EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 05 jun 2018, 00:32

Ok. Muito obrigado pelas respostas.

Ao mesmo tempo, depois de ver as fotos no guia de instalação do OpenEVSE, estou agora mais inclinado a arranjar um que possa ser usado portátil ou em casa. Eu antes pensava que a Mennekes era a tomada ideal, as industriais não são à prova de crianças. Porém, vou-me contentar com meter a tomada industrial mais alta, fora do alcance.

Se entretanto não houver outros interessados, provavelmente mando vir o kit do RU ou dos EUA (ainda não decidi, são versões diferentes).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 06 jun 2018, 22:45

Migle, ainda bem que estás inclinado para um OpenEVSE, da minha experiencia com eles não houve nenhum que me falhasse, SW e HW é muito estável.


Entretanto tenho andado a testar as % de carga, no outro dia já com bateria fraca a 14% de SOC no quadrante do carro, pus à carga programada para terminar aos 85%. No dia seguinte cheguei ao carro e tinha precisamente 85% no quadrante :-) :-)

Mas foi uma situação que não voltei a replicar, ainda hoje à hora de almoço tinha 49% e programei para parar aos 81% e ele terminou aos 84%. Ainda há uns pozinhos que tenho que alinhar mas estou muito proximo de ter isto a funcionar bem.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 07 jun 2018, 11:49

Como é que funciona o carregamento da bateria de 12V no Leaf? É que no Ioniq, a carga normal é completamente previsível: potência constante com um minutinho transitório no princípio e no fim. Com o sabonete, a potência útil são 2.3kW, dá 8.2% da bateria por hora, 3x6=18, é fazer a conta... Geralmente, carrega mais 1-2% do que eu planeava, mas às vezes carrega menos porque ocorre um ciclo de carregamento da bateria de 12V (o carro acorda periodicamente para verificar o SoC da bateria de 12V e se estiver abaixo de 20% carrega-a até aos 80%, coisa que demora meia hora, além disso, também o faz oportunisticamente quando é posto a carregar). Não será uma coisa dessa tipo a acontecer aí?

Segundo percebi atrás, estás apenas a controlar a temporização, e não a monitorizar o SoC.

Sem contar que a estimativa que ele tem do SoC há de ser super-high-tech, mas também terá a sua muito ligeira imprecisão...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 jun 2018, 18:26

Talvez, já tenho dados novos de SOC que vou colocar no EVSE juntamente com a estimativa da capacidade da bateria, as contas que faço incluem tempo e energia, a carga vai parar quando o primeiro chegar ao limite definido.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 07 jun 2018, 19:33

O ciclo de carregamento da bateria de 12V é fácil detectar quando gravamos dados, porque a tensão da dita, sobe dos 11.8V para os 14V...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 jun 2018, 21:58

migle Escreveu:O ciclo de carregamento da bateria de 12V é fácil detectar quando gravamos dados, porque a tensão da dita, sobe dos 11.8V para os 14V...
É possivel, mas não para o EVSE, esse cruzamento de dados fica para alguém que queira complicar noutro sistema.

Ultimamente tenho carregado o Leaf sem qualquer preocupação à hora de almoço e ao máximo da potencia, o controlo automático faz o seu trabalho e aproveita toda a energia que está permitida:

Imagem

Há uma produção solar que ajuda a baixar o consumo. é possiver observar o tempo de reação do EVSE às mudanças de consumo da casa e dá para ver que teve que baixar ali para os 20A da carga do Leaf para garantir que tudo funciona sem problemas.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 30 jun 2018, 00:33

Imagem


Hoje à hora do jantar, o caos habitual e desta vez com o carro a bombar ao máximo 8-)

Laranja pintado é o consumo da casa, o azul são os amperes escolhidos no EVSE e o vermelho são os amperes reais que o carro está a puxar.

Ali a seguir às 20:50 o carro teve mesmo que parar de carregar. Resumiu automaticamente para continuar a sua carga aproveitando toda a potencia disponivel. Os picos de mais de 40A podem acontecer, desde que seja por pouco tempo.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 05 ago 2018, 19:53

Tenho 2 EVSE disponiveis para quem quiser participar neste projeto. Estes são os últimos 2 OpenEVSE SMD que tenho disponiveis. Depois destes para continuar tem que se voltar a fazer mais placas.

Imagem

Ambos são de até 32A monofasico, um é type2 outro é type1. Para tirar partido de todas as funcionalidades é preciso um dos meus medidores de energia.

Algumas screenshots interessantes das páginas de controlo (o EVSE está na bancada a simuar uma carga, as stats estão todas a zero!)



Pagina principal:
Imagem


Historico de carregamentos:
Imagem


Configuração do pack de bateria:
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2018, 20:32

:clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Fil » 05 ago 2018, 21:44

Apr 5 estrelas!
Quem quiser o melhor evse que já alguma vez vi, faça um favor a si próprio e compre este;)

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”