EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 29 ago 2018, 23:27

Bem, este comportamento é mau. Salvaguardando as diferenças, recorda que quando um portátil ou um telefone tem um problema na ficha e a ligação para carregar fica intermitente, geralmente a bateria estraga-se...

Não percebi bem que consumo é a geotermia, mas se não há forma de o moderar, não estou a ver como melhorar isto.

Quando o consumo ultrapassa o máximo, é urgente reduzir o consumo do carro, porém, quando volta a subir, pode subir suavemente, evitando oscilações. O carregador interno do carro foi desenhado para determinadas condições, pode-lhe fazer mal as variações excessivas. Depois, poderia haver uma corrente de carga mínima para evitar que o carregamento parasse por completo. Tipo, abaixo desse limiar, não deixar nenhuma margem (parece haver uma margem ali de 1kW...).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 29 ago 2018, 23:46

o carro precisa de 6A no minimo para carregar, sao cerca 1380W. outra coisa é que o algoritmo faz as contas todas em amperes. podera haver ali um consumo ligeiramente diferente se o fator de potencia nao for aproximado à unidade. os meus graficos tenho-os em amperes para fazer este tipo de analises em casa.
em todo o caso parece que a folga nao é suficiente para o carro e por isso é que a carga pára.

o Leaf sei que demora cerca de 40segundos a iniciar carregamento se andarmos a desligar as cargas, com o botao da ficha j1772 ou a desligar o piloto.
acho que vou ter que adicionar uma espera maior para recomecar a carga para evitar falsos arranques. tambem concordo que é de evitar se for possivel. acho até que o melhor é expor esse atraso para ser configuravel pelo utilizador final que pode programar consoante a sua necessidade especifica.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 29 ago 2018, 23:48

Um atraso ou um arranque gradual...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 29 ago 2018, 23:57

eu tenho isso no colaborativo, ate tinha 3 modos de operacao, conservador, normal e agressivo. conservador aumentava no maximo 2A, normal aumentava metade da potencia disponivel e agressivo aumentaca logo tudo sem dó nem piedade lol. neste evse está agressivo

neste caso concreto da geotermia nao é suficiente teria que fazer algo com backoff exponencial e timeout, do genero reinicia em 15segundos se parar reinicia em 30 segundos se parar reinicia em 60 segundos, 120, 240.. etc... quando estiver a carregar ha mais de 10 minutos assume estar estavel e na proxima paragem forcada comeca novamente nos 15s.

vai dar luta

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 30 ago 2018, 09:43

Pois, isto recorda o controlo de congestão no TCP, o acesso ao meio na ethernet em cabo coaxial...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 05 set 2018, 17:08

No caso de a carga parar por falta de energia disponivel já dá para definir um valor de espera multiplo de 5 segundos. O valor máximo é 254 que dá cerca de 20 minutos de pausa.

Adicionalmente também já é possivel configurar o valor maximo absoluto do EVSE, nos casos em que a primeira limitação é a instalação da casa.

Os evse's que tinha disponiveis já estão instalados e a carregar os EV's dos respetivos donos e ja recebi uma serie de sugestoes que já estão implementadas, à espera de fazer um update de firmware OTA controlado:

- Definir autenticação das paginas do EVSE
- indicar que os dados foram gravados nas paginas de configuração
- indicar os amperes médios das sessões de carga na pagina das estatisticas


Estou a pensar em implementar arranques e paragens automaticas do EVSE, o exemplo clássico é deixar um carro ligado e quando houver campo solar suficiente o EVSE arranca, controla e no final do dia quando deixar de haver sol o EVSE desliga. No entanto este caso concreto ainda não é suficiente, queria algo mais genérico que desse para mais coisas do que apenas carregamento solar, como por exemplo um segundo EVSE em casa e a possibilidade de automatizar algumas ações básicas entre os dois com este mesmo mecanismo de arranques e paragens automaticas. Algo do género de quando um carro termina a carga o outro arranca sem estar à espera que algum temporizador termine. ideias precisam-se!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 06 set 2018, 09:48

Já tenho um esboço de uma nova funcionalidade chamada de "cenarios"

Já tenho 3 cenários que vou tentar implementar:

(1) Carregamento exclusivo em bi-horario ou tri-horario, semanal ou diario
(2) Carregamento temporizado ( aproximação da funcionalidade dos temporizadores do Leaf)
(3) carregamento exclusivo solar (com arranque a paragem automatica )


A única diferença entre o (1) e (2) é que os horarios do bi/tri horário já estão codificados no eNode e no outro estava a pensar em definir até 2 horarios distintos para ligar e desligar por dia, e a opção de excluir os fins de semana.


