Autonomia real Leaf 40kWh

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por Orlando » 05 nov 2017, 13:53

Viva,

serve o presente post para partilharem videos ou experiências pessoais de autonomias conseguidas com o Leaf 2 de 40kWh.
Neste momento (11-2017) haverá mais informação vinda do japão que poderá elucidar a comunidade.
Eu com um de 30kWh consigo os 200kms numa condução normal. Vejamos o que este novo Leaf traz.
Junto um video com algumas indicações, vê-se autonomia perto de 300kms.
https://www.youtube.com/watch?v=DDgymo4y1Gc
Test-drive
https://insideevs.com/2018-nissan-leaf- ... ve-review/
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 05 nov 2017, 15:36

Interessante, e em linha com outros relatos que o aumento de autonomia é superior à capacidade anunciada, algo que já tinha acontecido com o Leaf de 30kW.h vs o de 24kW.h. Uma razão simples é que com o aumento da capacidade a eficiência da bateria aumenta, com menores perdas por efeito de Joule tanto na descarga como na carga. Outra possível razão é um aumento superior na capacidade útil vs a a oficial. Finalmente, a anunciada melhor aerodinâmica e prováveis melhorias no inversor. Tudo junto provoca um aumento da autonomia real mais perto de 50% do que os 33% que seriam pelo simples aumento da capacidade de 30kW.h para 40kW.h. Em parte isto faz tudo parte do ciclo virtuoso que o aumento da capacidade acarreta, sendo outro efeito a menor degradação pelo uso (ciclos), algo que os Tesla já aproveitam há muitos anos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por Orlando » 05 nov 2017, 18:16

mjr Escreveu:Interessante, e em linha com outros relatos que o aumento de autonomia é superior à capacidade anunciada, algo que já tinha acontecido com o Leaf de 30kW.h vs o de 24kW.h. Uma razão simples é que com o aumento da capacidade a eficiência da bateria aumenta, com menores perdas por efeito de Joule tanto na descarga como na carga. Outra possível razão é um aumento superior na capacidade útil vs a a oficial. Finalmente, a anunciada melhor aerodinâmica e prováveis melhorias no inversor. Tudo junto provoca um aumento da autonomia real mais perto de 50% do que os 33% que seriam pelo simples aumento da capacidade de 30kW.h para 40kW.h. Em parte isto faz tudo parte do ciclo virtuoso que o aumento da capacidade acarreta, sendo outro efeito a menor degradação pelo uso (ciclos), algo que os Tesla já aproveitam há muitos anos.
No trajeto de 210kms que faço diariamente um de 24kwh tem média de 13.6kw, e o de 30kWh faz médias de 12.8kw....mistério.
Sei também que um de 24kwh tem no máximo 20.5kw no pack, enquanto no de 30kWh já vi 29kw, sendo a média entre 27.5 e 28kw....logo explica muita coisa.
Afinal qual o Cx do Leak mk2 e o Leaf?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 05 nov 2017, 18:22

Entre o mk1 e o mk2 penso que o Cx é o mesmo. A diferença estará numa maior eficiência da bateria e possivelmente no inversor. No Inverno a bomba de calor do mk2 pode fazer muita diferença.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por Orlando » 05 nov 2017, 18:28

mjr Escreveu:Entre o mk1 e o mk2 penso que o Cx é o mesmo. A diferença estará numa maior eficiência da bateria e possivelmente no inversor. No Inverno a bomba de calor do mk2 pode fazer muita diferença.
Queria dizer mk2 e Leaf 2....e o peso?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 05 nov 2017, 18:53

Entre o mk2 e o Leaf2 o peso é sensivelmente o mesmo, pelo que já li. Como já tinha dito anteriormente, o Cd do Leaf2 parece ter melhorado em relação ao Leaf mk1/mk2 (0.28 anunciados vs 0.31 "reais" do mk1/2). Se bem me lembro o RNM fez umas medições do Cd do mk2 dele e deu 0.31.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por Orlando » 05 nov 2017, 19:20

mjr Escreveu:Entre o mk2 e o Leaf2 o peso é sensivelmente o mesmo, pelo que já li. Como já tinha dito anteriormente, o Cd do Leaf2 parece ter melhorado em relação ao Leaf mk1/mk2 (0.28 anunciados vs 0.31 "reais" do mk1/2). Se bem me lembro o RNM fez umas medições do Cd do mk2 dele e deu 0.31.
0.28 é bem bom....mas os 0.24 do ioniq são bem melhores, mas tb é dos melhores do mundo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por RNM » 06 nov 2017, 00:46

Orlando Escreveu: No trajeto de 210kms que faço diariamente um de 24kwh tem média de 13.6kw, e o de 30kWh faz médias de 12.8kw....mistério.
Sei também que um de 24kwh tem no máximo 20.5kw no pack, enquanto no de 30kWh já vi 29kw, sendo a média entre 27.5 e 28kw....logo explica muita coisa.
Afinal qual o Cx do Leak mk2 e o Leaf?
Mesmas versões de equipamentos?
Mesmos pneus?

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por RNM » 06 nov 2017, 03:07

Cd:
Leaf mk1, medido 0.342, anunciado 0.29
Leaf mk2, medido 0.339, anunciado 0.28

viewtopic.php?f=12&t=5270#p74377

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Autonomia real Leaf 40kWh

Mensagem por Orlando » 06 nov 2017, 09:49

RNM Escreveu:
Orlando Escreveu: No trajeto de 210kms que faço diariamente um de 24kwh tem média de 13.6kw, e o de 30kWh faz médias de 12.8kw....mistério.
Sei também que um de 24kwh tem no máximo 20.5kw no pack, enquanto no de 30kWh já vi 29kw, sendo a média entre 27.5 e 28kw....logo explica muita coisa.
Afinal qual o Cx do Leak mk2 e o Leaf?
Mesmas versões de equipamentos?
Mesmos pneus?
Sim, ambos Tekna.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”