Olá,
Em primeiro lugar recomendaria que experimentasse um primeiro, para ver se realmente gosta. Em princípio gostará mas assim tira quaisquer dúvidas.
Quanto ao carro a considerar eu esperaria alguns meses, se for possível. Digo isto porque vão sair uns modelos novos com autonomia semelhante ao Leaf 62kWh (Peugeot e-208, V.W. ID3, etc).
Em principio o Leaf 62kWh fará os 300km numa carga, mas é capaz de ser à justa.
Em relação ao custo do carregamento, se for em casa, de noite, com bi-horário, pode ficar em €1,5 por 100km.
As baterias duram mais que os 10 anos. O problema é a degradação ao fim desses anos que pode tornar o carro menos prático para viagens longas, mas ele continuará a funcionar, não tem que necessariamente trocar as baterias. No entanto se o precisar de fazer fora da garantia (que são 8 anos ou 160.000km, pelo menos no Leaf 40kWh) actualmente seria capaz de ser uns €9000, mas não sei ao certo. Contudo o preço das baterias tem vindo a descer por isso daqui a 10 anos é expectável que o preço seja inferior.
Deduzo que esses sejam carregadores normais, portanto nesse caso o Leaf carrega no máximo a 6.6kW nesses postos. E sim, basta ter um cartão que pode carregar em qualquer posto público.
Em Huelva tem alguns carregadores. Pode ver aqui:
https://www.electromaps.com/mapa?qsearch=huelva
Para usá-los não sei como é, talvez terá que usar alguma app para o efeito.
O problema hoje em dia é a rede de carregamento que não é muito fiável, mas espera-se que melhore. De qualquer forma com um carro com autonomias de mais de 300km já é menos provável ter que fazer carregamentos intermédios e portanto está menos dependente da rede pública. Ainda assim há quem nunca tenha tido problemas a fazer grandes viagens, mas pronto por enquanto ainda há sempre algum risco, caso precise de carregar a meio.
Em relação ao tempo de carregamento isso depende. Se for num posto rápido normalmente carrega a maior parte da bateria em menos de 1h. Num posto normal, o ideal seria deixar o carro a carregar e ir à sua vida, não tem que necessariamente ficar à espera que o carro carregue.
Dito isto você é que saberá melhor se está disposto a trocar ou não. Com um carro eléctrico neste momento é preciso planear um pouco as grandes viagens e se depender da rede pública há sempre algum risco.
O preço do Leaf no site não deve fugir muito ao preço final, mas não sei ao certo.