Monitorização consumo em casa

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 11 mai 2018, 22:01

ramboiavzl Escreveu:Bom parece que os primeiros passos já os consegui realizar.Digam-me se está correcto:
Portanto fiz o upload do ficheiro disponibilizado no projecto do enode como tenho o nodemcu presumi que o ficheiro a fazer upload seja o ESP_PZEM_1WIRE_2.4.ino.nodemcu?
Assim sendo e tendo já o enode configurado à rede local, como faço o último passo de configuração, do broker/Emoncms?
Imagem
Obrigado

Ok o mais dificil já está feito que é fazer aquela lenga lenga do firmware para colocar o binario certo. Agora preenches os dados da seguinte forma:

para emoncms remoto:
Server: emoncms.org
API KEY: a tua api key que aparece no site
fingerprint: ignora este campo

para emoncms local ( um raspberry pi com a imagem original deles)
Server: 192.168.1.1/emoncms
API KEY: a tua api key que aparece no emoncms
fingerprint: ignora este campo

Nota que o ip 192.168.1.1 terá que ser substituido pelo IP real do raspberry pi na rede.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 11 mai 2018, 22:04

ramboiavzl Escreveu:
Erbium Escreveu:Não, se forem alimentados por 5V não necessitam de resistência nenhuma. Garante só que não aquecem muito...
Então se ligar os 5v do pin Vin do Esp8266 ao pzem não necessito de soldar nenhuma resistência?
É que segundo: https://wifi-iot.com/p/wiki/15/ é preciso soldar uma resistência na mesma.E já testei sem resistencia e não obtenho o valor em watts só a voltagem.O resto fica tudo a zero.


As placas de desenvolvimento como o NodeMCU ou o Wemos ou outros tem já um conversor de 5V para 3v3 integrado na placa que torna tudo muito mais facil, no entanto o ESP8266 continua a ser um chip que trabalha a 3,3v e as alterações terão que ser feitas na mesma tal como está indicado no git e em todos os outros sites dedicados ao PZEM-004.

ramboiavzl
Mensagens: 14
Registado: 23 mar 2018, 19:00
Data de fabrico: 01 set 1998

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por ramboiavzl » 12 mai 2018, 19:46

Bom, a parte de configuração está feita.Já estou a receber dados no emoncms apenas da voltagem porque ainda não tenho a resistência soldada para obter os restante valores.
Quero deixar aqui uma questão: devido ao sitio onde tenho o nodeMCU, em que tenho uma fraca qualidade de sinal, alguns dos dados são perdidos.É verdade que são poucos,mas gostaria de saber se não é possível armazenar localmente esse valores e quando o nodeMCU retomar a ligação enviar os mesmos?
Não sei se isso já está implementados, se não está é uma melhoria futura que se poderia fazer.
O meu muito obrigado na ajuda ao longo de todo o processo

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 13 mai 2018, 10:27

ramboiavzl Escreveu:Já estou a receber dados no emoncms apenas da voltagem
Isso é impossivel. Ou há comunicação com o medidor ou não há. A tensão faz parte dessas medições.


Obrigado pela tua sugestão, mas lamento dizer que é mais fácil dizer do que fazer. O eNode tal como está não sabe a quantas anda, por isso as leituras que recolhe envia-as como estão. Cabe aos sistemas de tratamento de dados com respetiva base de dados receber as leituras, colocar uma data e guardar os dados para mais tarde poderem ser consultados.

Há várias estratégias para melhorar a qualidade da entrega dos dados, eu preferi o conceito de "streamimg", se entregou otimo se não entregou há-de vir o próximo. Isto permite um comportamento em tempo real para poder decidir o que fazer noutros locais ( por exemplo um EVSE inteligente ;) ).

Outros sistemas guardam os dados e enviam em bulk com data de ocorrencia mas isso para mim são dados com validade expirada que só interessam para consulta de historico em gráficos. E sinceramente se se perderem algumas amostras o resultado final não é assim tão diferente. Um exemplo deste ultimo conceito é o IoTaWatt do Openenrgymonitor.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 13 mai 2018, 19:37

conseguiste? :)

ramboiavzl
Mensagens: 14
Registado: 23 mar 2018, 19:00
Data de fabrico: 01 set 1998

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por ramboiavzl » 14 mai 2018, 14:05

Apr Escreveu:conseguiste? :)
Sim.Testei primeiro apenas numa tomada de casa, hoje já passa para o geral.Parabéns pelo projecto :D

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por NunoLopes » 16 mai 2018, 17:11

Depois de receber o meu primeiro PZEM, resolvi começar a instalar no ESP8266 a app do Apr, tudo instalado e configurado, como explicado aqui no fórum, consigo aceder pelo browser, e configurar a minha rede wifi caseira, no servidor do emoncms meti o IP do RPi, 192.168.1.xxx/emoncms, meti a minha APIKey.

No RPi instalei a imagem do emonpi, fiz os passos todos, acedo por browser ao 192.168.1.xxxx/emoncms, que é o IP fixo do RPi, vou á parte de wifi, e quando clico em scan, não me aparece nada, não me estou a conseguir ligar ao NodeMCU.

Ainda não tenho o ESP ligado ao PZEM.

Alguma ideia.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por VETL » 16 mai 2018, 17:39

Não tens que configurar nenhuma wifi no emoncms nem fazer nenhum scan.
Depois de configurares o esp8266 com o pzem ligado, ele envia os dados para o emoncms. Se estiver bem configurado, a info do PZEM vai aparecer nos inputs do emoncms.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por NunoLopes » 16 mai 2018, 17:52

Ok então.

Quais os feeds, inputs e apps que vocês tem adicionadas no emoncms no Rpi?

Outra pergunta que eu já vi aqui a resposta, mas agora não consigo encontrar, posso alimentar o PZEM com 5V de um carregador do telemóvel?

ESP ----- PZEM
RX ------- TX
TX ------- RX
GND ----- GND
5V ---- Carregador telemóvel 5V 300mA

O ESP precisa de ser alimentado? Se precisar posso alimentar pelo Vin que aguenta até 20V?
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Apr » 18 mai 2018, 00:06

Onde é que a pagina do github é menos clara nessas questoes de ligações do pzem e do ESP8266? Creio que seria melhor indicar o que está mais confuso para poder editar de forma a que todos possam compreender melhor.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”