Emoncms

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Emoncms

Mensagem por Erbium » 21 dez 2017, 17:53

okcomputer Escreveu:
Erbium Escreveu:Vai ser colocada?!
Já uso há algum tempo...
onde? na versão online vou a APPS e nas Available Apps tenho a Myelectric e a Mysolar.

Qual é essa que tem a opção?
Sim, é online.
Carregas em "Add new app" e depois escolhes "Development: Time of use - flexible":

Imagem

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Emoncms

Mensagem por okcomputer » 31 dez 2017, 18:55

Já cruzaram o consumo medido pelo contador da edp, e o consumo medido pelo sistema emoncms?

Fui agora fazer isso, e de 18 de Dezembro até 31 de dezembro, o contador da edp mediu 88 kws.

Somei os registo do ecomcms e dá 117 kw para o mesmo periodo :shock:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Emoncms

Mensagem por RJSC » 31 dez 2017, 20:06

okcomputer Escreveu:Já cruzaram o consumo medido pelo contador da edp, e o consumo medido pelo sistema emoncms?

Fui agora fazer isso, e de 18 de Dezembro até 31 de dezembro, o contador da edp mediu 88 kws.

Somei os registo do ecomcms e dá 117 kw para o mesmo periodo :shock:
Também reaprei que o emoncms com o PZEM está a contar mais do que o que vem na fatura.
Acho que acontece porque o emoncms tira leituras de potência 10 em 10 segundos e depois vai acumulando os kWh ba partir daí.
O problema é que um pico de arranque de um motor do frigorífico por exemplo fica registado no máximo durante 10 segundos em vez do real que é menos de um segundo.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Emoncms

Mensagem por Apr » 31 dez 2017, 20:29

De 21Jul até agora a diferença de leitura do meu pzem e do contador da EDP é de 19kWh a favor da EDP. Atendendo ao facto de o PZEM ter estado em baixo algumas vezes por periodos relativamente curtos acredito que a diferença tenha sido menor. Erro vai haver sempre, mas o meu erro de 5 meses é menos que o erro do okcomputer em alguns dias.... ha qualquer coisa estranha.


Eu nunca liguei muito a isso, mas era muito interessante saber com que erro podemos contar no PZEM. O unico teste que fiz foi a comparar com os postos da Mobi-e já que este PZEM foi originalmente usado para contar cargas no meu EVSE. E ai as leituras eram muito semelhantes.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Emoncms

Mensagem por VETL » 31 dez 2017, 22:06

As minhas leituras são iguais às do contador.
Algo não deve estar bem aí nessas parametrizações.
Outra coisa que já me aconteceu num sistema que montei em casa do meu pai, foi uma das pinças medir mal ou ter vindo trocada da china.
Ela media o dobro do real. Foi fácil identificar o problema porque o sistema tem 3 fases - Ligando um motor trifásico, aquela pinça media o dobro das outras, o que não fazia sentido.
A solução foi fazer o ajustamento/correção nos feeds do emoncms.
CapturarJNA.JPG
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Emoncms

Mensagem por okcomputer » 01 jan 2018, 12:12

fui confirmar nos inputs, e está parametrizado para enviar de 10 em 10 segundos.

No entanto se for ao tab dos feeds, na coluna "Updated" as vezes aparece um valor superior a 10 segundos (já vi 17 ).

O que posso verificar mais além disto?


Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Emoncms

Mensagem por VETL » 01 jan 2018, 17:34

Falta aí um feed kWh/d.
O feed timestamp não é necessário.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Emoncms

Mensagem por okcomputer » 03 jan 2018, 23:39

Exprimentei medir a diferença de uma dia entre o emoncms e o contador da edp e deu 2 kwh.

É estranho porque eu se ligar uma lampada de 20w, o ecomcms aumenta o consumo nesse valor.. agora porque o somatório dá valor tão acima?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Emoncms

Mensagem por Apr » 04 jan 2018, 00:09

As amostragrens discretas a cada 10s nao sao razao para um desvio muito significativo. Como o eNode apenas envia medidas instantaneas faz sentido tentar perceber se a potencia esta a ser bem medida, tem acesso a outro medidor, por exemplo daqueles de tomada que se vendem no leroy ou no lidl?

Podia comparar as medicoes de consumo de um aparelho, de preferencia um aquecedor ou uma lampada incandescente potente com o eNode e com esse medidor e registar eventuais diferencas.

Por causa disto registei o consumo do meu contador no dia 1-jan e ate agora esta com menos de 1kWh de diferenca que é a granularidade minima possivel nos contadores da EDP.

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Emoncms

Mensagem por okcomputer » 03 fev 2018, 20:15

Apr Escreveu:As amostragrens discretas a cada 10s nao sao razao para um desvio muito significativo. Como o eNode apenas envia medidas instantaneas faz sentido tentar perceber se a potencia esta a ser bem medida, tem acesso a outro medidor, por exemplo daqueles de tomada que se vendem no leroy ou no lidl?

Podia comparar as medicoes de consumo de um aparelho, de preferencia um aquecedor ou uma lampada incandescente potente com o eNode e com esse medidor e registar eventuais diferencas.

Por causa disto registei o consumo do meu contador no dia 1-jan e ate agora esta com menos de 1kWh de diferenca que é a granularidade minima possivel nos contadores da EDP.
instalei hoje isto no quadro e bate certo com o que está a ser medido pelo eNode:

Imagem

A unica explicação é o tempo que ele leva a actualizar o site ecomcms.

A unica forma de ter isto mais certo era ter um rasperry a servir de servidor e actualizar com um valor abaixo dos 10 segundos, não? :think:

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”