EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 12 nov 2018, 09:57

Como é feito o hack para saber he há injeção os valores absolutos do PZEM acabam por não interessar, cada deltaWh será incrementado no respetivo contador de energia importada ou exportada. Isto permte também substituir o PZEM sem perder dados e até sbstituir o eNode se se inicializar com os valores corretos e manter os dados de energia coerentes.

Se não se quisesse ter a direção de energia era possivel ter uma abordagem parecida à que sugeriste, simplesmente passar as contagens do pzem para o emoncms e até era possivel usar um dos GPIO livres do ESP8266 para pressionar o botão de reset de energia para por o contatdor a zero à meia noite.

Como te disse fiquei um bocado desiludido de só ter descoberto muitos meses depois que o que desenvolvi não serve para o meu caso pessoal, porque o meu contador também conta o super vazio. Se tivesse descoberto na altura revisitava o codigo e ponderava alterar. Agora não considero nada disto prioritário e vai ficar para trás. O que interessa que é detetar o periodo vazio está feito.


Em relação à flash vamos ver com se comportam agora os medidores sem escrita regular e ir iterando a partir daí.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 12 nov 2018, 19:53

Ok. Não sei como funciona o hack, fico sem sugestões.

Concordo que não é prioridade. O sistema serve perfeitamente as minhas necessidades actuais. Agora mais vale tentar fazer alguma coisa com ele, tipo ver se faço melhor em mudar para o ciclo semanal.

Quanto ao EVSE, tenho de me ajustar aos novos modos, para ver se consigo as duas coisas: carregar apenas em vazio e até 80%.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 nov 2018, 00:45

O hack aproveita um pino digital do chip do PZEM que muda de estado quando a corrente muda de direção. Complica um pouco a aquisição de energia, é preciso ter 2 contadores separados, um import e outro export.


Em relação aos novos modos do EVSE, estes estão constantemente a validar se o EVSE está coerente com o modo, isto é, se estiver em vazio o EVSE tem que estar ligado e fora dele tem que estar desligado.

As coisas começam a complicar quando se misturam os temporizadores com as cenas. Os temporizadores foram idealizados como uma programação imediata, sem repetição.

Se misturares os dois podem haver cenários incompativeis, por ex:

- podes programar bi-horario + uma temporização para iniciar às 03h00: O EVSE vai iniciar às 03:00 e terminar no fim do vazio.
- não podes programar bi-horario + % de carga: O EVSE vai iniciar no inicio do periodo vazio, vai carregar a % pedida e depois o EVSE vai desligar para imediatamente a seguir o modo bi-horario ligar o EVSE e resumir a carga até acabar o vazio.

Nestes modos automaticos a ideia é sempre programar algo que se repita durante o dia sem ser preciso aceder ao EVSE. Para ter que ir ao EVSE todos os dias ajustar alguma coisa os temporizadores são suficientes. Faria sentido poder programar de forma periodica cargas diarias de p/ex 50%? Seria util? Este valor é absoluto, são sempre 50% da carga da bateria do carro, independentemente do SOC do carro quando chegas a casa...

Outra coisa que me lembrei agora, em vez de estar constantemente a confirmar o estado do EVSE com a Cena pretendida podia alterar o estado apenas nas transiçoes, desligava o EVSE na transição "para vazio" e "de vazio". Assim era possivel usar bi-horario + % de carga desde que esta acabasse antes de acabar o periodo vazio. O que achas?


Eu pessoamente, só preciso de 2/3 horas à noite para repor a carga do Leaf, defini o temporizador do EVSE de segunda a sexta das 04h às 07h e coloco o EVSE em modo Normal a 20A para se ajustar a eventuais consumos noturnos da casa sem nunca ultrapassar os 20A. Tem servido bastante bem e não preciso de aceder ao EVSE todos os dias. Quando ligo o EVSE ao carro no final do dia vejo logo pelo LED roxo que está desabilitado e de manhã vejo logo o email para conferir que a carga ocorreu como esperado.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 jan 2019, 12:33

Tenho andado a tentar melhorar o algoritmo para carregar o carro até determinada % de carga e creio que não há muito a fazer se o próprio carro não sabe a quantas anda...

Imagem

Esta tabela é muito simples, registo o SOC inicial do carro, ponho o carro a carregar e no final registo o SOC final e os kWh consumidos da tomada. Assim é fácil de saber quanto vale 1% de carga e por conseguinte o que é que o carro acha que são 100%. As variações são enormes e assim é dificil de estimar o que quer que seja. A última carga inclui apenas 10min da fase final de carregamento logo parece-me tudo energia que efetivamente entra na bateria.

Portanto a precisão do algoritmo depende fortemente do que VE estima internamente. Estou mais tranquilo, da próxima vez que programar uma carga até aos 80% e de manha aparecer 87% já sei porquê.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2019, 15:45

Já te tinha dito antes, acho que o que está, está muito bem. As variáveis são muitas.
Eu quando experimentei, queria parar a 80% e parou a 83. Para mim, impecável. Se eu considerar que ponho o carro a carregar e ele diz que faltam 2h para terminar. Chego lá e já tinha parado há 20min.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 jan 2019, 16:39

Precisava sempre de fazer isto, podia haver erro da minha parte a implementar. No ioniq o erro é constante ou varia também como o Leaf?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2019, 17:22

Não sei :mrgreen: Experimentei algumas vezes mas o SOC de início não era igual, não podia comparar. Depois não voltei a experimentar :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 13 jan 2019, 17:58

Eu diria que é mais certinho. Geralmente é para baixo. Pode ir a 81%, raramente mais, e pode ficar nos 77%.

Uso todos os dias, mas ainda estou preocupado com o carro não saber esperar pelo carregamento. Lembras-te da minha suspeita relativa à bateria de 12V? Ainda ontem, passei no carro com o EVSE à espera da hora, e vi o carro piscar os três leds de carregamento, sinal de erro de carregamento.

Eu tenho dados para ajustar a aproximação. Fiz carregamentos de 2A em 2A. Está tudo registado, mas ainda não tive tempo de tratar os dados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 jan 2019, 22:37

Se é mais certinho podes ajustar os valores do algoritmo até as % ficarem certas com os kWh carregados.

o EVSE em "disabled" dá erro de carregamento no ioniq?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 13 jan 2019, 22:47

Apr Escreveu:
13 jan 2019, 22:37
Se é mais certinho podes ajustar os valores do algoritmo até as % ficarem certas com os kWh carregados.
Sim, espero poder dar-vos valores melhores em breve, mas há tanta outra coisa que queria fazer.
Apr Escreveu:
13 jan 2019, 22:37
o EVSE em "disabled" dá erro de carregamento no ioniq?
Aconteceu sim. Dá-me ideia que já tinha visto. E reforça aquela ideia de que ele não descansa tão bem com a ficha lá metida. Poderá ser bug do carro, não era o primeiro.

A luz da ficha de carregamento no tablier fica ligada. Eu diria que ao fim de meia hora ligado com o evse disabled, pisca os três leds duas vezes e volta a ficar em silêncio.

PS: estou ciente de que o teu firmware aqui não tem intervenção.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”