EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 22 jun 2016, 15:08

jfr2006 Escreveu:
RNM Escreveu:Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.

Estou certo?
Repara, que tal como é dito, o sistema pode funcionar como AP (ou seja, fornece ele uma ligação wi-fi), podendo assim ser controlado através de um telemóvel que se ligue a ele como cliente wi-fi.

Quanto à presença de wi-fi junto do carro, não é uma questão muito difícil de resolver, embora envolva alguns custos. Por exemplo, no meu caso, comprei na worten outlet um sistema powerline com capacidade de replicar o meu wi-fi na garagem. Assim, apesar de eu morar no último andar (4º) e a garagem ser na cave, através deste sistema, que tem um modulo em casa ligado ao router de casa e outro modulo na garagem, tenho o wi-fi (e acesso à internet) na minha garagem, como se estivesse em casa. Mas no meu caso, a energia que vai para a minha garagem vem do quadro da minha casa. Pode haver pessoas em que não tenham esta possibilidade e aí a coisa já se torna mais complicada.
Portanto, poupamos 10~20€ no módulo GSM para o EVSE para gastar qt num sistema powerline, repetidor, antena direcional, etc...?

E qd um não carwings estiver em viagem e a carga for abaixo? nicles de notificação?
Logo naquele dia que andámos a passear 4h para o carro carregar :mrgreen:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 22 jun 2016, 15:10

sparrow Escreveu:Eu acho que acrescentar tanta coisa é encarecer demasiado o produto e torná-lo apenas apetecível a muito pouca gente...

A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.

Tudo o que vai para além disso já interessa apenas a alguns e deveria funcionar como módulos extra ao produto base.
É assim que está a ser feito. O produto base é o que está no primeiro tópico. O resto é implementado num servidor à parte (raspeberry pi por exemplo) e o monitor de consumo da casa também é um dispositivo separado.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 22 jun 2016, 15:15

RNM Escreveu:
jfr2006 Escreveu:
RNM Escreveu:Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.

Estou certo?
Repara, que tal como é dito, o sistema pode funcionar como AP (ou seja, fornece ele uma ligação wi-fi), podendo assim ser controlado através de um telemóvel que se ligue a ele como cliente wi-fi.

Quanto à presença de wi-fi junto do carro, não é uma questão muito difícil de resolver, embora envolva alguns custos. Por exemplo, no meu caso, comprei na worten outlet um sistema powerline com capacidade de replicar o meu wi-fi na garagem. Assim, apesar de eu morar no último andar (4º) e a garagem ser na cave, através deste sistema, que tem um modulo em casa ligado ao router de casa e outro modulo na garagem, tenho o wi-fi (e acesso à internet) na minha garagem, como se estivesse em casa. Mas no meu caso, a energia que vai para a minha garagem vem do quadro da minha casa. Pode haver pessoas em que não tenham esta possibilidade e aí a coisa já se torna mais complicada.
Portanto, poupamos 10~20€ no módulo GSM para o EVSE para gastar qt num sistema powerline, repetidor, antena direcional, etc...?

E qd um não carwings estiver em viagem e a carga for abaixo? nicles de notificação?
Logo naquele dia que andámos a passear 4h para o carro carregar :mrgreen:
Estás-te a esquecer do pior: pagar os encargos mensais associados ao plano de dados cartão gsm.
Se tivesse que pagar o carwings não o usava.
E está a escapar-te outro pormenor: se a carga parar fora de casa quase de certeza que o EVSE ficou sem fornecimento de energia e então ainda é preciso acrescentar uma bateria e sistema de carga para o evse mandar a mensagem de que a carga foi interrompida.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 22 jun 2016, 15:18

sparrow Escreveu: A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.
só acrescentaria o aviso de falha de rede eléctrica.

Mas estou a ver que estas features ficariam muito caras, para o meu caso sem wifi na garagem nem carwings

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 22 jun 2016, 15:21

RJSC Escreveu: Estás-te a esquecer do pior: pagar os encargos mensais associados ao plano de dados cartão gsm.
Se tivesse que pagar o carwings não o usava.
E está a escapar-te outro pormenor: se a carga parar fora de casa quase de certeza que o EVSE ficou sem fornecimento de energia e então ainda é preciso acrescentar uma bateria e sistema de carga para o evse mandar a mensagem de que a carga foi interrompida.
Tenho um cartão de dados que partilha o tarifario do telefone, a custo zero.
Se meteres o smartphone mais barato do mercado dentro do EVSE, terás: bateria, gsm, sw programavel, wifi, etc. Um ideia

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por sparrow » 22 jun 2016, 15:24

RNM Escreveu:
RJSC Escreveu: Estás-te a esquecer do pior: pagar os encargos mensais associados ao plano de dados cartão gsm.
Se tivesse que pagar o carwings não o usava.
E está a escapar-te outro pormenor: se a carga parar fora de casa quase de certeza que o EVSE ficou sem fornecimento de energia e então ainda é preciso acrescentar uma bateria e sistema de carga para o evse mandar a mensagem de que a carga foi interrompida.
Tenho um cartão de dados que partilha o tarifario do telefone, a custo zero.
Se meteres o smartphone mais barato do mercado dentro do EVSE, terás: bateria, gsm, sw programavel, wifi, etc. Um ideia
Nesse caso então o este evse base com um telemóvel barato ao lado faz o que queres. Não precisa estar dentro do evse se se pode ligar ao evse por wifi!

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por jfr2006 » 22 jun 2016, 15:27

RNM Escreveu:
Portanto, poupamos 10~20€ no módulo GSM para o EVSE para gastar qt num sistema powerline, repetidor, antena direcional, etc...?
O sistema powerline ficou-me barato (é preciso relembrar que foi numa worten outlet). Tema vantagem de me fornecer acesso à net de casa e aos restantes serviços que tenho em casa (NAS e afins) de forma directa e simples e sem gastar tráfego GSM que é limitado. Não existe nenhum repetidor nem antena direccional envolvida.

Para quem tiver espaço no tubo onde passam os fios para a garagem, pode sempre passar cabo de rede e colocar um AP na garagem. Existem inclusive APs que podem ser alimentados pelo cabo ethernet.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por sparrow » 22 jun 2016, 15:41

Com isto tudo lembrei-me do que o Orlando disse acerca do tesla model III... Prefere o Leaf porque pode já andar de Leaf. E que tal lançarem já a versão base que está testada e a funcionar e os módulos extra iam lançando à medida que iam sendo desenvolvidos?

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 22 jun 2016, 15:56

sparrow Escreveu: Nesse caso então o este evse base com um telemóvel barato ao lado faz o que queres. Não precisa estar dentro do evse se se pode ligar ao evse por wifi!
Na verdade, só o mínimo essencial precisa de estar dentro do EVSE, o restante pode estar "agarrado" à bateria de 12 V do carro.

Leaf e Model 3: eu já tenho um Leaf e um EVSE regulavel. Acho que estamos a debater o "model 3"

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por jfr2006 » 22 jun 2016, 16:10

Reparem que a maioria das funcionalidades estão presentes nesta versão e são apenas software (e não hardware). O sistema pode funcionar stand-alone, com mudança de corrente de carga através de um botão ;)

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”