Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 27 fev 2018, 19:54

No log da carga rápida que fiz ao Leaf 2 tenho os seguintes dados sobre a temperatura:

2018/02/25 9:57:31 Tmax: 23,7ºC
2018/02/25 10:07:32 Tmax: 31,0ºC
2018/02/25 10:17:31 Tmax: 37,0ºC
2018/02/25 10:27:30 Tmax: 42,7ºC (Nota: aqui a corrente já estava a começar a baixar, embora ligeiramente: 107A)

Ou seja, nos primeiros 10m subiu 7,3ºC, nos segundos 10m subiu 6ºC, e nos terceiros 10m subiu 5,7ºC.

É de esperar que o aquecimento por unidade de tempo de carga seja menor nesta bateria do que na do Leaf 30 por ter uma menor resistência interna. A massa penso ser relativamente semelhante, mas se for superior também terá algum efeito em amortecer a subida de temperatura no Leaf 2 40.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando » 27 fev 2018, 20:35

mjr Escreveu:No log da carga rápida que fiz ao Leaf 2 tenho os seguintes dados sobre a temperatura:

2018/02/25 9:57:31 Tmax: 23,7ºC
2018/02/25 10:07:32 Tmax: 31,0ºC
2018/02/25 10:17:31 Tmax: 37,0ºC
2018/02/25 10:27:30 Tmax: 42,7ºC (Nota: aqui a corrente já estava a começar a baixar, embora ligeiramente: 107A)

Ou seja, nos primeiros 10m subiu 7,3ºC, nos segundos 10m subiu 6ºC, e nos terceiros 10m subiu 5,7ºC.

É de esperar que o aquecimento por unidade de tempo de carga seja menor nesta bateria do que na do Leaf 30 por ter uma menor resistência interna. A massa penso ser relativamente semelhante, mas se for superior também terá algum efeito em amortecer a subida de temperatura no Leaf 2 40.
Vai um teste lado a lado com mk1, mk2 e leaf 2?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 27 fev 2018, 21:40

Lado a lado? :lol:

Em que país? Testes lado a lado em Portugal só com Teslas...

Fora de brincadeiras, não é necessário ser lado a lado. Basta ver a variação de temperatura, a temperatura ambiente tem pouco efeito nesta situação, desde que não seja muito diferente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 27 fev 2018, 22:45

O VETL teve a amabilidade de fazer uma carga rápida com um Leaf 30 com os seguintes dados:

Inicio: 16C, 9 gids
Início + 10m: 23.6C, 113 gids
Início + 20m: 30.6C, 236 gids
Início + 30m: 35.1C, 329 gids (aqui a corrente já tinha descido para os 77A, muito abaixo da corrente que o Leaf 2 40 tinha)

Ou seja a temperatura subiu 8.6C nos primeiros 10m, 7.0C nos segundos 10 minutos e 4.5C nos terceiros 10 minutos. Como esperado o Leaf 30 aquece mais a bateria a 125A, mas a diferença é, na minha opinião, pouco significativa face ao aumento de capacidade do pack do Leaf 2 40.

No entanto, pelo facto de o Leaf 30 subir a tensão mais rapidamente, colocou mais energia no pack:

Leaf 30 / Leaf 2 40
10m 104 gids 93 gids
20m 123 gids 89 gids
30m 93 gids 86 gids
40m ?? 66 gids
50m 0 gids 50 gids

Há aqui uma diferença grande entre estes dois casos, o Leaf 2 começou a 24C enquanto o Leaf 30 começou a 16C. Isto fez com que o LEaf 2 40 começasse a baixar a corrente de carga partir dos 25m +/-. São precisos mais testes para comparar melhor.

Fica no entanto a conclusão que para pequenas cargas o Leaf 30 carrega mais energia que o Leaf 2 40.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Apr » 28 fev 2018, 00:14

Muito interessante, a temperatura de inicio de carga do Leaf2 não parece ser nada de extraordinário para baixar tanto a carga, está a faltar o gáfico da potencia de carga do LS para ver melhor o que acontece.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 28 fev 2018, 00:32

Há aqui um dado que altera os resultados:

Carga Leaf 2 40 - 402 gids - 33.209kW.h Mobie - 1 gid = 0.0826kW.h Mobie
Carga Leaf 30 - 321 gids - 22.58 kW.h Mobie - 1 gid = 0.0703 kW.h Mobie

Corrigindo os dados temos então:
Leaf 30 / Leaf 2 40
10m 7.31kW.h / 7,68kW.h
20m 8.65kW.h / 7.35kW.h
30m 6.54kW.h / 7.10 kW.h
40m 0 kW.h / 5.45 kW.h
50m 0 kW.h / 4,13 kW.h

Ou seja, assumindo que o contador do carregador de carga rápida está correto, o Leaf 30 está a sobre estimar a energia que entrou no pack e o Leaf 2 40 o contrário. Asim sendo ambos carregam a velocidades semelhantes (nos segundos 10m a energia do Leaf 30 é superior ao Leaf 2 40 porque a tensão esteve muito perto dos 400V por encher mais rapidamente a bateria devido a esta ser menor), e o Leaf 2 40 tem alguma vantagem no aquecimento da bateria, mas não muito significativa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 04 mar 2018, 10:36

Uma pequena constatação que entretanto descobri nos logs das cargas rápidas do Leaf 2 40:

Carga 1: 96gids, 69A, 44C
Carga 2: 362 gids, 87A, 45C

A carga 1 foi realizada ao fim do dia de sábado, no regresso de Coimbra, e o carro limitou a carga a 69A. No dia seguinte fiz uma CR desde quase 0% de SOC e já perto do fim da carga com uma temperatura superior ainda estava a carregar a 87A. Nesta segunda carga os 69A da primeira carga só foram atingidos aos 409 gids e 47C de temperatura do pack.

Há aqui algo estranho que ainda não consegui perceber o porquê. Porque razão ele limitou a primeira carga a 69A apesar de ter uma temperatura inferior à da segunda carga e um SOC muito menor (logo a poder aceitar mais corrente)?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Filipe » 04 mar 2018, 12:02

Não terá simplesmente a ver com o posto de carga rápida, e não do VE? :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 04 mar 2018, 12:05

Não, ambos são postos de 125A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Filipe » 04 mar 2018, 12:24

Eu que eu queria dizer é se não haveria algum problema no posto que tenha provocado uma redução temporária na potencia disponível, na altura que lá passaste.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”