Página 2 de 23

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 10:28
por RJSC
O ESP8266 é programado no ambiente Arduino.
Quanto ao Wi-Fi tanto funciona em AP, cliente ou AP e cliente em simultâneo.
Permite até desligar o ap de forma automática quando encontra a rede de casa para se ligar. De momento é assim que tenho: quando deteta a rede de casa é apenas cliente, se não estiver ligado à rede de casa automaticamente funciona como AP.

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 11:07
por sparrow
Eu sou da opinião que o trabalho das pessoas deve ser devidamente remunerado.

Por isso acho que vocês só têm de ver quanto é que gastam de material em cada opção, quanto tempo levam a preparar cada uma das opções, atribuir um valor ao tempo que vão ter de trabalhar e apresentar o preço final para cada uma das opções.

Quem quiser compra. Quem não quiser não compra.

Eu estou em vias de comprar um Leaf MK1 e depois vou querer montar uma wallbox para carregar a 16A. Nessa altura terei de analisar as opções e decidir a melhor opção para mim. Se o valor da vossa opção for a um nível que poderei pagar terão aqui um cliente.

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 11:35
por RJSC
oops Escreveu:Estão de parabéns.
Em relação ao "donativo" de que falam só têm que ser francos e transparentes para terem a confiança de todos. Afinal todos precisamos de "motivação". :D
É tudo aberto, e cada um é livre de comprar os componentes e montar.
Estamos a trabalhar no monitor de energia da casa via wifi também, porque sem isso o evse não pode ajustar dinamicamente ao consumo da casa. Mas hardware para isso ainda não existe. O APR na casa dele tem o open energy monitor de momento, assim que tiver tempo ele pública aqui a solução que tem neste momento.
Quanto à gestão de carga comunicado com o carro, parece ser possível com um raspberry pi lendo as barras do carwings.

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 11:40
por jfr2006
RJSC Escreveu:O ESP8266 é programado no ambiente Arduino.
Sim, eu sei...não tinha percebido era a partir da descrição se:
Quanto ao Wi-Fi tanto funciona em AP, cliente ou AP e cliente em simultâneo.
Permite até desligar o ap de forma automática quando encontra a rede de casa para se ligar. De momento é assim que tenho: quando deteta a rede de casa é apenas cliente, se não estiver ligado à rede de casa automaticamente funciona como AP.
este iria operar apenas como AP, ou como cliente. Operando como cliente, é fácil se existe um servidor web onde se escolhe opções como a corrente de carga, enviar uma simples mensagem do tipo GET para mudar a corrente de carga.

Algo que não percebi ainda, é se é possível programar a hora de início da carga e do fim desta? Tal requer a presença de um chip RTC (algo que o Arduino não tem de base) e para melhor controlo a comunicação com um servidor NTP de forma periódica (uma vez por dia seria mais que suficiente) para acerto do relógio.

Tenho pena de neste momento a minha disponibilidade ser muito baixa, senão poderia ajudar em muitas coisas neste projecto. Hardware (electrónica) para mim não é problema nenhum e software também não...

Quando tiver mais algum tempo, colocarei aqui o meu projecto de monitor de energia com um arduino com ecrã LCD que estou a tentar implementar.

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 11:48
por BrunoAlves
O carro tem programador de carga, não será redundante ter isso também no EVSE?

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 11:52
por jfr2006
margarett Escreveu:O carro tem programador de carga, não será redundante ter isso também no EVSE?
Referes-te ao Leaf, correcto? E os outros? Não conheço em detalhe todos os EV, para saber se todos tem.. se tem, então sim, é redundante...

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 11:55
por VETL
margarett Escreveu:O carro tem programador de carga, não será redundante ter isso também no EVSE?
O Leaf de 30kWh deixou de ter programador de carregamentos a 80%...

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 12:01
por BrunoAlves
Não sabia, obrigado. Mas continua a poder programar-se a hora de carga, certo?

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 12:07
por pemifer
Eu não sou entendido nisto.
Os carregadores da Mobie indicam a percentagem de carga? Penso que sim.
Haverá algum tipo de informação fornecida pelo carro?
Desculpem lá se disse grandes asneiras... :oops:

Re: EVSE Colaborativo

Enviado: 22 jun 2016, 12:12
por RJSC
pemifer Escreveu: Os carregadores da Mobie indicam a percentagem de carga? Penso que sim.
Só os carregadores rápidos DC (Chademo/CCS) porque o estado de carga é comunicado pelo carro na porta de carregamento rápido.
Na de carregamento normal o carro não comunica nada a não ser se quer que a energia seja ligada.