Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por PMESS79 » 21 mar 2018, 13:02

LuisG Escreveu:
BrunoAlves Escreveu: Para esses km/dia, carregamento a 16A chega. 3,6kW X 7h = km suficientes para o dia :mrgreen:
16A é suficiente p/ repor a carga necessária, mas o carregador de oridem só carrega 10A. Terá sempre de procurar outro EVSE ou wallbox como opção.
Já percebi isso, estou à procura de uma wallbox, dúvida seguinte, o que tenho em casa em termos de potência e a própria instalação servirão para alimentar a wallbox? Aguardo respostas, inclusivé vou continuar a falar com a Nissan relativamente à deles...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por civic » 21 mar 2018, 13:28

Se tens 20A por fase chega e sobra, existem EVSE portateis de 16A à venda por menos de 200€. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

ricardojg
Mensagens: 10
Registado: 13 jan 2016, 23:24
Data de fabrico: 01 out 1999

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por ricardojg » 15 abr 2018, 02:23

Boa noite,

Tenho 30A Amp, monofásico, quais as melhores opções (custo) para um EVSE portátil que consiga fazer a modulação da amperagem para não ter que pedir aumento de potência?

Isto se o Leaf 2 permitir o carregamento a potência variável, claro.

Obrigado!

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por jasmim » 15 abr 2018, 07:19

Sim permite a partir de 6A.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por Spin » 20 abr 2018, 19:25

Boas,
Tendo em conta que é o novo Leaf de 40 kWh, eu preferiria não mexer na instalação, passar de trifasico para monofásico, até porque a poupança gerada é de 8.82€ por mês nos encargos de potência. Mas sim instalar uma wallbox trifasica a debitar 16A por fase (11.1kW) e em menos de 4horas o Leaf está no 100% qualquer que seja a carga remanescente que tenha. Esta análise pressupõe que na garagem o circuito é trifasico, e é mais eficiente (menos perdas por efeito de joule) de que o monofásico, porque este pode provocar desequilíbrios na rede originando quedas de tensão, que podem afetar outros equipamentos e no limite até os vizinhos.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por mafgod » 20 abr 2018, 20:52

O Leaf tanto o antigo como o novo tem apenas um carregador monofásico.
De nada adianta ter uma box trifásica para o Leaf!
O futuro Leaf 60, há rumores que dizem que terá um carregador trifásico.
Mas são apenas rumores...

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por Spin » 20 abr 2018, 21:04

mafgod Escreveu:O Leaf tanto o antigo como o novo tem apenas um carregador monofásico.
De nada adianta ter uma box trifásica para o Leaf!
O futuro Leaf 60, há rumores que dizem que terá um carregador trifásico.
Mas são apenas rumores...
Ops, não sabia desse pormenor técnico.
Então quais são os modelos que suportam o trifasico?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 20 abr 2018, 22:29

Tesla, i3, Mercedes B e Zoe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por Spin » 21 abr 2018, 20:16

BrunoAlves Escreveu:Tesla, i3, Mercedes B e Zoe.
Obrigado Bruno Alves.

Então os ditos clones e o Leaf estão fora do trifasico. Quanto aos clones é compreensível dada a sua capacidade de armazenamento, mas o Leaf não faz muito sentido.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preparar a garagem (electricidade) para receber o Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2018, 01:20

Faz, se pensares faz. Aliás, se só 3 ou 4 dos "n" modelos à venda suportarem trifásico deve querer dizer alguma coisa...

A larga (larga!) maioria das pessoas não tem trifásico. Logo, 1 ponto.
A minoria que tem trifásico tem por causa de uma bomba, furo, etc. Mas tem 3x16A e quadros permanentemente a disparar. Têm menos conforto com 11kW do que o comum mortal com 6,9kVA ou até muito menos. Logo, 2 pontos.
E deve haver mais um ou outro ponto que agora não me lembro :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”