Monitorização consumo em casa

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por garzak » 09 fev 2018, 10:51

Foi a maior que consegui aqui encontrar. Não é circular, é mais "achatada", tendo uns 40mm de largura.
Deveria ser um pouco maior, mas já dá para proteger bem.

nunosilvarocha
Mensagens: 5
Registado: 16 mai 2017, 20:19
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por nunosilvarocha » 27 fev 2018, 13:57

Fiz a seguinte montagem:
1 x ESP8266 Wemos Mini D1
3 x PZEM-004
1 x DS18B20

A instalação é monofásica e pretendo ler 3 circuitos da casa em separado.
Segui estas instruções https://github.com/apreb/eNode para fazer comunicação com o emoncms.org
(R17 de 510ohms em todos os PZEM e apenas uma R15)
E já está a enviar valores.

No entanto estou com um problema, pois a leitura falha muitas vezes, isto não é tão recorrente na leitura de temperatura.
Alguém tem alguma sugestão?

Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 28 fev 2018, 00:07

Tens que rever as ligações, algum ou alguns PZEM devem estar a falhar imensas leituras, nota que vão sempre existir falhas de leitura, estes medidores colocam à prova a qualidade/disponibilidade das redes WiFi pois estão a debitar dados de forma constante a cada 10 segundos e cada perda não é retransmitida.
As mensagens de diagnostico estão sobre MQTT, é boa ideia ligar para ver o que está a acontecer.

nunosilvarocha
Mensagens: 5
Registado: 16 mai 2017, 20:19
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por nunosilvarocha » 28 fev 2018, 10:02

Apr Escreveu:Tens que rever as ligações, algum ou alguns PZEM devem estar a falhar imensas leituras, nota que vão sempre existir falhas de leitura, estes medidores colocam à prova a qualidade/disponibilidade das redes WiFi pois estão a debitar dados de forma constante a cada 10 segundos e cada perda não é retransmitida.
As mensagens de diagnostico estão sobre MQTT, é boa ideia ligar para ver o que está a acontecer.
Penso que o problema não estará na rede WiFi, pois no envio de dados do sensor de temperatura não existe tantas falhas como podemos ver no print que deixei.
As falhas só acontecem para os PZEM, e acontece em todos ao mesmo tempo. Vou rever as ligações, mas tenho as minhas dúvidas que seja isso.

Quanto as mensagens de diagnóstico, como posso visualizar as mesmas?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 28 fev 2018, 10:53

Eu não disse que o problema está no WiFi, o problema está nas ligações dos PZEMs que estão a falhar muito. Mas se também não acha que seja isso então é melhor perguntar a alguém que perceba mais do assunto.

nunosilvarocha
Mensagens: 5
Registado: 16 mai 2017, 20:19
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por nunosilvarocha » 28 fev 2018, 12:04

Apr Escreveu:Eu não disse que o problema está no WiFi, o problema está nas ligações dos PZEMs que estão a falhar muito. Mas se também não acha que seja isso então é melhor perguntar a alguém que perceba mais do assunto.
Não estou a procura de conflito mas sim de soluções. Não queria ofender ao dizer " Vou rever as ligações, mas tenho as minhas dúvidas que seja isso." tal como disse vou revelas. Peço desculpa pela desvalorização da dica.

Quanto à questão do WiFi, estava-me a referir à sua parte do comentário "... estes medidores colocam à prova a qualidade/disponibilidade das redes WiFi ..." pois é o mesmo ESP que envia os dados da temperatura e pelo que percebo é tudo enviado na mesma mensagem e para este caso as falhas são praticamente inexistentes. O problema deverá estar no PZEM.

Vou verificar!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 28 fev 2018, 14:44

Sugiro também testar durante algum tempo um PZEM de cada vez para confirmar que todos estão OK. O algoritmo de recolha de dados dos três PZEM's em simultâneo não é o melhor nessa versão ( reinicia ciclos de leitura com demasiada frequência) , apesar de eu ter tido um duplo durante algum tempo que funcionou bem.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por jfr2006 » 28 fev 2018, 17:15

Eu nunca consegui funcionar com a forma de ligação sugerida. Consigo funcionar com 2 ligados na mesma porta, cada PZEM com o seu IP, se for por exemplo nos pinos D3 e D4 do nodeMCU. Ou então com um ligado nos pinos D3 e D4 e outro ligado na porta série de Hardware.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por RJSC » 28 fev 2018, 22:24

O VETL tem um medidor trifásico a funcionar em casa há muito tempo, vamos ver o que ele diz da estabilidade.
Se bem que como são 3 fases diferentes os desfasamentos na tensão e nas correntes pode contribuir para que as leituras dos 3 PZEMs fiquem disponíveis em diferentes momentos para o ESP8266 e não hajam colisões.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 28 fev 2018, 23:12

Tenho aqui um medidor triplo onde tenho estado a desenvolver a versão de software mais recente:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/mQppy ... 64-h712-no[/img]

coloquei a versão de FW que está no github e está a funcionar bem desde que o liguei:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/yrEZu ... 78-h711-no[/img]

Agora se um dos PZEMs falhar a resposta o medidor faz os possiveis para recuperar sem perder a leitura dos restantes, no caso do MQTT funciona muito bem mas nos updates HTTP (para o emoncms) fica com comportamento intermitente.

O codigo que está no github é muito bom para 1 medidor simples/bidirecional, já que perdoa erros de leitura e recupera relativamente bem e rápido. No entanto para medidores duplos e triplos não há meio termo, os PZEMs são lentos e tem que estar todos com uma construção muito sólida e a 100% para: ou estarem perfeitos como se observa no meu caso ou para estarem cheios de intermitências como está no caso do nunosilvarocha.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”