Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Fil » 20 jan 2019, 19:05

Proprietários de Teslas (de preferência com químicas diferentes), elucidem-nos por favor ;)
Última edição por Fil em 20 jan 2019, 21:21, editado 1 vez no total.

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 20 jan 2019, 20:15

Não sei porque os proprietários sabem melhor estas coisas do que quem segue o tema de perto? Eu por exemplo no meu LEAF nunca vi qualquer rapidgate, já fiz viagens de mais de 500 kms num dia, com 5 meses e mais de 15 000 kms, quanto mais num Tesla que tem os extremos muito mais alargados. ;)
O único proprietário que conheço de um Tesla S, nem sabia que podia carregar nos postos fora dos superchargers. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Fil » 20 jan 2019, 21:43

Vocês seguem o tema e eu também, ficamos na mesma e ninguém aprende mais, que é o objectivo. Temos aqui vários utilizadores de Teslas que sabem muito mas muito, já para não falar que têm milhares de klms em vários VE e em vários países. Certamente dão uma ajudinha ;)

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 20 jan 2019, 22:00

Claro que sim, mas dá para perceber que os limites dos Teslas são bem superiores aos dos restantes EVs, tal como os preços, e teres rapidgate num Tesla será cum um uso bem extremo, obviamente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Fil » 20 jan 2019, 22:06

Em Portugal tens 5 sucs e funcionam até 120kW (info do carro), mas a maioria "só" vão até 118kW. Os pcr é que só dão 50kW em Portugal... e alguns dão 37kW. Enfim...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 23 jan 2019, 21:12

https://insideevs.com/nissan-rapidgate-software-fix/

Parece que é oficial. Os Leafs fabricados após 9 de maio de 2018 deixaram de ter rapidgate como o conhecemos e a atualização está disponível para quem a pedir.

Apesar de tudo fico contente de a Nissan ter ouvido as queixas e feito a correção rapidamente, mas é pena não ter vindo logo a público admitir o problema e disponibilizar a correção a quem pedisse.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando » 23 jan 2019, 23:37

mjr Escreveu:
23 jan 2019, 21:12
https://insideevs.com/nissan-rapidgate-software-fix/

Parece que é oficial. Os Leafs fabricados após 9 de maio de 2018 deixaram de ter rapidgate como o conhecemos e a atualização está disponível para quem a pedir.

Apesar de tudo fico contente de a Nissan ter ouvido as queixas e feito a correção rapidamente, mas é pena não ter vindo logo a público admitir o problema e disponibilizar a correção a quem pedisse.
Problema mjr? Problemas vão ter alguns proprietários que vão esquentar as suas baterias :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 jan 2019, 00:18

É uma boa questão. Claro que é bom para quem precisa de fazer centenas de kms num dia, mas será que irá afectar muito negativamente as baterias?
Para quem faz viagens curtas regularmente provavelmente será igual, ou seja, não é um problema, mesmo que façam uma ou outra viagem longa por ano. No entanto quem faz longas viagens com frequência, será que isso irá degradar mais rapidamente com a correção do que sem ela?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Filipe » 24 jan 2019, 02:53

Eu estou muito bem assim, obrigado. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 24 jan 2019, 10:04

Claro que era um problema e um defeito na conceção do algoritmo de gestão da temperatura por parte do LBC. Limitar a corrente de carga com base na temperatura inicial da bateria e não em tempo real durante a carga não faz qualquer sentido.

Para quem faz muitas CR durante um dia vai dar ao mesmo a nível de degradação porque a bateria estará sempre muito quente em ambas as situações (perto dos 50C) e a limitação irá acontecer na mesma.

Para quem esporadicamente faz uma viagem será muito mais fácil pois já não tem se preocupar com cargas mais lentas com a temperatura da bateria moderada, ou seja a segunda carga rápida poderá ser feita a correntes elevadas e facilitar muito viagens entre 400 e 600km. Por exemplo fazer Porto - Lisboa num dia fica mais fácil pois na volta já não terá problemas com cargas menos rápidas como já me aconteceu a mim.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”