EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 03 jun 2018, 14:41

Uma maneira de usar o WiFi, é usar o WiFi do telemóvel.... Não sei é se isso pode funcionar através da internet (https, etc, etc), ainda mais através da ligação NAT limitada dos telemóveis...

Essa ideia da wallbox ser outro quadro é interessante, embora aí requeira uma ficha fêmea (senão fica mal, um cabo a sair da parede). De qualquer modo, não sei.

Em relação à qualidade do cabo que vai da wallbox ao carro, essas placas mais antigas podem testar a resistência desse cabo?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 03 jun 2018, 20:33

migle Escreveu: Em relação à qualidade do cabo que vai da wallbox ao carro, essas placas mais antigas podem testar a resistência desse cabo?
Como assim testar a qualidade/resistencia do cabo?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 04 jun 2018, 10:02

Não costuma acontecer esse teste? Estava-me a lembrar que uma vez o meu sabonete não carregou porque estava a usar uma extensão enrolada, claro, isso é o cabo do sabonete até à parede. Pensei que o cabo do EVSE até ao carro também fosse testado.

É que esse vou ter de comprar por aí... Enquanto que até à wallbox vou ver as coisas com um electricista, da wallbox ao carro há de ser um cabo a comprar algures... talvez uma wallbox em segunda mão, pode dizer que é de 32A e não ser bom.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 04 jun 2018, 14:36

migle Escreveu:Não costuma acontecer esse teste? Estava-me a lembrar que uma vez o meu sabonete não carregou porque estava a usar uma extensão enrolada, claro, isso é o cabo do sabonete até à parede. Pensei que o cabo do EVSE até ao carro também fosse testado.

É que esse vou ter de comprar por aí... Enquanto que até à wallbox vou ver as coisas com um electricista, da wallbox ao carro há de ser um cabo a comprar algures... talvez uma wallbox em segunda mão, pode dizer que é de 32A e não ser bom.
Não há nenhum teste de qualidade dos cabos em nenhum EVSE. Essa extensão provavelmente estava ligada a uma tomada sem terra ou ela propria não tinha fio terra.

Os EVSE mais avançados medem outras grandezas fisicas para tentar aferir de forma indireta a estabilidade do carregamento, como por exemplo o abaixamento da queda de tensão e/ou a temperatura.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 04 jun 2018, 16:07

Tinha terra e estava ligada à terra. Era uma extensão de qualidade, dos bombeiros :oops: de 16A ligada à tomada exacta onde depois liguei o sabonete do carro. Podia ser a queda de tensão... A temperatura não, porque cortou logo.

Mas então em direcção ao carro, do EVSE ao carro, não há nenhum teste? Esse teste existe nos PCRs, certo?
Um teste serve sempre como double-check... estás a ver, ainda por cima no meu caso, em que não domino o assunto.

PS: Eu falei nisso ao engenheiro de suporte com quem tive ocasião de falar. Se bem me recordo, ele confirmou "a resistência de uma extensão enrolada não é a mesma...".
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por RJSC » 04 jun 2018, 16:19

migle Escreveu:PS: Eu falei nisso ao engenheiro de suporte com quem tive ocasião de falar. Se bem me recordo, ele confirmou "a resistência de uma extensão enrolada não é a mesma...".
Isso é falso. A resistência do cabo enrolado é exatamente a mesma que estendido.
O que acontece com um cabo enrolado é que não tem superfície de contacto com o ar para dissipar o calor: apenas a espiras da camada de fora do rolo podem dissipar o calor e num cabo esticado toda a superfície do caro pode dissipar calor.
O efeito é o mesmo que acontece num prato de arroz: em monte demora muito mais a arrefecer que o mesmo arroz espalhado.
A ver se acabamos com esse mito de uma vez...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 04 jun 2018, 16:27

Ok, mas fico eu com a culpa do erro aqui. Ele deve ter dito outra coisa. Eu não me sinto confortável com electromagnetismo.
Teria sido então a mesma situação com a extensão esticada? Como é que o EVSE de origem do meu carro impediu o carregamento usando uma extensão? Era material de qualidade, segundo o bombeiro. Escusado será dizer que a tentativa foi repetida várias vezes... e que o corte era imediato, pelo que a questão da dissipação do calor...