Em principio o EVSE passará a ter um novo modo de operação, SLAVE, onde passa a aceitar ordens do medidor de energia. Assim com a inteligencia centralizada no medidor de energia acho que consigo gerir multiplos EVSE numa unica instalação, e assim arrancar cargas num EVSE quando o outro está em fase final de carregamento, automaticamente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 06 set 2018, 20:35

Ó Apr, eu bem gostava de discutir um pouco contigo, mas não está fácil ter um bocadinho de tempo.

A minha impressão é a de que se podia resolver muitos cenários com um único modo de funcionamento, ou, vá, talvez dois, manual e automático. Penso que um sistema que não é modal é mais fácil de entender, de verificar a correcção, etc. Um pouco como quando tentas descrever um sistema físico com um único sistema de equações. Se não, os "programas" multiplicam-se.

Dá-me ideia que as funcionalidades actuais se consrguiam resolver assim. Mas não sei, e menos os novos casos que estás a planear.

Em informática, os interfaces modais (cada painel com funcionalidades diferentes, vi, etc) foram sendo substituídos por GUIs não modais. Agora nos telemóveis estamos a voltar aos modais, mas não em proveito da simplicidade (onde está o painel que tem aquela cena). Aqui não são modos de interface, mas de funcionamento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 set 2018, 02:18

Não sei se entendi bem essa questão das interfaces modais, a interface grafica é dos pontos onde tenho mais dificuldade, o meu objetivo sempre foi ter uma interface simples, limpa e com todas as funções do dia-a-dia disopniveis a 1 ou dois toques de distancia. O problema depois são as questões de design que geram imensas dores de cabeça para resolver.

Se tiveres ideias para simplificar os modos diz, não estou a ver como poderia ter apenas um modo automatico, o modo SOALR e POWER tem algoritmos completamente diferentes. O modo NORMAL e POWER é que poderiam-se tornar num só, já que a unica diferença é que o primeiro tem um teto maximo de amperes definido na hora pelo utilizador e o segundo tem o limite no máximo que o EVSE consegue fornecer.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 07 set 2018, 10:28

Eu percebo o que dizes migle, mas...

Temos de ter em mente que este produto/projecto é diferente de todos os outros que marcas implementadas no mercado vendem. Vamos-lhe chamar um produto para entusiastas :geek: , porque ao fim ao cabo é o que é. O que não quer dizer que não possa ser melhorado, alias é isso que o Apr pede, que nós demos ideias para o tornar mais simples e melhor.

Todos nós gostamos da simplicidade (ou não) por ser mais pratico, nada como o plug and play sem preocupações, sem configurações, já alguém o dizia. A questão aqui é que o Apr tem um produto que devido a especificações do mesmo fica muito limitado se for plug and play e desvirtua completamente o projecto tornando-o igual aos demais.

A nível de interface para por o carro a carregar acho que esta simples o quanto baste para qualquer pessoa o utilizar, o "problema" de não ser user friendly a meu ver esta na parte da configuração. Para quem nunca ouviu falar de ip´s, gamas de ip´s, ip fixo, ip dinâmico, página de configuração do router, pode-se tornar complicado o arranque inicial com este EVSE (embora o Apr tenha sempre mostrado disponibilidade para ajudar caso houvesse alguma dúvida), mas como disse mais atrás se calhar também não é o tipo de EVSE para essas pessoas. Depois de isto configurado acho que é bastante simples.

A minha mulher quando viu que eu para por o carro a carregar tinha que fazê-lo no telemóvel o comentário foi: " então não devias ter comprado uma coisa que fosse simples, só ligar e pronto, como o outro (evse da Nissan)". Depois lá lhe expliquei como funciona.

Quando eu disse que estava interessado no EVSE, o Apr teve o cuidado de me informar que eu estava a comprar um produto que ainda não estava acabado e que era diferente dos outros, e quando fizemos o negocio, também me disse que caso eu tivesse dificuldades e visse que não era o que eu queria aceitava-o de volta :handgestures-thumbupright: . Embora eu tenha conseguido por a funcionar o EVSE sozinho, e evitando ao máximo estar a chateá-lo, sempre se mostrou disponível e preocupado com a evolução da coisa.

Como disse, com as opiniões de todos certamente este projecto irá tornar-se mais simples e melhor para todos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”