EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por VETL » 09 ago 2018, 00:44

migle Escreveu:
08 ago 2018, 23:04
De certeza que é de 32A? Essa deixou de existir no electromaps. O meu argumento é que são as duas vermelhas, a de 16A (22kW) e a de 32A (43kW), têm os mesmos pinos, com o mesmo alinhamento, mas uma não encaixa na outra, naturalmente.

E a de 16A, que vemos com frequência, no talho, na lavagem de carros, não serve para um EVSE monofasico de 32A.
Não. As vermelhas trifásicas são:
16A (11kW)
32A (22kW)
63A (43kW)
125A (86kW)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Erbium » 09 ago 2018, 10:38

migle Escreveu:
08 ago 2018, 23:04
De certeza que é de 32A? Essa deixou de existir no electromaps.
Penso que sim, o Zoe que lá costumava carregar:
Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 11 ago 2018, 21:27

VETL Escreveu:
09 ago 2018, 00:44
Não. As vermelhas trifásicas são:
16A (11kW)
32A (22kW)
63A (43kW)
125A (86kW)
Desculpem a confusão!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 17 ago 2018, 22:44

Boas,

Como vou ficar com um dos EVSE feitos pelo Apr hoje decidi ir comprar fichas para fazer os adaptadores para todas as situações possíveis no nosso país.

Comprei 3 tomadas fêmeas 32A 5P (como tinha referido mais atrás tenho preferência neste tipo de tomada, parece-me que é o que existe em maior numero no nosso país), um macho 3P 32A, um macho schuko e um macho 4P 32A, e foi neste ultimo que me espalhei ao comprido :oops: . Pois eu não sabia que as fichas trifasicas de 4P não usam neutro :oops: :oops: , portanto não estava a ver como ia fazer para saber em qual pino punha o neutro (em nenhum, simplesmente não pode ser ligado directo), toca de pesquisar no google e depois de uma serie de buscas eis que encontro um video do Alexmol (https://www.youtube.com/watch?v=2nR918Z2Dj0&t=3s) e começo a perceber que é mais complicado do que eu pensava. Mais uma pesquisa e eis que o google me retorna este tópico viewtopic.php?t=3328&start=600#p32766, pronto vou tentar fazer assim ;)

Agora só tenho de arranjar uma lâmpada 220v do género, estou a pensar usar uma lâmpada piloto das réguas de tomadas.

NOTA: este fórum é um poço de informação :D
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por RJSC » 18 ago 2018, 15:04

Se for para usar com carregamento monofásico e só um veículo não se ganha nada com esse adaptador em relação a utilizar só a tomada shucko: está limitado a 16A que passam pelo neutro na tomada shucko.
Só com um carregamento trifásico ou 3 veículos a carregar simultaneamente um em cada fase tem algum ganho.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 28 ago 2018, 01:19

Primeiro carregamento a 28A, já fiz um a 16A e correu bem, hoje é dia de ver a 28A. Podia esticar mais um bocadinho, mas ainda há algumas coisas ligadas cá em casa.

Imagem

O pico de consumo depois de por o carro a carregar:

Imagem

Consumo em tempo real:

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 28 ago 2018, 01:53

Se tens o eNode, põe em power e esquece. O evse ajusta-se para não passar a corrente limite do disjuntor de entrada.
Mas, em todo o caso, o Leaf não deve puxar mais de 28A, acho que foi isso que já se confirmou por aqui
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 28 ago 2018, 08:54

No screenshot do EVSE em baixo o modo "MANUAL" a vermelho indica que o EVSE não está receber dados do medidor de energia. Nesta situação o LED da caixa está azul (em carga) e a piscar ocasionalmente a vermelho.

Deve faltar configurar o IP do medidor de energia nas configurações do EVSE.

Quando funcionar, o modo passa a verde na pagina e o LED vai ficar azul e a piscar ocasionalmente a cor que correspende cada modo ( amarelo para solar, laranja para power e azul bebe para normal ).


Em relação aos dados para visualizar as cargas, como mudaste o nome do EVSE nas configurações foi preciso acertar a configuração no emoncms.

Em todo o caso, para quem levou isto apenas com uma descrição verbal e uma mensagem com a password do wifi, está-se a safar muito bem ;)


Aproveita e configura os dados do teu carro, se tens um Leaf 30kW tens que por 28kWh na capacidade da bateria e estimar a degradação atual. Assim como a media de consumo mais realista para o teu caso. Assim as estatisticas de % e numero de Km carregados é mais precisa.
Última edição por Apr em 28 ago 2018, 12:05, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 28 ago 2018, 09:00

Essa pagina html foi otimizada para ser vista no telemovel, acabei por estragar o codigo do CSS para tamanhos de janela maiores como um browser de um PC.

É um problema que vai ter que ser resolvido.

Para os mais curiosos, as paginas de controlo do EVSE são externas, o que quer dizer que é possivel refazer totalmente toda a GUI sem ser preciso fazer nenhum update no firmware.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 29 ago 2018, 23:02

Hoje tive um caso interessante para analisar, uma carga noturna automática aparentemente reiniciou muitas vezes e ainda por cima em muitas nem sequer houve carga. O estado do log no EVSE era este:

Imagem

O carro começou a carregar às 05h00 e fartou-se de desligar/ligar a carga como se consegue ver em cada entrada. Os logs originais guardados e acessiveis no proprio EVSE tem mais resolução, alguns destes carregamentos de zero kWh na verdade tem alguns Wh registados.

Bom de facto isto não parecia ter grande aspeto, no entanto os gráficos do emoncms ajudaram a perceber o que se passou:

Imagem

Laranja pintado - consumo total
Azul pintado - carga do VE
Linha Vermelha - Geotermia
Potencia contratada da casa: 30A (~6900W)

Efetivamente a conjugação de cargas naquele periodo não são compativeis e o carro teve que parar de carregar várias vezes para que o consumo marcado como "Geotermia" pudesse fazer a sua cena. Durante esta luta, enquanto os donos dormiam descansados, o EVSE foi ajustando automaticamente a carga possivel de forma a que de manhã estivesse tudo operacional e pronto a rolar! 8-) 8-)

Nesta situação acham que EVSE se deve comportar assim ou devo diminuir a sensibilidade no algoritmo para que não hajam tantos arranques falsos? Por exemplo posso definir um tempo de guarda onde sempre que o EVSE pára por excesso de carga aguarda até tentar carregar novamente. Neste momento o tempo de reação é de 15 segundos.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”