Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
PMESS79
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Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por PMESS79 » 20 mar 2018, 22:02

Estimo fazer uns 120/150Km por dia, tenho dúvidas sobre como preparar a minha garagem em termos eléctricos para o receber, penso que precisarei de carregar 60/80% da bateria todos os dias e só terei umas 6/7 horas para o fazer, neste momento tenho 13,8kVA contratados, tomadas normais na garagem, com disjuntores de 16A, o que me aconselham? No stand disseram-me que com o carregador que o carro traz são umas 13 horas, uma wallbox andaria por 500€... verdade? Mesmo assim que tipo de instalação precisarei? Ajuda!
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mafgod
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por mafgod » 20 mar 2018, 22:14

Queres carregar a 16A ou 30A?

PMESS79
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por PMESS79 » 20 mar 2018, 22:17

É o N-Connecta, novo, e são essas coisas que não sei e que o vendedor não sabe... tenho de falar com, alguém mais técnico na Nissan ou de contar com a vossa ajuda...
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jfr2006
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por jfr2006 » 20 mar 2018, 22:59

Tendo em conta a potência contratada, pode carregar perfeitamente a 30A. Essa potência não é em trifásico, pois não?

Vais precisar de cablagem melhorada do quadro até à garagem e um EVSE que permita os 30A. Existem alternativas mais baratas (Open EVSE, Simple EVSE, ...)

PMESS79
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por PMESS79 » 20 mar 2018, 23:45

Penso que é, o disjuntor da EDP tem lá um 20A... serao Amperes? tenho de ver esses EVSE e perguntar a um electricista o que me consegue por na garagem a partir desse quadro...
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por jfr2006 » 20 mar 2018, 23:51

Se o disjuntor da EDP tem lá 20A, das duas uma:

- Só tens 4,6kVA contratados em monofásico
- Tens os 13,8kVA, mas são em trifásico. Será preferível mudar para monofásico, se possível com 45A por exemplo (10,35 kVA), a não ser que tenhas máquinas que precisem do trifásico.

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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por PMESS79 » 20 mar 2018, 23:59

Será a opção 2 então de certeza, ate porque as vezes fico sem luz em partes da casa apenas. Isso pode-se mudar assim sem grandes problemas? Ja vou ligar à EDP amanhã...
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 21 mar 2018, 00:02

Exacto, com um VE de carregamento monofasico, esses 13kVA valem pouco porque por fase tens pouca disponibilidade. Logo, muita carga numa fase e pouca nas outras = disjuntor em baixo.

Para esses km/dia, carregamento a 16A chega. 3,6kW X 7h = km suficientes para o dia :mrgreen:

Se mudares para monofasico podes baixar para 6,9kVA e poupar muito dinheiro ;)
Vê só se não tens nenhum equipamento trifásico (bomba?) que te obrigue a manter esse abastecimento de energia?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por PMESS79 » 21 mar 2018, 00:05

Mudo a bomba, meto duas monofasicas, se o carro carrega mais rapido e ainda pago menos pelo contador... amanha ligar a electricista e edp... obrigado!
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Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por LuisG » 21 mar 2018, 11:59

BrunoAlves Escreveu: Para esses km/dia, carregamento a 16A chega. 3,6kW X 7h = km suficientes para o dia :mrgreen:
16A é suficiente p/ repor a carga necessária, mas o carregador de oridem só carrega 10A. Terá sempre de procurar outro EVSE ou wallbox como opção.
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