Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por figueiral » 16 abr 2018, 18:35

civic Escreveu:por alguém que sabe das limitações de um elétrico e não se importa com isso
Ora aí está! Por isso mesmo é que eu faço 90 Km com um clone quatro vezes por semana sem nenhum problema, e quando for necessário tenho um PCR a meio caminho, 15 minutos e siga!
Mas eu já estava mentalizado para isso quando o comprei. Por isso, se tivesse hipótese de ter um Leaf 2 desfazia-me logo do fumarento ;)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 16 abr 2018, 21:14

Por isso eu digo que aquilo que mais faltava no infotainment dos eléctricos era uma calculadora.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por jfreire » 16 abr 2018, 22:17

migle Escreveu:Por isso eu digo que aquilo que mais faltava no infotainment dos eléctricos era uma calculadora.
:) Volto a dizer que não é preciso fazer contas.

Quem esteja a planear fazer uma viagem num veiculo eléctrico, para além de "fazer as contas" ao tempo de carregamento, tem ainda que considerar:
1) Será que o posto que eu estou a planear carregar vai estar offline quando eu lá chegar? Admito que este tema hoje em dia tenha menos probabilidade de acontecer, mas há sempre um desajeitado que deixa cair a "ficha" no chão, e lá se foi o posto durante 1 semana.
2) Se o posto estiver online, quantos veículos vão estar à minha frente para carregar?

Para mim, o primeiro ponto é a principal razão que não faço viagens a contar com carregamentos intermédios, e com o segundo ponto "fazer as contas" não serve de nada, porque podemos ficar 10 vezes mais tempo à espera para carregar, do que de facto a carregar.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por BrunoAlves » 16 abr 2018, 22:41

Isso é um exagero.

Ainda hoje apareceu aqui um relato de alguém que apanhou um posto com 2 carros à frente. Esperou meia hora e pronto.
Eu ontem em Braga apanhei 2 Leaf à minha frente. Esperei meia hora carreguei.
Fui ao Algarve e vim, zero surpresas e esperas.

Estes medos existem maioritariamente de pessoas que não fazem as viagens. Quem faz, corre o "risco", apanha as supostas avarias, as supostas filas de espera, essas hipóteses hipotéticas todas, faz e continua a fazer...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por FullElectric » 17 abr 2018, 00:50

jfreire Escreveu: Quem faz regularmente 600km deve comprar um plug-in. Tenho vários colegas com plug-in que estão a fazer mais de 80% km elétricos.
Ou seja, fazendo contas, como a generalidade dos plug-in têm cerca de 40km de autonomia elétrica, admitindo que carregam a totalidade 2 vezes/dia estão a percorrer 3000km/mês máximo
Qualquer VE faz isso na boa e com muito menos stress de cargas

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 17 abr 2018, 09:33

jfreire Escreveu:... não faço viagens a contar com carregamentos intermédios...
Eu faço. É fixe. Quem não arrisca, não petisca.
As minhas viagens têm sido mais curtas, porque antes eu evitava o enorme consumo de gasolina na auto estrada e as portagens (Lisboa-Algarve-Lisboa por A2 fica nos 100€, pela nacional, com híbrido, fica nos 40€).

Agora, com bom tempo, a paragem é no parque infantil (se algum dia passarem no PCR de Aljustrel, virem um Ioniq preto e quiserem perguntar ao dono quanto tempo vai demorar, procurem no parque infantil).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 abr 2018, 10:02

civic Escreveu:Não acho que seja preciso fazer muitas contas, acima de 150 kms diários acho que o elétrico não é opção, nem só pelo aspeto de autonomia, mas também pelo facto desta baixar com a utilização.
Acredito que com o de 60 kWh se comesse a pensar nisso de outra forma, até lá não vejo porque será preciso fazer muitas contas, porque ou dá sem grandes contas, ou se precisas de contas é porque não dá. :lol:
Boas,

também não concordo nada com essa afirmação. Vim directamente de um CI para o Leaf. A principal razão que me levou a compra de um carro eléctrico foi o facto de a minha mulher ter de fazer 120km diários. Hoje por motivos que não estava-mos a espera o Leaf faz 180km/190km diários e continuo achar que a compra de um carro eléctrico foi a melhor opção que tomamos.

Portanto aquilo que apontas como aspecto negativo eu acho que é o ponto mais positivo. Estas a ver quanto é que eu poupo por mês em combustível?

Sim, fiz muitas contas antes de optar por esta compra, por exemplo: preço do carro versus dinheiro gasto em combustível, chegando a conclusão que ao fazer 120km diários ao fim de oito anos tinha o carro pago só com o que poupava em combustível.

Eu continuo a dizer que nós somos de hábitos e criamos o habito de fazer viagens de 600km de seguida, o que temos de aprender é a fazer viagens de 600km com intervalos. Eu sei para quem faz 600km a trabalho, não pode gastar 2 horas a carregar o carro, mas para esses os eléctricos talvez ainda não estejam no ponto ideal, seja pela capacidade das baterias, seja pelos posto de carregamentos, agora para a maioria dos portugueses um carro eléctrico chega bem para os gastos.

