Monitorização consumo em casa

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por okcomputer » 13 nov 2017, 10:13

Para colocar o firmware no mini nodemcu, pode ser feito via PC atraves da porta usb?

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por ruramos » 13 nov 2017, 22:53

LuisG Escreveu:Depois de alguns tiros na água, eis o doce sabor do sucesso :dance:
Tinha encomendado fontes de 3.3v, mas ou veio errado ou pedi mal, eram de 12v, como tal queimavam as placas wi-fi. Encontrei um carregador velho de 5v de telm e voilá, finalmente está operacional o meu 1º medidor de consumo.
IMG_6872.JPG
IMG_6871.JPG
IMG_6874.PNG
Era interessante a direção de corrente, mas acho que é demais para mim. Por agora fica assim, talvez faça um 2º para medir a casa.
Ainda não percebi muito bem o que fazer aos inputs e feed`s no Emoncms e o seu significado. A seu tempo lá chegarei.
Nada disto seria possivel, sem a preciosa ajuda do forúm, agradeço em especial ao RJSC, APR e ERBIUM a preciosa contribuição e ajuda. Muito Obrigado :handgestures-thumbupright:
Luís pode explicar que tutorial usou para fazer?
Chegou esta semana o material e queria começar a fazer o medidor.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 13 nov 2017, 23:47

LuisG Escreveu:Depois de alguns tiros na água, eis o doce sabor do sucesso :dance:
Tinha encomendado fontes de 3.3v, mas ou veio errado ou pedi mal, eram de 12v, como tal queimavam as placas wi-fi. Encontrei um carregador velho de 5v de telm e voilá, finalmente está operacional o meu 1º medidor de consumo.
IMG_6872.JPG
IMG_6871.JPG
IMG_6874.PNG
Era interessante a direção de corrente, mas acho que é demais para mim. Por agora fica assim, talvez faça um 2º para medir a casa.
Ainda não percebi muito bem o que fazer aos inputs e feed`s no Emoncms e o seu significado. A seu tempo lá chegarei.
Nada disto seria possivel, sem a preciosa ajuda do forúm, agradeço em especial ao RJSC, APR e ERBIUM a preciosa contribuição e ajuda. Muito Obrigado :handgestures-thumbupright:

Parabéns LuisG, está muito bom.

Os inputs do emoncms aparecem assim que os medidores começam a reportar os dados corretamente. Mas esses dados não são guardados em lado nenhum. É preciso identificar que entradas são para começar a guardar e que tipo de dados elas representam. Por exemplo se for um contador de pulsos tem que se definir um contador de Wh, se for um CT serão dados de potencia instantânea. Existe depois uma cadeia de processamento que permite transformar os dados originais noutras grandezas, p/ex de potencia para energia ou ao contrário, separar consumo de injeção, etc...
No site existem alguns tutoriais que devem ser seguidos para começar a apanhar o jeito.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por LuisG » 13 nov 2017, 23:48

Nightshade, está um pouco disperso mas foi neste mesmo tópico.
Este esquema foi o que mais usei: https://wifi-iot.com/p/wiki/15/en/
Por experiência própria testa a fonte e atenção não faças como eu de ligar ao contrário (in-out).
Com a placa Wi-Fi ligada ao pc por USB envia a configuração da tua rede via arduino. Depois acedes à placa no browser p.e pelo ip atribuído e fazes o upload do firmware (bin) do Apr. Configuras então com os teus dados da conta do emoncms.
No pzem para trabalhar a 3,3v soldei uma resistência de 1k por cima da r17. Trabalhinho de paciência (pelo menos para mim).
Depois é ligações e soldar.
Qualquer dúvida, dispõe que a malta ajuda.
Cumprimentos
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por ruramos » 13 nov 2017, 23:56

Tenho uma fonte de 5v, posso alimentar o pzem diretamente sem resistência? Assim que começar nisto deixo as minhas dúvidas e mostro o que vou fazendo. :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por LuisG » 14 nov 2017, 00:01

Obrigado Apr
Criei isto nos inputs, estou no caminho?
IMG_6908.PNG
Entretanto já andei a brincar no Dashboard :D
Anexos
IMG_6907.PNG
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por pancello » 16 nov 2017, 18:17

Olá amigos, já li o tópico todo e quero comunicar a admiração que tenho por vós e agradecer-vos por já ter aprendido tanto aqui!

Estou a postos de encomendar uns 30€ ou mais no ebay em resistências, capacitors, fontes de alimentação, o pzem e o esp8266, uma placa de arduino uno, breadboards... Enfim, não tenho nada em casa, passo a ter :)

No openenergymonitor andei a ler a parte do "learn" e vi este tutorial: https://learn.openenergymonitor.org/ele ... gy-monitor e fiquei com a sensação que fazia o mesmo que vocês fazem com o pzem e o esp8266... Ou escapou-me algo?

Confesso que estava à procura de uma solução mais plug-and-play que me permitisse medir consumos de uns quantos electrodomésticos que estão directamente ligados à corrente, sem tomadas pelo meio. Mas não digo que não aos desafios que já vi aqui, e também quero tentar!

Será que com esta solução conseguiria saber em tempo real quanto é que cada electrodoméstico está a gastar?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por RJSC » 16 nov 2017, 18:51

Esse link que tens aí faz +/- o mesmo que o PZEM-004, mas depois falta outra parte para enviar os dados para a rede.
Se fizeres isso depois tens que ligar um módulo RF como diz em: http://learn.openenergymonitor.org/elec ... g/rfm12_69
E depois precisas de fazer recetor com outro módulo desses e um raspberry pi que envia os dados pela rede informática.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por pancello » 16 nov 2017, 19:13

RJSC Escreveu:Esse link que tens aí faz +/- o mesmo que o PZEM-004, mas depois falta outra parte para enviar os dados para a rede.
Se fizeres isso depois tens que ligar um módulo RF como diz em: http://learn.openenergymonitor.org/elec ... g/rfm12_69
E depois precisas de fazer recetor com outro módulo desses e um raspberry pi que envia os dados pela rede informática.
Ou seja, fica consideravelmente mais barato fazer o projecto como indicado aqui, com ainda mais funcionalidades?

O raspberry pi já tenho, aliás está lá parado...

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por garzak » 29 dez 2017, 17:42

Tenho já um sistema de monitorização em casa, onde uso um Raspberry PI como servidor com o emoncms, mas agora queria alargar os nodes de monitorização.
Resolvi encomendar o material para incorporar como "leitores de tomadas", mas agora estou aqui com uma barreira para ultrapassar.
Comprei um WeMos (ESP8266) e consigo enviar o WebUpdater e aceder através do browser, mas depois dá sempre "Update Failed!" quando tento fazer upload do bin.
Já tentei flashar usando várias ESPTools, mas depois nunca faz broadcast do wifi e não consigo assim aceder às configurações!
Já alguém teve um problema do género?

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”