Openenergymonitor

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por VETL » 06 abr 2017, 17:54

Não, não!
É tudo muito mais simples e barato.
No meu caso (trifásico), são:
3 destes
http://www.ebay.com/itm/Digital-Multifu ... SwtnpXlzkS

1 destes
http://www.ebay.com/itm/NodeMcu-Lua-CH3 ... Sw6DtYSRvo

e uma fonte alimentação (tipo carregador telemóvel c/ cabo usb).

Ficou no quadro lá de casa numa caixinha, tipo esta:
http://www.ebay.com/itm/Din-rail-housin ... SwDk5T6gFw

Os PZEM's004 tiveram uma alteração numa resistência e o produto final só chegou à versão atual com assistência à montagem by RJSC (hardware man).
O software, configurações e formação em ambiente Linux é do Apr (software man).

As medidas aparentam ser rigorosas e o sistema é estável. Aliás, lá em casa com todo este sistema, é o router o elo mais fraco.
E sim, é possível ter o fator potência. É aquilo que meti nos screenshots atrás como "%" (quem não sabe termos técnicos, mete como entende a coisa)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Openenergymonitor

Mensagem por mafgod » 06 abr 2017, 18:06

Hum.... muito interessante então.... :mrgreen:
Tenho de debruçar neste assunto daqui a uns tempos :D
Entretatno, vou monitorizar esta discussão... :mrgreen:

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por VETL » 06 abr 2017, 20:58

Ainda numa de apenas aguçar o apetite, vejam só o que podemos ter à mão em qualquer parte do mundo.
Estou longe de casa e ao mesmo tempo tão perto.
Fui avisado que o meu carro chegou a casa e que o EVSE ligou.
Mesmo à distância, posso brincar ou deixá-lo a gerir a coisa sozinho:



Mostrei aqui no pc, mas no Android também é pacífico.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por BrunoAlves » 06 abr 2017, 21:04

Isso de gozar com os piquenos :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por RJSC » 06 abr 2017, 23:40

Na altura em que houve hardware disponível alguns preferiram EVSEs comerciais por menos uns trocos...
Se a UVE nos contactar e houver um espaço adequado fazemos este ano uma nova apresentação/demonstração do sistema no ENVE.

Investir num sistema aberto é importante, senão se a empresa "não gostar" de vocês ou encerrar os servidores ficam "a pé".
Aqui surgiu já um exemplo:
https://www.theregister.co.uk/2017/04/0 ... up_bad_pr/

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Filipe » 07 abr 2017, 02:08

RJSC Escreveu:Na altura em que houve hardware disponível alguns preferiram EVSEs comerciais por menos uns trocos...
Se a UVE nos contactar e houver um espaço adequado fazemos este ano uma nova apresentação/demonstração do sistema no ENVE.

Investir num sistema aberto é importante, senão se a empresa "não gostar" de vocês ou encerrar os servidores ficam "a pé".
Aqui surgiu já um exemplo:
https://www.theregister.co.uk/2017/04/0 ... up_bad_pr/
100% de acordo. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 07 abr 2017, 09:42

VETL Escreveu:Ainda numa de apenas aguçar o apetite, vejam só o que podemos ter à mão em qualquer parte do mundo.
Estou longe de casa e ao mesmo tempo tão perto.
Fui avisado que o meu carro chegou a casa e que o EVSE ligou.
Mesmo à distância, posso brincar ou deixá-lo a gerir a coisa sozinho:



Mostrei aqui no pc, mas no Android também é pacífico.
Está impecável, aliás já vais ter que me ensinar a fazer alguns dos gráficos que mostraste que eu nao sou capaz...

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Openenergymonitor

Mensagem por dmorgado » 07 abr 2017, 12:03

Para reforçar e valorizar o trabalho daqueles que mais têm desenvolvido e partilhado "material e conhecimento" ao nível do openenergy em Portugal e arredores, deixo o meu testemunho que, apesar de estar ainda longe ao nível gráfico pois ainda estou a aprender a "dominar bem o cavalo", já se apresentará com maturidade suficiente para perceberem mais um bocadinho do que é possível fazer com estes sistemas.


