Rapidgate à primeira carga rápida?

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
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alexmol
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Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por alexmol » 29 mai 2018, 14:08

Parece que optando por uma condução prego-a-fundo na autobahn o #rapidgate surge à primeira carga rápida :shock:



Como será por cá em Julho/Agosto ?

PS: Se este vídeo já estiver noutro tópico agradeço que fechem este e me indiquem qual o tópico
Alexandre Moleiro

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BrunoAlves
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por BrunoAlves » 29 mai 2018, 14:56

Se não foi aqui foi no FB que isso se discutiu.

Não me admira nada esse resultado. Aliás, acho que o vídeo é feito exactamente para impressionar, a conclusão é óbvia antes de sequer "dar à chave"

O aquecimento da bateria a circular aquelas velocidades não é diferente dos modelos anteriores. Só aquece mais porque permite andar mais tempo assim, por ter mais autonomia.
Se é óbvio que a bateria a debitar >40kW em contínuo (é uma CR para efeitos de aquecimento) vai aquecer à brava, como é que podia não limitar a potência de carga?
É só para ter visualizações.

Em relação aos carregamentos no verão, espero por relatos desse cenário. Este "teste" não serve para extrapolação
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por civic » 29 mai 2018, 15:53

Gostei da parte final em que depois de dizer tão mal do LEAF acaba por dizer que estava para cancelar a encomenda do dele, mas não o fez porque na vida real não utiliza PCRs nem velocidades deste tipo, só mesmo 2 ou 3 vezes por ano. :lol:

É o mesmo que comprar um carro que declara consumos altos e depois vem queixar-se que o deposito esgota num instante.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por mjr » 29 mai 2018, 16:06

Sim, foi no FB há já algum tempo. Não surpreende nada, de facto. Andar a 140km/h faz aquecer bastante a bateria, lembro-me de na inauguração do corredor Sul de PCRs um Leaf 30 ter ficado na tartaruga por aquecimento demasiado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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fernandinand
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por fernandinand » 29 mai 2018, 16:18

Por mim podem continuar a alimentar mais este non-issue...espero que muita gente 'devolva' os seus Leaf 2 por causa disto para ir buscar um daqui a 1 ou 2 anos a um preço muito convidativo.

hmendes
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por hmendes » 29 mai 2018, 16:23

mjr Escreveu:Sim, foi no FB há já algum tempo. Não surpreende nada, de facto. Andar a 140km/h faz aquecer bastante a bateria, lembro-me de na inauguração do corredor Sul de PCRs um Leaf 30 ter ficado na tartaruga por aquecimento demasiado.
Até a menor velocidade... Em Agosto do ano passado numa viagem Porto-Lisboa-Porto fiquei condicionado na vinda (potência limitada) após o último carregamento no PCR de Antuã, e não passei dos 110Km/h em nenhuma altura da viagem, mas as 4 CRs num dia de calor (e uma lenta de 1h30 em LX) e a velocidades de AE trataram do assunto :lol: Efetivamente faz falta algum arrefecimento ativo das baterias, quanto mais não seja para baixar a temperatura devido a CRs. Há por aqui (e noutros foruns) relatos semelhantes ao meu na mesma viagem (ou em sentidos opostos) com um desfecho semelhante. Existe também neste fórum (e noutros) relatos de um outro modelo (Kia Soul EV) que não teve este problema numa viagem igual, aliás pelo que sei esse Kia Soul EV faz várias vezes essa viagem :-) É o ponto mais negativo do Leaf na minha opinião, o que o limita as viagens que vão além do, digamos, dobro da sua autonomia por carga, em dias de calor.

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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por pemifer » 29 mai 2018, 16:35

Também já tive limitação de potência por temperatura numa viagem Porto - Lisboa após o ultimo carregamento rápido em Aveiras.

hmendes
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por hmendes » 29 mai 2018, 17:14

pemifer Escreveu:Também já tive limitação de potência por temperatura numa viagem Porto - Lisboa após o ultimo carregamento rápido em Aveiras.
Ora aí está, e os de 24kWh não aquecem em CRs como o de 30kWh...

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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por mjr » 29 mai 2018, 17:50

A ideia de que os de 30kW.h aquecem mais que os de 24kW.h e que os de 40kW.h aquecem mais que os de 30kW.h é falsa. Para os mesmos kW.h colocados numa CR o que aquece menos é o de 40kW.h, seguido pelo de 30kW.h e depois pelo de 24kW.h. A diferença é que quanto maior for a bateria mais tempo vai durar a carga e mais tempo vai carregar a 125A (~50kW) e por isso aquece mais. Se usarem a bateria do de 40kW.h como uma de 24kW.h vão ver que vai aquecer muito menos. Basta não iniciar as CR a menos de 50% de SOC.

O problema é que a maior bateria permite fazer grandes distâncias a velocidades mais elevadas, logo sem arrefecimento do pack, e as cargas duram mais tempo porque a bateria é maior. As duas coisas conjugadas têm este efeito.

Sem dúvida que uma simples derivação de ar para o topo da bateria teria um impacto positivo nas CR, concordo plenamente. O porquê de não o fazerem não consigo explicar.
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Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por RVS » 29 mai 2018, 19:24

No dia 19 de Maio fiz 583Km em 11H com 8 CR e consegui que nenhum dos 66 sensores da bateria estivesse acima dos 45°C . Para isso foi fundamental entre CR usar a ventilação (sem AC velocidade máxima sem modo turbo) 1/4 habitáculo 3/4 bateria. Como a temperatura exterior eram cerca de 15°C consegui um bom arrefecimento com um consumo mínimo de bateria. Sou muito renitente em cargas acima dos 45°C, muitos fabricantes de baterias proibem cargas acima desta temperatura e outros advertem que a degradação acima desta temperatura é exponêncial. Uma simples corrente de ar a percorrer as baterias faz um efeito muito significativo.

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