Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por VETL » 22 abr 2018, 16:28

Não Bruno!
Não faz sentido.
Um consumo pesado como o carregamento de um carro, desequilibra a rede. Todos os consumos mais pesados deviam ser trifásicos para manter a mesma equilibrada. Todos os utilizadores domésticos ganhariam com isso.
Se alguém tem trifásico em casa e tem o quadro sempre a disparar, é porque o carro não permite carregamento trifásico e devia permitir.
É uma falha lamentável o leaf40 pelo menos não ter trazido carregamento trifásico.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2018, 16:58

Eu sei disso, mas o facto é que a larga maioria não tem trifásico em casa. Eu nunca poderia carregar um carro em trifásico em casa...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por NunoLopes » 22 abr 2018, 17:07

Acho que para a maioria das pessoas o monofásico chega e sobra, senão basta ver que a maioria dos apartamentos tem 3.45kVA ou 5.75kVA de potencia contratada, apenas poucos com 6.9kVA, vivendas existem muitas com 6.9, as que tem trifásico é apenas porque necessitam para algum tipo de equipamento, como bombas de furos, e etc..., e nesse caso contratam os 16A por fase, e tentam repartir o carregamento de tudo pelas 3 fases.

Quem tem monofásico já é uma dor de cabeça mudar de 30A para 45A, onde é preciso uma inspeção da EDP á instalação da casa, e da rede a ver se pode ser concedido o aumento da potencia.

Quem tem os 16A trifásicos e tem VE será ai mais benéfico pedir o aumento para os 32A por fase, e aproveitar o carregamento a 22kVA.

Se eu estivesse a fazer uma moradia e tivesse um VE, na altura de dimensionar a instalação elétrica dimensionava para os 22kVA ou superior, onde metia 2 fases de 32A para a casa e a outra fase de 32A para o VE e outro equipamento.

È mais fácil os VE's virem a passar a permitir carregamentos em trifásico devido ao aumento da capacidade das baterias, cada vez as baterias demoram mais tempo a carregar em monofásico, mesmo a 32A e muito pouca gente tem 45A monofásico.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

ricardojg
Mensagens: 10
Registado: 13 jan 2016, 23:24
Data de fabrico: 01 out 1999

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por ricardojg » 22 abr 2018, 19:09

Eu acho que para carregar 40kw o monofásico chega perfeitamente.
40kw são +/- 230kms/dia. Quem tem a necessidade disso? Só pontualmente. 45A em 4 horas carrega 40kw. Na tarifa bi-horaria com 8 horas são 81kw.
Eu pessoalmente acho que não se deve pensar no abastecimento de VE como os ICE mas sim como carregamos os telemóveis. Todos os dias.

O trifásico nos dias que correm só para as exceções. Do quadro para a frente, dentro de casa, as instalações são iguais. A diferença é que na entrada o quadro está dividido com fases diferentes o que traz muitas desvantagens. Para além do custo.

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”