Página 57 de 62

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 14:45
por migle
Também se pode acrescentar que uma descarga mais profunda pode resultar num maior aquecimento do pack, já que a resistência interna aumenta nos SoCs baixos. Isso parece colidir com a estratégia de fazer o mínimo de carregamentos, ou não?

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 16:07
por ruramos
Vi num vídeo que as percentagens ideais para começar a carregar as baterias é quando atingirem 20% ate aos 80%. É onde aquecem menos.

Edit: encontrei o vídeo
https://youtu.be/hB65tEQ-QRs

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 16:43
por migle
Pois. Calhou eu dizer aquilo precisamente porque vi esse vídeo ontem.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 17:16
por pemifer
Desculpem esta mensagem fora do que estavam a publicar.
O Leaf 2.zero é uma versão de lançamento, certo?
Mas no entanto parece-me que já estão a entregar Acentas, Teknas e n-Connects sem que tenham entregue todos os 2.zero, certo?
Não sei se é o que se está a passar mas pareceu-me que é isto.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 17:34
por BrunoAlves
Não estão, isso não é totalmente verdade pelo que fui seguindo.

Estão a ser entregues aos clientes os 2.zero e aos concessionários estão a entregar já há muito (muito antes de chegarem os 2.zero) as outras versões.
Mas os concessionários não os podem vender agora. Podem expô-los, eventualmente test drives e tal, mas não os podem entregar até daqui a algum tempo.

O que aconteceu em alguns casos que apareceram pelo FB foi que alguns (poucos) concessionários "borraram a pintura" e entregaram os carros de demonstração que lá tinham a clientes que os quiseram levar. Mal... Mas tanto quanto pude acompanhar, são casos pontuais e muito isolados.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 19:50
por mjr
Sei que há Teknas a serem entregues.

O aumento da RI abaixo dos 20% de SOC não me parece significativo, o maior aquecimento seria principalmente por estar mais tempo a carregar. A vantagem depende bastante da distância total a conduzir. Se der para fazer com uma só carga intermédia dos 0% (ou quase) aos 90%, será obviamente melhor que parar duas vezes. Mesmo parando duas vezes duvido que haja assim grande vantagem, a não ser que seja necessária uma terceira CR. É que mesmo só fazendo os 20% aos 80%, a temperatura irá subir pelo menos até aos 40 e poucos graus (talvez no inverno assim, não seja) e nesse caso já irá carregar a menos de 30kW. Os 20% de carga que não aproveitamos no primeiro carregamento terão de ser carregados a pouco mais de metade da velocidade do primeiro carregamento.

Este verão quando for para o Algarve tenciono descarregar o mais possível (possivelmente carregar na AS de Santarém), carregando o máximo que conseguir nesse local, de modo a minimizar as necessidades de carga na segunda CR. Para 520km, e 100km/h em CC deve ser possível que na segunda CR só precise de uns 10kW.h, o que em meia hora a 20kW será possível.

Claro que para isso é preciso que o carro chegue a tempo. Ainda continuam a dizer fim de maio para a entrega...

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 21:17
por Orlando
Acima de 75% tb aquece mais....

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 21:22
por mjr
Talvez, mas isso é mais que compensado pelo abaixamento na corrente de carga a esse SOC:

Imagem

A partir dos 60% de SOC a taxa de aquecimento é muito menor devido à menor corrente de carga.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 23:03
por migle
Digam-me, esta cor bestial que se está a ver muito por aí é o 2.zero, não é? É o Spring Cloud?

Imagem

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 17 mai 2018, 23:21
por mjr
Sim, spring cloud.