Não é completamente claro ainda para mim se isto é verdade, mas se abaixo dos 80%, na ausência de constrangimentos com a temperatura, ele carrega à carga máxima, então podemos fazer a seguinte comparação, sempre tendo em conta que a potência P = VI e que a tensão é mais alta em SoCs mais altos.
A 125A, em 20 minutos qualquer dos casos abaixo terá carregado 42Ah (corrente vezes tempo):
- Um Leaf de 40 kWh a começar o carregamento nos 10%
- Um Leaf de 30 kWh a começar o carregamento nos 20%
- Um Leaf de 40 kWh a começar o carregamento nos 40%
Ou seja, em AE, mais vale andar com SoCs altos, desde que isso não provoque um carregamento acima dos 80%. Mesmo quem usa o carro com SoCs baixos, antes de uma viagem o lógico é enchê-lo a 100%.
Também podemos dizer que no terceiro caso, por a tensão ser maior, também o calor dissipado vai ser maior e isso vai fazer com que o BMS corte o carregamento. Mas esse raciocínio é errado, porque se eu sei que vou precisar de tanta energia para a minha deslocação (e.g. 20kWh), no terceiro caso não preciso de tantos Ah para atingir essa energia, posso cortar o carregamento mais cedo e se calhar não aquece é tanto.
Realmente valia a pena um novo desporto automóvel: corridas de VEs e com carregamentos!
Mas era com baterias de 24 kWh. Isso é que era realmente excitante!