Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando » 18 mar 2018, 20:19

A temperatura é fundamental como sabes nas propriedades físicas e químicas.
Ainda no outro dia demorei 28 minutos de 19 a 80% num de 24kwh.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por BECOOL » 18 mar 2018, 20:51

Orlando Escreveu:A temperatura é fundamental como sabes nas propriedades físicas e químicas.
Ainda no outro dia demorei 28 minutos de 19 a 80% num de 24kwh.
Sim, a temperatura é fundamental, mas a Nissan parece que não quer admitir isso, já que acha que o Leaf não precisa de TMS por enquanto. Só para o ano...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Filipe » 18 mar 2018, 22:25

Atenção, que nesta altura do campeonato há muita gente a querer deitar abaixo as vendas do Leaf 2 40Kw. :(
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando » 18 mar 2018, 22:54

Filipe Escreveu:Atenção, que nesta altura do campeonato há muita gente a querer deitar abaixo as vendas do Leaf 2 40Kw. :(
Claro que sim, o sucesso faz mesmo isso, mas estas histórias tb apareceram qdo foi o de 30kwh....resultado, não deu em nada.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por BECOOL » 18 mar 2018, 23:13

A bateria NCM 333 do Leaf de 30 kWh suporta melhor temperaturas altas que baterias NCM 622/811. Não é uma opinião, é um facto.

Aumentar a quantidade de níquel no cátodo melhora a densidade energética, mas por outro lado diminui a tolerância a elevadas temperaturas.


https://pushevs.com/2018/03/18/2018-nis ... ctric-car/

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por RJSC » 19 mar 2018, 00:07

A Nissan já tem historial de enfiar barretes aos clientes com as baterias...
E com a recusa em vender baterias de 30kwh ou 40kwh para quem precisa de trocar uma bateria de 24kwh degradada, não me está a deixar nada satisfeito.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por lmlr » 19 mar 2018, 00:16

Filipe Escreveu:Atenção, que nesta altura do campeonato há muita gente a querer deitar abaixo as vendas do Leaf 2 40Kw. :(
Pode ser, mas Filipe infelizmente é consistente em vários vídeos e reviews, e em diversos países que já receberam o carro, o aquecimento excessivo do pack.

E é de notar que a maior parte tem sido em países nórdicos com temperaturas baixas, imagino como será, por exemplo em Portugal no verão...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 19 mar 2018, 00:27

Eu acho que este vídeo é um bom exemplo de um dado para descartar. Tem 44", não sabemos o que aconteceu a seguir, apenas que o homem está chateado.

Num dos comentários diz-se que no PlugShare há informação daquele posto estar limitado a 22kW.

Nós, aqui neste tópico, tivemos informação de muito melhor qualidade. Temos logs se quisermos analisar. Estamos num país muito mais quente e carregou-se a uma velocidade muito superior.

Sem retirar importância à temperatura, as conclusões não podem ser tiradas deste vídeo.

Mesmo com a falta de TMS, e limitação da velocidade de carregamento, é um carro muito superior ao 30 kWh, provavelmente a melhor compra em 2018 (o próximo ano é sempre melhor). Não está, de forma nenhuma, demonstrado que carregue mais lentamente que o 30, e ninguém podia esperar que fosse mais rápido, todos vimos o press release em Setembro.

Só quem estivesse à espera que este fosse o último VE é que pode ficar desiludido. Mas isto vai ser assim durante muito tempo: cada ano vai deixar os carros do ano anterior obsoletos...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 19 mar 2018, 00:48

Tenho outro exemplo interessante dos logs. No dia 24 de fevereiro fiz duas cargas rápidas durante a manhã. Não houve qualquer limitação em nenhuma delas (a primeira foi curta) e a segunda terminou com 48.3C/46.1C/40.9C e 62A a 85%SOC. Ao início da tarde foi iniciada uma nova carga rápida com a temperatura a 41.9C/38.2C/32.9C mas ele limitou a potência de carga a 67A/76%SOC. A princípio assumi que seria pelo SOC elevado, mas na carga anterior, por exemplo, ele para o mesmo SOC estava a 46.9C/45.1C/39.8C, 78A a 76% SOC, ou seja temperatura bem mais alta mas a corrente também mais elevada.

Claramente há aqui um algoritmo em que após atingir determinada temperatura ele limita a corrente de carga nas cargas subsequentes mesmo quando a temperatura já baixou significativamente. Gostava de perceber qual é o critério para fazer reset a essa limitação, se é tempo ou temperatura. Faltam mais testes. E também se ao desligar a bateria de 12V essa histerese é perdida...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por BrunoAlves » 19 mar 2018, 00:52

Copiando o que escrevi no FB...

Para o tamanho do nosso país, vai ter muito, muito pouco impacto. Certo, Espanha, states, etc, países muito grandes e muito quentes sim, poderão ter surpresas desagradáveis a confirmar-se isso.
Cá, a célebre viagem ao Algarve que define a usabilidade do carro eléctrico ( :mrgreen: ) poderá ser feita, com algum juízo:
- directa de Lisboa
- uma paragem de Coimbra
- 2 paragens de Braga.
Creio que 95% dos proprietários facilmente conseguem não ter qualquer limitação com isso. Até os uber e táxi conseguirão fazer um dia inteiro sem carregar, sem qualquer problema
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”