Desde há muito tempo que me questionava acerca da melhor forma de medir as temperaturas cá de casa e visualizar as mesmas online.
Numa qualquer pesquisa na internet até aparecem algumas coisas, mas "barram" sempre nas variáveis que cada um de nós quer medir ou personalizar. Tem definidas condições e métodos inacessíveis tanto ao nível do hardware como do software.Os dados das temperaturas não são disponibilizados, para posterior análise. Além disso, têm limites, são caros e não fazem 1/3 do que queremos.

Este dilema, acabou no dia em que tomei conhecimento dos trabalhos realizados pelos amigos APR e RJSC. Aproveito, para lhes agradecer toda a disponibilidade que têm tido para comigo e com toda a comunidade relativamente à concretização e afinação da "máquina". SEM ELES NADA DISTO SERIA POSSÍVEL :clap:
Estando inicialmente interessado em medir temperaturas como disse, porque não medir também energia!? Assim foi...e mais qualquer coisa virá depois :).

Pelas experiências, posso dizer já que este sistema não tem mesmo limites. Haja ideias...E VONTADE. :D

No momento estou a medir energia total consumida, a energia produzida e a a energia consumida pela Bomba de calor.
Além disso, o meu sistema já faz o registo de 7 sondas de temperatura estando preparado para medir 10.
Consigo visualizar todos os dados armazenados num rpi, bem como online através do emoncms.

Em tempo oportuno, postarei imagens do sistema.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por pnunes » 07 abr 2017, 18:59

dmorgado Escreveu:Para reforçar e valorizar o trabalho daqueles que mais têm desenvolvido e partilhado "material e conhecimento" ao nível do openenergy em Portugal e arredores, deixo o meu testemunho que, apesar de estar ainda longe ao nível gráfico pois ainda estou a aprender a "dominar bem o cavalo", já se apresentará com maturidade suficiente para perceberem mais um bocadinho do que é possível fazer com estes sistemas.


Desde há muito tempo que me questionava acerca da melhor forma de medir as temperaturas cá de casa e visualizar as mesmas online.
Numa qualquer pesquisa na internet até aparecem algumas coisas, mas "barram" sempre nas variáveis que cada um de nós quer medir ou personalizar. Tem definidas condições e métodos inacessíveis tanto ao nível do hardware como do software.Os dados das temperaturas não são disponibilizados, para posterior análise. Além disso, têm limites, são caros e não fazem 1/3 do que queremos.

Este dilema, acabou no dia em que tomei conhecimento dos trabalhos realizados pelos amigos APR e RJSC. Aproveito, para lhes agradecer toda a disponibilidade que têm tido para comigo e com toda a comunidade relativamente à concretização e afinação da "máquina". SEM ELES NADA DISTO SERIA POSSÍVEL :clap:
Estando inicialmente interessado em medir temperaturas como disse, porque não medir também energia!? Assim foi...e mais qualquer coisa virá depois :).

Pelas experiências, posso dizer já que este sistema não tem mesmo limites. Haja ideias...E VONTADE. :D

No momento estou a medir energia total consumida, a energia produzida e a a energia consumida pela Bomba de calor.
Além disso, o meu sistema já faz o registo de 7 sondas de temperatura estando preparado para medir 10.
Consigo visualizar todos os dados armazenados num rpi, bem como online através do emoncms.

Em tempo oportuno, postarei imagens do sistema.
Morgado, pahh não resisti, isto perece o discurso do cardeal :lol:
Não desfazendo o trabalho espetacular veio a lembrança isto:
https://youtu.be/nWGnzWX2ntc
(So por causa do discurso ;) ) :lol:
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por pnunes » 08 abr 2017, 16:13

Agora sim o link anterior já funciona:)
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”