geração, parabéns pela coragem, tendo em conta a praticamente inexistente rede de carregamentos.
Acredito que dentro de 4/5 anos com a expansão da rede (esperemos que comesse a crescer) e novos modelos com mais autonomia, comece a ser normal essa situação.
Parece-me que existe em bom numero (É claro que quantos mais, melhor, é óbvio).
O problema é a manutenção! (ou a falta dela)
Ela não vai começar a crescer, ela está a crescer.
Esperemos é que a percentagem de postos funcionais também cresça!
Neste momento é o maior problema da mobilidade elétrica.
Repito: não é a falta de pontos de carregamento, é a falta de pontos de carregamento funcionais.
Já agora aproveito para contar uma anedota (isto são factos reais): em Setembro substituíram em Lisboa os postos de carregamento mais usados por postos mais rápidos, que foram ligados em Dezembro!
- BrunoAlves
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Re: Leaf 2.zero
Sim Pedro, mas isso foi uma situação pontual. Muito errada mas pontual, e que já está a ser resolvida.
Tens de esquecer isso
No litoral os PCR em auto estrada são suficientes. E têm funcionado bem. E vão continuar a funcionar bem.
migle, de Faro a Ponte de Lima numa manhã? Não sei...
Eu só tenho VE. Um Leaf dos primeiros para VE único é complicado, dependendo do perfil de condução. Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica
Tens de esquecer isso
No litoral os PCR em auto estrada são suficientes. E têm funcionado bem. E vão continuar a funcionar bem.
migle, de Faro a Ponte de Lima numa manhã? Não sei...
Eu só tenho VE. Um Leaf dos primeiros para VE único é complicado, dependendo do perfil de condução. Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- migle
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Re: Leaf 2.zero
Ele há de arranjar maneira de funcionar. Será mais uma paragem do que faz hoje. O pior é o tempo dessas paragens, com uma bateria tão grande...
Excesso de convivência no fórum NissanLeafPT... Tens de vir mais para o ioniqforum.
Aliás, não estará na altura de fundarmos o IoniqPT?
Lá estás tu outra vez! A meter o Ioniq no saco errado...BrunoAlves Escreveu:Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica
Excesso de convivência no fórum NissanLeafPT... Tens de vir mais para o ioniqforum.
Aliás, não estará na altura de fundarmos o IoniqPT?
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Re: Leaf 2.zero
Numa viagem dessas o Ioniq é mais rápido, devido a consumir menos que o Leaf e a carregar mais rápido. Implica mais paragens, mas por menos tempo cada uma.migle Escreveu:Eu cheguei à ME muito mais recentemente. Para mim, as coisas parecem funcionar, embora a rede seja insuficiente. O pior que me aconteceu foi ter de esperar que um Leaf e um Tesla carregassem. Mas isso foi no dia de Ano Novo...
Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.
Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
Espero que chegue. Acho que lhe vou oferecer um ELM-327 para espiar essas deslocações...
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PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
- migle
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Re: Leaf 2.zero
Dá ideia que o 2.zero, se quiser andar a 120km/h, terá de parar 3 vezes. Os locais óbvios seriam Alcácer, Fátima e Antuã ou Gaia para ter folga e só carregar depois do almoço. O único troço fora de alcance para o Ioniq seria Faro/Alcácer (205km).
É claro que a melhor estratégia para o Ioniq não seria uma quarta paragem, mas simplesmente fazer o primeiro troço a 100 ou 90. Eu geralmente não ponho a hipótese de ir na auto estrada a menor velocidade, mínimo 110. Tenho medo de provocar turbulência na circulação ou apanhar alguma multa. Pior mesmo é perpetuar o estereótipo do carro eléctrico ter de ir a poupar bateria. Porém, de madrugada, sem trânsito... Já fui de Alcácer a Faro sem parar, pela serra do Caldeirão. Pela auto estrada faria o mesmo a uma velocidade média mais alta. Com isso, perdia para o Leaf 18 a 31 minutos mas depois ganhava nos carregamentos.
