EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 22 jun 2016, 13:08

Viva, antes de mais obrigado pelos incentivos e sugestões!

Algumas das funcionalidades do EVSE estão espalhadas de forma mais ou menos desorganizada pelo meu DB ou pelo topico DIY EVSE, se tiverem alguma paciencia podem consultar já alguma coisa. Mais tarde coloco aqui uma apresentação mas extensa dos objetivos e da implementação já alcançada.

Em relação ao feedback do carro, para que tem um Nissan Leaf com Carwings, se correr bem, vai ser possivel programar cargas até uma percentagem de bateria, não será possivel uma percentagem certa, mas terá uma tolerancia de 8,3%

Em relação aos temporizadores, há já uma primeira implementação no proprio EVSE, e podem ser desenvolvidas lógicas de carga mais complexas e até com mais variáveis de decisão em sistemas externos. Acho que as coisas farão mais sentido depois de apresentar o modelo funcional do EVSE.

O vosso feedback, perguntas, sugestões e criticas são essenciais para podermos ajustar o EVSE para uma coisa que dê realmente jeito. Neste momento o EVSE está à imagem só do que eu e o RJSC achamos que deva ser, há certamente muitos pontos que podem ser melhorados.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por VETL » 22 jun 2016, 13:22

RJSC Escreveu:...Estamos a trabalhar no monitor de energia da casa via wifi também, porque sem isso o evse não pode ajustar dinamicamente ao consumo da casa. Mas hardware para isso ainda não existe. O APR na casa dele tem o open energy monitor de momento, assim que tiver tempo ele pública aqui a solução que tem neste momento.
...
Se avançarem com isto, um sistema que possibilite a monitorização de 3 fases poderá ter interesse adicional...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 22 jun 2016, 13:56

Acrescentei um vídeo demonstrativo na página inicial.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por jfr2006 » 22 jun 2016, 14:14

RJSC Escreveu:Acrescentei um vídeo demonstrativo na página inicial.
Muito bom! Para mim, se for possível através do monitor de energia que estou a tentar implementar (é um bocado baseado no openenergymonitor) enviar comandos para controlar a corrente de carga por wi-fi, é o suficiente. Resta-me saber se o Arduino terá espaço suficiente em memória (especialmente RAM) para juntar o que é necessário. Deixo já agora um pequeno vídeo daqui de uma versão ainda muito verde do monitor de energia a funcionar:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DmjQzheX ... e=youtu.be[/youtube]

Nesta versão e apenas para ver o efeito de mudança de cor, a corrente medida é o dobro do valor real!

P.S.: Não sei porquê, mas o vídeo não fica embebido...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por VETL » 22 jun 2016, 14:18

jfr2006 Escreveu:... Deixo já agora um pequeno vídeo daqui de uma versão ainda muito verde do monitor de energia a funcionar:


...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por sparrow » 22 jun 2016, 14:48

Eu acho que acrescentar tanta coisa é encarecer demasiado o produto e torná-lo apenas apetecível a muito pouca gente...

A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.

Tudo o que vai para além disso já interessa apenas a alguns e deveria funcionar como módulos extra ao produto base.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 22 jun 2016, 14:50

Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.

Estou certo?

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por sparrow » 22 jun 2016, 14:53

O próprio chip pode funcionar como AP pelo que podes ligar diretamente o telemóvel/pc sem ter router.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 22 jun 2016, 14:56

sparrow Escreveu:O próprio chip pode funcionar como AP pelo que podes ligar diretamente o telemóvel/pc sem ter router.
Muito útil, quando se está perto do carro, que é raro. De resto...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por jfr2006 » 22 jun 2016, 14:57

RNM Escreveu:Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.

Estou certo?
Repara, que tal como é dito, o sistema pode funcionar como AP (ou seja, fornece ele uma ligação wi-fi), podendo assim ser controlado através de um telemóvel que se ligue a ele como cliente wi-fi.

Quanto à presença de wi-fi junto do carro, não é uma questão muito difícil de resolver, embora envolva alguns custos. Por exemplo, no meu caso, comprei na worten outlet um sistema powerline com capacidade de replicar o meu wi-fi na garagem. Assim, apesar de eu morar no último andar (4º) e a garagem ser na cave, através deste sistema, que tem um modulo em casa ligado ao router de casa e outro modulo na garagem, tenho o wi-fi (e acesso à internet) na minha garagem, como se estivesse em casa. Mas no meu caso, a energia que vai para a minha garagem vem do quadro da minha casa. Pode haver pessoas em que não tenham esta possibilidade e aí a coisa já se torna mais complicada.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”