PS: De qualquer modo, tenho de voltar ao assunto... Não me sinto confortável com electromagnetismo, mas uma indutância faz-se com um fio enrolado e a sua impedância depende da frequência.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por RJSC » 04 jun 2018, 16:55

migle Escreveu:PS: De qualquer modo, tenho de voltar ao assunto... Não me sinto confortável com electromagnetismo, mas uma indutância faz-se com um fio enrolado e a sua impedância depende da frequência.
Está certo. Aqui o que joga é a parte da frequência: a 50Hz e sem um núcleo de ferro o efeito não se nota. É por isso que os transformadores têm um núcleo de ferro maciço para funcionar a 50Hz.
Até com DC um cabo enrolado derrete que esticado não derretia.

O EVSE nos bombeiros ou teve falha de terra (podia a extensão ter terra mas estar o fio com mau contacto quer na extensão quer na tomada dentro da parede) ou tensão demasiado elevada/baixa.
Um colega deste fórum uma vez nos bombeiros apanhou uma tomada Schuko que estava ligada a 400v: viewtopic.php?f=56&t=4164&p=84638&hilit=400v#p84638

No caso dos ZOE se a diferença de tensão entre terra e neutro for superior a 1V o carro recusa-se a carregar.

Os PCR o único teste que fazem ao cabo antes de iniciar o carregamento é às fugas de corrente para a terra (o mesmo que o diferencial faz em AC).
Depois disso pode detetar problemas com o cabo ou com os contactos estragados comparando a tensão que mede internamente com a tensão reportada de volta pelo carro.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 04 jun 2018, 17:13

RJSC Escreveu:Os PCR o único teste que fazem ao cabo antes de iniciar o carregamento é às fugas de corrente para a terra (o mesmo que o diferencial faz em AC).
Check. O design guide do CCS fala em Isolation resistance superior a 100kΩ. Ou seja, inferior pode significar que está a descarregar para a terra, por exemplo, através de uma pessoa. O mesmo que o diferencial... Só que aqui o diferencial está antes do EVSE. Está tudo bem assim?

Suponhamos que compro um cabo com ficha Mennekes no ebay, que diz que é de 32A, mas é manhoso, ou simplesmente não liguei os contactos com a segurança necessária (li um bocadinho do manual do OpenEVSE... existe uma maneira correcta do cabo estar apertado no parafuso, e uma maneira incorrecta). Tenho todas as protecções? Isto é, basta o diferencial no quadro?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por RJSC » 04 jun 2018, 22:24

O diferencial protege as pessoas.

Se tiveres um cabo com contactos mal apertados ou molas frouxas nas fichas não há EVSE que valha: vai aquecer e derreter.
Aconteceu com uns Tesla Model S derreter a ficha e a porta de carga.
Então a Tesla fez um remendo no firmware do lado do carro:
Se a tensão cair muito quando se começa a puxar corrente, o carregador baixa a potência.
Só que isso foi mesmo um remendo que deixou muitos proprietários a carregar mais lentamente sem qualquer justificação: aqueles cuja casa está longe do posto de transformação em que a queda de tensão se deve ao comprimento das linhas eléctricas na rua e não a um mau contacto nas fichas do evse ou carro.

Um EVSE só se pode "defender" dessa forma a montante: analisando a queda de tensão na entrada reduzir a corrente, mas no cabo do EVSE até ao carro só é possível mitigar a situação no firmware do carregador interno.

Na realidade há uma maneira de ser o EVSE a evitar o aquecimento na ficha que liga no veículo: tens que fazer um cabo especial com um condutor extra para colocar um sensor de temperatura na ponta do cabo e meter resina epoxy de boa condutividade térmica para o aquecimento dos pinos metálicos chegar ao sensor de temperatura em tempo útil.
Só que assim ficas com uma wallbox de cabo fixo.
Não sei de nenhuma implementação disso em qualquer EVSE no mercado, se existir algum, o cabo em vez de ter os habituais 4 fios para carregamento monofásico terá que ter 5, ou em vez de 6, ter 7 no caso de um cabo trifásico.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”