A resposta do Leaf 2.zero, obviamente, era reduzir a velocidade também. Aí só faria duas paragens ou então faria as três mas carregando menos tempo. E quanto menor a velocidade, maior a vantagem da bateria de 40. Era uma corrida interessante. É todo um novo desporto automóvel.
Se aproximarmos, na faixa estreita de velocidades entre 90 e 120, o consumo a uma recta, e se fizermos o mesmo com o tempo de carregamento, dá um problema de programação linear. Hoje em dia, os miúdos já aprendem a resolver problemas desses na matemática do 11º ou 12º ano, com o simplex. Saem da escola muito mais preparados para a vida com VEs!
Hoje quando um aluno disser a um professor o clássico "Ó professor, para que é que isto me serve?" o professor já vai poder dizer "Bem, quando fores adulto, terás um VE, e vais precisar de resolver problemas destes!"
É claro que a melhor estratégia para o Ioniq não seria uma quarta paragem, mas simplesmente fazer o primeiro troço a 100 ou 90. Eu geralmente não ponho a hipótese de ir na auto estrada a menor velocidade, mínimo 110. Tenho medo de provocar turbulência na circulação ou apanhar alguma multa. Pior mesmo é perpetuar o estereótipo do carro eléctrico ter de ir a poupar bateria. Porém, de madrugada, sem trânsito... Já fui de Alcácer a Faro sem parar, pela serra do Caldeirão. Pela auto estrada faria o mesmo a uma velocidade média mais alta. Com isso, perdia para o Leaf 18 a 31 minutos mas depois ganhava nos carregamentos.
A resposta do Leaf 2.zero, obviamente, era reduzir a velocidade também. Aí só faria duas paragens ou então faria as três mas carregando menos tempo. E quanto menor a velocidade, maior a vantagem da bateria de 40. Era uma corrida interessante. É todo um novo desporto automóvel.
Se aproximarmos, na faixa estreita de velocidades entre 90 e 120, o consumo a uma recta, e se fizermos o mesmo com o tempo de carregamento, dá um problema de programação linear. Hoje em dia, os miúdos já aprendem a resolver problemas desses na matemática do 11º ou 12º ano, com o simplex. Saem da escola muito mais preparados para a vida com VEs!
Hoje quando um aluno disser a um professor o clássico "Ó professor, para que é que isto me serve?" o professor já vai poder dizer "Bem, quando fores adulto, terás um VE, e vais precisar de resolver problemas destes!"
- BrunoAlves
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Re: Leaf 2.zero
Eu fui ao Algarve no Leaf (24kWh) e andei em AE entre 80 e 100. Fiz no Leaf Mealhada-Lisboa uma vez com velocidade de referência de 100km/h. Fui ao Porto "n" vezes a velocidades distintas.
Não, a velocidade mínima não me assusta. Claro, quero chegar em tempo útil mas a velocidade mínima é 50km/h. 120 é o máximo, não o mínimo.
No ioniq faço normalmente 110, mais quando posso. Mas vou ao Algarve em breve novamente e para poupar uma paragem vai ser a 100 de acordo com o planeamento que fiz. Estorvar? Não, ando dentro dos limites
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Re: Leaf 2.zero
Hum.. pela experiencia que tenho visto dos leaf 24kwh e 30kwh circular a 120kmh a bateria não arrefece depois das CR! Comigo arrefeceram sempre porque andei a ~80kmh entre cargas.
Estou curioso com esse cenário no leaf2 mas pode acontecer de chegar a temperatura ao vermelho e limitar a potencia de carga.
Estou curioso com esse cenário no leaf2 mas pode acontecer de chegar a temperatura ao vermelho e limitar a potencia de carga.
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Re: Leaf 2.zero
Eu, pelos vídeos que tenho visto, e em climas frios, estou a achar o aquecimento do pack algo exagerado Mas há pouca informação do LeafSpy que nos perderia dar dados mais precisos.
- mjr
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Re: Leaf 2.zero
Tens o teste que fiz numa carga rápida onde foram carregados 33kW.h:
viewtopic.php?f=75&t=7103&start=20#p101709
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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