EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 jan 2019, 23:01

curioso, o comando que invoco o OpenEVSE é o "sleep" ($FS) que mantem o piloto ligado nos 12V. Tem a vantagem de poder detetar se o carro está ligado ou não. Podes experimentar desligar mesmo o piloto com este comando

Código: Selecionar todos

/rapi?$FD
para ver se o carro é menos esquesito. é equivalente a ter a ficha no carro e o EVSE desligado da tomada.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 13 jan 2019, 23:47

Ok. Mas antes disso tenho de ter a certeza de que o comportamento do carro é repetível.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 28 fev 2019, 23:15

Nova funcionalidade do EVSE: Acesso remoto através de uma aplicação de chat!

Falamos com o EVSE e ele responde, e vejam só que bom aspeto ele tem com aqueles bigodes bem penteados :D

Imagem

um pequeno video de uma versão inicial, chat real, onde pus o carro a carregar e desliguei a seguir (o carro demora bastante tempo a iniciar a carga).
https://youtu.be/TwFXc-jZ-hY


O controlo é rapidissimo e extremamente cómodo, pois há atalhos para tudo, é só clicar nos links e seguir os menus. Recebem-se alertas de inicio e fim de carga com resumo de tempo e energia carregada.
É possivel associar vários EVSE ao mesmo utilizador e associar vários users à mesma conta, p/exemplo marido e mulher.
Para poder usar é preciso fazer um update do EVSE para permitir autenticar no serviço. Instalar o telegram e... falar comigo ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 28 fev 2019, 23:54

Muito bom :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: EVSE inteligente

Mensagem por vgomes » 01 mar 2019, 01:39

APR sempre a acompanhar as mais recentes tendencias tecnologicas.

Mt Mt bom

Parabens

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 01 mar 2019, 22:09

Eu estou completamente rendido, muito mais simples e rapido. Ainda não substitui totalmente o web interface local porque a parte dos temporizadores é um pouco mais complexa.

Tive que melhorar os updates OTA para que os updates sejam mais faceis e frequentes e com isso tive que abdicar das estatisticas de carga, que estavam sem limite e iam escrevendo todas as cargas efetuadas. Agora apenas guarda as ultimas 40 sessões de carregamento. Por isso se for necessário registar alguma é ter atenção que evetualmente vai ser apagada. Há pouco estive a analisar um dos primeiros EVSE's e tinha mais de 500 sessões de carregamento registado!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 04 mar 2019, 23:00

Eu ainda não consegui experimentar! Estou com tanta falta de tempo... Só tenho pena de ser o Telegram e não um protocolo aberto como o XMPP/Jabber ou mesmo o IRC. Mas parece que em Lisboa é preciso instalar mesmo o Telegram para poder usar os PCRs...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 05 mar 2019, 01:04

o telegram é opensource. Esta ideia dá para implementar em varios, slack, messenger do fb, etc (o whatsapp nao da). Acabei por ir para o telegram porque ja usava e gostei dos menus interativos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 05 mar 2019, 13:49

Acho que só a parte interactiva é open-source. O protocolo não é aberto e depende de um servidor deles. O Xmpp/Jabber é a RFC 3920 e as XEPs, com dezenas de clientes e servidores escritos por pessoas diferentes em todas as plataformas. É federado, tal como o email pessoa@domínio.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 05 mar 2019, 23:18

Tens razão só os clientes são opensource. No entanto a API está bem documentada, trata da parte da autenticação muito bem e está disponivel em todo o lado, quer em apps quer no browser ou desktop, e permite a criação de bots de forma muito simples e rápida.

Não sei que vantagens ves nesse protocolo, eu nem conhecia e das pesquisas que fiz fiquei um bocado na mesma... mas se quiseres posso partilhar contigo a minha implementação para ver se consegues trocar o telegram por xmpp.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”