Monitorização consumo em casa

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por VETL » 28 fev 2018, 23:25

Em minha casa não tem qualquer stress. Impecável mesmo.
Fui agora ver o trafego no MQTT e estava assim:
mosquito.JPG
mosquito.JPG (83.65 KiB) Visto 3270 vezes
Também instalei em casa do meu pai um trifásico, mas lá o router é o elo mais fraco, necessitando de reiniciar às vezes.
Tenho outro trifásico que funciona esporadicamente, mas também muito bem.
Já troquei o de uso esporádico que cá tenho com o do meu pai e vice-versa e está comprovado que é o router a origem dos stresses periódicos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por garzak » 01 mar 2018, 00:05

nunosilvarocha Escreveu:Fiz a seguinte montagem:
1 x ESP8266 Wemos Mini D1
3 x PZEM-004
1 x DS18B20

A instalação é monofásica e pretendo ler 3 circuitos da casa em separado.
Segui estas instruções https://github.com/apreb/eNode para fazer comunicação com o emoncms.org
(R17 de 510ohms em todos os PZEM e apenas uma R15)
E já está a enviar valores.

No entanto estou com um problema, pois a leitura falha muitas vezes, isto não é tão recorrente na leitura de temperatura.
Alguém tem alguma sugestão?

Imagem
Eu já tive este problema com as minhas primeiras versões.
Na altura percebi que as ligações ao PZEM têm de ser bem "sólidas": fios com secção adequada e boas soldaduras.
Uma forma de perceberes é fazer feed do "Ts". Depois, se nos gráficos, para o mesmo instante, se tiveres valores para o Ts e nenhum para a potência por exemplo, então tem a ver com as ligações ao PZEM.
Tenta verificar os fios e soldaduras no PZEM e ESP.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 01 mar 2018, 11:00

continua a funcionar desde que o liguei ontem sem qualquer perda (com o firmware que está no github), espero que ajude.
Anexos
tripleSec_1.png

tlicas
Mensagens: 4
Registado: 21 out 2017, 20:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por tlicas » 24 mar 2018, 15:05

Esta questão de falhas nas medidas do pzem colocadas nos últimos post's, também as tive no meu e a forma de ultrapassar foi a utilização de fonte de alimentação própria em vez de usar a alimentação fornecida pelo wemos. Tentem essa alteração caso seja este o vosso caso.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por jfr2006 » 24 mar 2018, 16:08

Eu tenho uma falha uma vez por festa.. No meu caso a alimentação foi simples: um daqueles carregadores de telemóvel USB que se arranja nos chineses (peguei num com boas características), abri-o, fiz as ligações e está a andar.

P.S.: O código que estou a usar foi desenvolvido por mim. Eis umas fotos do meu modulo principal (tenho dois neste momento: um para o carro que está na garagem e um principal que está no quadro cá em cima):

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

ramboiavzl
Mensagens: 14
Registado: 23 mar 2018, 19:00
Data de fabrico: 01 set 1998

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por ramboiavzl » 24 mar 2018, 19:01

Olá a todos,
Tenho conhecimento em programação, mas nunca fiz nada a este nivel.Preciso que me indiquem todo o material que é necessário desde cabos,resistencias,placas,alimentação,etc para fazer o projecto uma vez que não tenho mesmo nenhum material.
Obrigado

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 25 mar 2018, 11:54

jfr2006 Escreveu:Eu tenho uma falha uma vez por festa.. No meu caso a alimentação foi simples: um daqueles carregadores de telemóvel USB que se arranja nos chineses (peguei num com boas características), abri-o, fiz as ligações e está a andar.

P.S.: O código que estou a usar foi desenvolvido por mim. Eis umas fotos do meu modulo principal (tenho dois neste momento: um para o carro que está na garagem e um principal que está no quadro cá em cima):

Está ótimo! Estás a entregar os dados em algum servidor? Eu nunca me debruçei muito em LCD's e mostradores porque na verdade estar a olhar para um quadro elétrico não é propriamente uma coisa que me dê muito gozo.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por jfr2006 » 25 mar 2018, 13:01

Os dados estão a ser enviados para o meu servidor local de emoncms. O LCD dá jeito para efeitos de debugging. Ainda hoje de manhã serviu para perceber porque raio não tinha o relógio acertado as horas. Percebi que o NTP não toma em conta o Daylight Saving Time. Já corrigi.

Além disso, como o módulo que monitoriza a carga do carro está a enviar os dados também para um servidor MQTT, também vou buscar estes dados e mostro-os no LCD. Para tal, tenho de carregar no botão preto e fica 10s nesta visualização. Mais tarde, vou acrescentar mais módulos que também enviam essa informação para o servidor MQTT e irei mostrar também a info desses módulos.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 25 mar 2018, 15:43

A visualização dá muito jeito, mas terá que ser um modulo independente para colocar num local central da casa.

Conheces os displays da Nextion? São baratos, touchsceeen, (aparentemente) fáceis de programar e tem comunicação serial para poder interagir com um ESP8266 ou ainda melhor um esp32 pois tem 3 UARTs. Há imensos tutoriais na net sobre estes LCD's eu tenho aqui 2 encostados à espera de tempo para me dedicar a eles.

https://www.itead.cc/wiki/Nextion_HMI_Solution

um exemplo muito bem conseguido:
https://tech.scargill.net/nextion-wifi-touch-display/

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por jfr2006 » 25 mar 2018, 23:13

No meu caso está ao pé do quadro, que fica ao pé da entrada. Não é um ponto central da casa, mas também não é um ponto muito "abandonado"...

Não, por acaso não conhecia esses displays, mas não surpreende a sua existência, pois hoje já se encontra de tudo :D

A vantagem deste display (e do 2x16) é que funcionam por I2C, de modo que não roubam nenhuma porta série e podem funcionar vários dispositivos ligados no mesmo bus. No meu caso, além do display, tenho lá um RTC ;)

A parte mais interessante do ESP32 é o facto de ter ADC de 12 bits. Se forem suficientemente rápidas, dá para ligar directamente as pinças de medição, sem necessidade do PZEM.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”