Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
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migle
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 15 abr 2018, 09:54

Tendo em conta o #rapidgate, fiz esta simulação para uma viagem de 630km (por acaso a distância de Faro a Ponte de Lima) em auto estrada, em abstracto.

Usei a média a 120km/h de 18,4kWh/100km, tirada do vídeo da exame informática e atirei com o número de 15kWh/100km para a mesma viagem a 100km/h.
  • A 100km/h, consumo total 94,5kWh, sendo necessário carregar no mínimo 58,5kWh. Em 3 carregamentos de 19,5kWh, atirava com 45kW no primeiro, portanto 27', 34kW no segundo, 35' e 22kW no terceiro, 54'. Se a velocidade média for 90km/h, são 7h a conduzir e 2h a carregar.
  • A 120km/h, consumo total 116kWh, sendo necessário carregar no mínimo 80kWh. Em 3 carregamentos de 27kWh, diria 36' no primeiro, o segundo, com a bateria a 36°C, a uns 31kW, demorava 52' e o terceiro, com a bateria a 45°C, a 22kW portanto 1h13'. Se a velocidade média for 110km/h, são 5h45' a conduzir e 2h41' a carregar.
São números desanimadores para uma viagem tão longa. Para chegar antes de almoço, só saindo às 4h da manhã.

Dir-se-ia que para esta viagem, a solução é esperar pelo Leaf de 60kWh. Porém, dá-me ideia que a grande ajuda é mesmo a velocidade de carregamento ser previsível. Parece não melhorar tanto quanto eu esperava. Vou alterar dois números porque é de esperar que o consumo seja um bocadinho maior, e a velocidade de carregamento um bocadinho menor, recordando o maior peso e que existe consumo do sistema de arrefecimento. Então 120kWh para o consumo total e 40kW para o carregamento em média (o PCR continua a ser de 50kW).
  • A 120km/h com 120kWh, diria que seria bom usar 50kWh da bateria e carregar 70kWh. Dois carregamentos de 35kWh vão significar 2 vezes 52'30". Agora já não são 2h41' a carregar mas é 1h45'.
Ou seja, bateria grande tem de implicar PCRs de maior capacidade. Sem isso, eu diria que consigo melhor com a bateria pequenininha do Ioniq. Para carregar os mesmos 80kWh, seriam 4 carregamentos de 20kWh, 25' cada um. Daria o mesmo total de 1h45' a carregar.
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Orlando
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando » 15 abr 2018, 11:32

As contas são tuas, a decisão é tua.
Eu neste momento tenho 1, não gosto de contas, mas afinal tenho a bateria que o 1.º Tesla tinha :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 15 abr 2018, 13:12

As contas são minhas, a decisão não.

Há alguém que goste de contas que as possa rever de forma mais optimista?
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 15 abr 2018, 14:23

Acho que a 100km/h o consumo baixa mais. Penso já ter visto 13,5kW.h/100 km, o que daria 81kW.h no total. Duas cargas seriam necessárias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por LFN » 15 abr 2018, 15:52

Já fiz contas dessas com conclusões análogas: em viagens grandes, o que importa é a eficiência do carro e a velocidade de carregamento, o tamanho da bateria ajuda pouco. Por isso, sim, o Ioniq faz uma viagem como esta mais depressa que o Leaf.

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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 15 abr 2018, 15:55

Acho que isso ninguém duvida... aqui a questão é se uma viagem de 600km pode ser feita de maneira “aceitável” no Leaf 2 40.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por NunoLopes » 15 abr 2018, 19:21

O "aceitável" acho que vai ser sempre diferente de pessoa para pessoa, eu posso fazer essa viagem e sair de madrugada e tomar um belo PA no sitio da 1ª QC, e um belo Almoço no sitio da 2ª QC, e um belo Jantar no sitio da 3ª QC, e depois chegar a horas de ir para a cama ao destino.

Para outros isso pode não ser aceitável e quererem chegar o mais depressa possível ao destino sem paragens como num CI, e aqueles que só querem parar uma vez para os 600Km.

No meu entender no nosso "paraíso á beira mar plantado" acho que um VE com 300/350Km @120Km/h em AE de autonomia chegaria para fazer o pais e substituir os CI's sem problemas.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 15 abr 2018, 21:18

Sair de madrugada e carregar à hora de jantar parece-me um grande exagero...

A 100km/h em AE 630 km são 6h18m. 6h30m para arredondar e compensar possíveis atrasos no trânsito.

Dos 81kW.h necessários, vamos assumir que 35kW.h seriam da carga inicial e o restante teria de ser carregado pelo caminho. Precisamos então de carregar 46kW.h.

A primeira carga deverá ser a que carrega mais, para aproveitar a maior potência de carga. Vamos assumir 50m na primeira carga, para colocar 31kW.h (o valor que eu coloquei em 50m na CR que fiz ao Leaf 2, estando ainda a carregar a 24kW nesse momento). Precisamos de mais 15kW.h para o nosso objetivo na segunda carga rápida. Assumindo que na segunda já só carregaríamos a 22kW são 15/22 x 60= 41m.

Ou seja 6:30m de condução e 50m+41m=1h31m de carga, no total de 8h de viagem. Partindo às 10h da madrugada daria para chegar às 18h da noite 8-) . Para chegar às 13:00 teria de partir às 5:00 da manhã.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 15 abr 2018, 22:23

Parece-me realista os 13,5. Aliás, depende é muito de se apanhar bom ou mau vento. Vá que seja dos 12,5 aos 14kWh/100km. Em qualquer dos casos, é sempre possível com dois carregamentos. Já as 6h30... nunca é assim tão ideal, eu mantinha as 7h. É sempre tão difícil conseguir que a velocidade média se aproxime da velocidade de cruzeiro...

Tudo depende. Se quisermos, funciona, porque nós fazemos funcionar. Quando me meti nisto, não esperava conseguir tanto como consigo. Tenho o acordo total da minha mulher, que ainda é mais maluca que eu e aceita as paragens. Tem de haver vontade.

Numa coisa eu não me fiava: uma atitude tipo "a Nissan vai corrigir isto". Eles têm o carro em testes há muito tempo. Houve spy shots... Tenho a certeza que fizeram um bom trabalho.

Para mim, a única explicação para o #rapidgate é mesmo que se deve obter uma melhor combinação de velocidade de carregamento e menor aquecimento começando à partida com uma potência mais baixa. Como em tanta coisa na vida... Andar a 120 e depois baixar resulta em maior consumo do que ir a velocidade constante; também utilização mais eficiente da bateria.... A alternativa, baixar a potência quando já aqueceu, uma estratégia gananciosa e casuística, deve ter mostrado em testes ser pior.

Só vejo uma maneira de melhorar que era a pessoa introduzir um limite de carga. E até podia ver a potência aumentar ou baixar consoante baixava ou subia esse limite.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 15 abr 2018, 22:42

Para velocidade mais baixas é mais fácil que a velocidade média se aproxime do CC. Isto porque é menos provável haver eventos em que a velocidade baixe do CC e também porque quando isso acontecer o efeito será menor devido a uma provável menor diferença para o valor do CC.

Tendo em conta que o Leaf 30 aquece MAIS a bateria por kW.h carregado, e que é mais rápido em viagens grandes, significa que a estratégia de só limitar a carga na zona vermelha permite uma potência média de carga em viagens grandes maior. Por isso só mesmo para baixar o mais possível a degradação da bateria é que vejo esta limitação.
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