mafgod Escreveu:É usual considerar 80wh por cada GID.
Obrigado, já estou a ver. É uma estimativa da energia que se vai obter... não é uma % da capacidade como acontece no BMS do Ioniq.
Primeiro pareceu-me que talvez fosse preferível fazê-los corresponder a Ah.. Isso fez-me surgir uma questão mais genérica em relação a baterias. Quando dizemos que a eficiência coulombica no Li-Ion é tipo 99%, quando está frio o que é que acontece? Reduz-se a eficiência coulombica ou aumenta a resistência interna?
mjr Escreveu:Considerando que na carga rápida que fiz no domingo carregou 447-46=401 gids e que o posto reportou eu ter carregado 33,2kW.h, significa que os 500 gids (valor consevador) a 100% corresponderiam a 500/401*33.2 = 41,4kW.h de 0 a 100% no carregador rápido. Anda muito perto dos 40kW.h a energia guardada na bateria.
Sim... enfim, se a eficiência fosse 93% como parece ser aproximadamente no Ioniq, isso daria 38,5 kWh. Eu também já carreguei muitas vezes mais de 28 kWh, carregamentos dos 5-9% aos 100%.
Orlando Escreveu:O PCR só te diz o que o carro lhe diz. Cuidado.
Excepto certamente na energia despendida, senão vou já hackar o meu carro para carregar à borla.
mjr Escreveu:Se forem as práticas habituais da industria, penso que os 40kW.h correspondem a uma descarga a 0.2C (8kW).
Bom, então é a capacidade útil. Eu só perguntei porque estou sempre a ver estas observações acerca da Nissan não anunciar a capacidade útil... Achei que era outra vez essa conversa com estes da ELBIL que indicam uma estimativa de 37 kWh (que afinal se compreende então porque os gids estimados variam com a temperatura). Mas também aqui
no pushevs e de qualquer modo é uma ideia que aparece um pouco por todo o lado.
A questão também me interessa, uma vez que o meu pai tem um 2.zero reservado e parece que não o consigo demover.