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por mjr » 10 jan 2019, 00:23
Segundo o artigo do InsideEVs as células continuam a ser da AESC como disse o RNM. E não tem qualquer sistema de arrefecimento interno, no limite poderá ter alguma ventilação por fora do pack, algo que duvido existir face ao histórico.
Carregará um pouco melhor que o atual a 125A (até 50kW) devido à menor Ri por usar 3 células em paralelo vs 2 no atual. Ou seja a Ri será 66% da atual, pelo que irá aquecer apenas 66% do que a bateria atual aquece para a mesma energia colocada na bateria à mesma corrente de carga. Por exemplo, se a atual bateria aquece 20C para carregar 20kW.h, a nova bateria irá aquecer apenas 13,3ºC. Isto, claro, assumindo a mesma química da atual. Se a química for alterada para uma menor Ri por Ah de capacidade então poderá ser melhor. Ou o contrário.
Assumindo a mesma química, a 70kW irá aquecer sensivelmente o mesmo que o atual aquece a 45kW (125A) para a mesma quantidade de energia colocada no pack.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt