EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 10 ago 2017, 00:30

obrigado sossimple, aproveito também para meter um gráfico que compus para outro forum que descreve um final de dia cá em casa:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/AzGpj ... 77-h640-no[/img]

Ter um EVSE com corrente regulável é bom se houver alguém a regular a corrente por nós lol!

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por cacoila » 14 set 2017, 15:09

Ando a ver se compro ou monto um EVSE "portátil" e lá acabei por vir parar a este tópico, mas no meio de tanta pagina não encontrei o estado actual do projecto, há, ou vai haver brevemente, kits para montagem para quem até faz ligações eléctricas mas não electrónicas nem gosta muito de soldar? E não necessito muito da parte de acerto da potencia em tempo real com base no gasto medido no quadro, portanto essa parte é perfeitamente dispensável para mim (se é que faz diferença).

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 14 set 2017, 22:01

A parte do ajuste automático não é mandatório neste EVSE, apesar de ser essa a razão de ele existir. São tudo coisas que se podem ir montando consoante as necessidades.

Estamos a corrigir o desenho das placas PCB que tem algumas arestas por limar, ainda vai demorar algum tempo para termos tudo pronto para começar a fazer produção em pequena quantidade. É um processo demorado porque é preciso fazer encomendas da china, montar, testar e voltar a encomendar. Só à conta do desalfandegamento contam-se uns meses largos de espera.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por VETL » 14 set 2017, 23:52

Mesmo ignorando o modo power (ajuste automático à potência máxima), esta cena de comandar o EVSE com o telemóvel a partir da cama, é uma maçada.
Esta noite vai ligar só um pouco antes das 5 e meter no bucho apenas 35% SOC:
IMG_20170914_234412_965.jpg
Só porque me apetece...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por dmorgado » 16 set 2017, 21:01

Isso é mesmo muita preguiça Vetl :violin:
Bem...mas mais preguiça ainda tiveram os engenheiros da Nissan quando construíram a versão de 30kw.
Assim, tiveram os nossos Engenheiros tugas de fazer muito melhor. Em vez das opções de carga de 80% ou 100% existentes no leaf de 24kw, tiveram a ousadia e sabedoria para meter a "coisa" a carregar de Ampere em Ampere, de % em %, no horário económico ou nem tanto!, à hora de almoço, do jantar ou até da Sueca, em modo Power (até o que a potência da casa der) ou nem tanto, apenas aproveitando o que o sol nos oferece (modo solar).... :clap:
Porquê? Como diz o Vetl .....basta que "nos dê na telha". :D

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por dmorgado » 18 set 2017, 03:09

IMG_20170915_083334.jpg
Por falar em preguiça.....


E se já deitadinho me lembrar que afinal vou precisar de mais energia no carro, porque entretanto, surgiu um imprevisto :x
É pá....e se o contador dispara? :evil:
Lá vou ter que ir desapertar os parausos todos do contador da rua e corro o risco de apanhar uma molha :twisted:
Não isso acabou :naughty:

Telemóvel na mão...
programação afinada....
e "bora lá em Modo Power, porque não tenho muito tempo para arrancar e o horario económino está a terminar :think:


Bem...mas quero ter a certeza que a carga iniciou efetivamente sem ter que me deslocar àgaragem :idea:

Email recebido do Início da carga:



Imagem

Imagem

Email recebido do Fim da carga:
Imagem
PS: Relatos de um caso verídico.
As idas à rua por disparos do quadro elétrico por causa da carga do leaf acabaram... :violin:
Última edição por dmorgado em 16 nov 2017, 03:45, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por dmorgado » 18 set 2017, 03:31

Outros casos reais
A determinada altura, só porque me apeteceu, como alguém disse, decidi carregar 8kw a 25A
Mas como ainda faltavam 4h horas para o horário mais favorecido, fiz a programação necessária e...

só porque me apeteceu,não deixei o carro passar 3 h de carga :D

Imagem

Agora, só por uma questão de teste, vamos brincar com a carga até ao máximo e até ao minimo do carro/EVSE
Imagem

Alguns registos de brincadeiras que podem muito bem ficar registadas no emoncms
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
vitocril
Mensagens: 138
Registado: 10 mai 2017, 22:22
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 42,3 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por vitocril » 18 set 2017, 18:55

Espetáculo. :clap: :clap: :mrgreen:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por migle » 18 out 2017, 23:26

Andava à procura de uma wallbox e recomendaram-me este tópico. Ando a ler isto há 3 semanas e hoje, finalmente, cheguei ao fim.

Então, do que entendo ainda estão à espera das encomendas? Tem sido mau na alfândega este Verão, não tem? Para mim, também.

As wallboxes que tenho procurado, fazem isto e também a partilha de potência com outra, para poder carregar dois VEs. Eu tenho garagem para dois carros, mais cedo ou mais tarde.. este EVSE vai poder fazer isso? Talvez com um update de software?

Eu estou muito interessado nisto, principalmente se puder mexer lá dentro (isto é, no software). Há soluções boas no mercado, mas que depois, ou por miopia do fabricante, ou porque não podem desenvolver o produto ideal para cada cliente, passado uns anos transformam-se em monos inúteis.

Há coisas que eu gostaria que fossem diferentes neste. Isto é um EVSE portátil? Isso faz sentido num EVSE colaborativo? No meu caso, o EVSE do Ioniq chega aos 12A, penso que é o máximo que me passaria pela cabeça puxar de uma instalação eléctrica que não é a minha. Uma wallbox trás outras vantagens, como a segurança (há tomadas CEE de 32A com proteção para crianças?) e arrumação.

Depois, também não me agrada a ideia de meter Wi-Fi na garagem. Se fosse um cabo ethernet...

Mas sou mais um interessado... vou ficar a aguardar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 22 out 2017, 22:55

A partilha de carga entre EVSE's apesar de ainda não estar implementada está simplificada, ha uns tempos refiz o codigo todo para permitir o tratamento de multiplos EVSE's e até já é possivel definir prioridades por EVSE. O problema neste momento é que não tenho 2 VE's e não tenho necessidade disso, aposto que se conseguir colocar este sistema nas mãos dos utilizadores alguém irá implementar isto mais depressa que eu.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”