Por norma a única conta que as pessoas fazem quando compram um carro é o preço do carro, esquecendo-se o que podem poupar ao longo dos anos. Mesmo comprando um carro que tem o preço mais elevado se fizerem bem as contas vão ver que passado alguns anos o carro esta mais que pago com o que se poupou.

Sim, já estou a pensar em trocar o meu Leaf de 30KWh por um de 40KWh. Ainda ontem vi aquela reportagem da exame informática que esta a criar tanto alarido, e na minha opinião é muito barulho por nada. Se o carro tem uma autonomia de 300km num misto e de 200km em AE, supondo que o carro limite o carregamento a 22kw a partir do segundo carregamento rápido, estamos a falar de cerca de 400km em auto-estrada (metade do pais) e de 600km num misto até termos que lidar com essa limitação.

Isto não é mais que suficiente para a maioria das viagens que nós fazemos?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por RJSC » 17 abr 2018, 10:09

Eu também faço viagens a contar com a rede de carregamento pública mas apenas se não tiver horário a cumprir.
Se for de trabalho com horário marcado, com o estado da rede não dá mesmo.
A malta dos CI nem imagina sequer o que é sair de casa e ter apenas uma bomba de gasolina em algumas cidades ou áreas de serviço, com apenas uma mangueira em cada e ainda por cima, quando avariam estão vários dias por reparar. Acho que davam em doidos. :lol:

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Erbium » 17 abr 2018, 10:14

RJSC Escreveu:A malta dos CI nem imagina sequer o que é sair de casa e ter apenas uma bomba de gasolina em algumas cidades ou áreas de serviço, com apenas uma mangueira em cada e ainda por cima, quando avariam estão vários dias por reparar. Acho que davam em doidos. :lol:
De acrescentar que a mangueira terá o diâmetro de uma palhinha... :lol:

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 17 abr 2018, 10:22

Nonnus Escreveu:
civic Escreveu:Não acho que seja preciso fazer muitas contas, acima de 150 kms diários acho que o elétrico não é opção, nem só pelo aspeto de autonomia, mas também pelo facto desta baixar com a utilização.
Acredito que com o de 60 kWh se comesse a pensar nisso de outra forma, até lá não vejo porque será preciso fazer muitas contas, porque ou dá sem grandes contas, ou se precisas de contas é porque não dá. :lol:
Boas,

também não concordo nada com essa afirmação. Vim directamente de um CI para o Leaf. A principal razão que me levou a compra de um carro eléctrico foi o facto de a minha mulher ter de fazer 120km diários. Hoje por motivos que não estava-mos a espera o Leaf faz 180km/190km diários e continuo achar que a compra de um carro eléctrico foi a melhor opção que tomamos.

Portanto aquilo que apontas como aspecto negativo eu acho que é o ponto mais positivo. Estas a ver quanto é que eu poupo por mês em combustível?

Sim, fiz muitas contas antes de optar por esta compra, por exemplo: preço do carro versus dinheiro gasto em combustível, chegando a conclusão que ao fazer 120km diários ao fim de oito anos tinha o carro pago só com o que poupava em combustível.

Eu continuo a dizer que nós somos de hábitos e criamos o habito de fazer viagens de 600km de seguida, o que temos de aprender é a fazer viagens de 600km com intervalos. Eu sei para quem faz 600km a trabalho, não pode gastar 2 horas a carregar o carro, mas para esses os eléctricos talvez ainda não estejam no ponto ideal, seja pela capacidade das baterias, seja pelos posto de carregamentos, agora para a maioria dos portugueses um carro eléctrico chega bem para os gastos.

Por norma a única conta que as pessoas fazem quando compram um carro é o preço do carro, esquecendo-se o que podem poupar ao longo dos anos. Mesmo comprando um carro que tem o preço mais elevado se fizerem bem as contas vão ver que passado alguns anos o carro esta mais que pago com o que se poupou.

Sim, já estou a pensar em trocar o meu Leaf de 30KWh por um de 40KWh. Ainda ontem vi aquela reportagem da exame informática que esta a criar tanto alarido, e na minha opinião é muito barulho por nada. Se o carro tem uma autonomia de 300km num misto e de 200km em AE, supondo que o carro limite o carregamento a 22kw a partir do segundo carregamento rápido, estamos a falar de cerca de 400km em auto-estrada (metade do pais) e de 600km num misto até termos que lidar com essa limitação.

Isto não é mais que suficiente para a maioria das viagens que nós fazemos?

Mas estás a dar-me razão. :lol: Ou seja, para um andamento diário de 120 kms acho bem a compra de um elétrico, obviamente que ao fazeres mais que isso é porque dá, e porque viste que era possivel, duvido que arriscasses isso se o minimo fossem esses 180kms diários. O que eu quis dizer é que, se precisas de fazer muitas contas, ou seja, a autonomia fica à pele, não vaz para ele, porque não estás preparado, é isso que afirmo, não é que o carro não dê.
O que eu afirmei foi em termos de mentalidades e não em termos de o carro dar ou não dar, são coisas diferentes, o facto de ter que fazer muitas contas em termos de autonommia para comprar um EV, mais vale optar logo por um hibrido.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”