EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 05 ago 2018, 22:06

Live demo do EVSE TYPE2 aqui:

Não sei como se vai comportar se tiver muitos acessos, esp tem um limite de 4 sessões, e cada acesso conta como 2 sessões. Do que experimentei não correu muito bem....
Última edição por Apr em 12 ago 2018, 12:08, editado 1 vez no total.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE inteligente

Mensagem por mafgod » 06 ago 2018, 13:35

Apr Escreveu:
30 jun 2018, 00:33
Os picos de mais de 40A podem acontecer, desde que seja por pouco tempo.
Tens contador dos novos, os tais que são eles próprios que limitam a potência?
Creio que nestes, sendo mais rigorosos que um disjuntor térmico, não são tão tolerantes...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 06 ago 2018, 14:22

Ainda não tenho contador inteligente, eu diria que há tolerancia programada no algoritmo de deteção de corrente, se é mais agressivo ou menos agressivo que o tradicional sistema magneto-térmico só testando, há tempos apareceu aqui uma curva de disparo de um limitador usado em espanha e parecia ter bastante tolerância.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 06 ago 2018, 15:05

Posso ficar com o tipo 2?
Eu tinha tantas perguntas para fazer primeiro, mas se perder tempo com isso...

Eu não tenho solar, é mesmo só para manter os 25A em casa.

As mais imediatas são: estás a usar o mesmo SoC com Wi-Fi que é usado no OpenEVSE? O teu software não é um fork? Pelo menos não na aparência. Porque não? Nunca tentaste integrar o teu trabalho com eles? Dá para instalar o deles? (à vez, para experimentar, não em dual boot)

Isto tem o controlador OpenEVSE v2 não é? Eles nunca produziram um datasheet que permita comparar com o v5, pois não?

Isto não tem mostrador LCD nem botões?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 06 ago 2018, 16:03

Botão pode ter, mostrador lcd é comprar no ebay por 4€. A partir do momento que tens Wi-Fi com o esp, o LCD é totalmente dispensável ;)
Eu tenho LCD, posso indicar-te o link do que comprei, porque antes fui papado num que não tinha I2C apesar de dizer que sim no anuncio
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 06 ago 2018, 17:36

Sim, o LCD é dispensável, e eu consigo abastecer-me na Farnell e etc...

Eu tinha hesitado porque gosto sempre de ter o mais actual, etc (openevse v5). A verdade é que tive uma semana de férias em que contava ser capaz de encomendar o kit e ver preços de componentes (e gosto da caixa deles) e estive a tomar conta de três filhos, não consegui.

Neste momento só estou a pensar se haverá um impedimento técnico em passar um cabo Ethernet para a garagem. Vou ter de chamar um electricista para aumentar a capacidade do ramal da garagem para 32A. Apesar da luz vir do meu quadro, os circuitos das várias fracções devem encontrar-se numa caixa de derivação do prédio, porque inicialmente não se sabia que fracção ficava com que lugar de garagem e arrecadação. O cabo Ethernet terá de passar por aí sem reclamações.

Moro no terceiro andar... O comprimento do cabo estará dentro da especificação.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 06 ago 2018, 18:45

migle Escreveu:
06 ago 2018, 15:05
Posso ficar com o tipo 2?
Eu tinha tantas perguntas para fazer primeiro, mas se perder tempo com isso...

Eu não tenho solar, é mesmo só para manter os 25A em casa.

As mais imediatas são: estás a usar o mesmo SoC com Wi-Fi que é usado no OpenEVSE? O teu software não é um fork? Pelo menos não na aparência. Porque não? Nunca tentaste integrar o teu trabalho com eles? Dá para instalar o deles? (à vez, para experimentar, não em dual boot)

Isto tem o controlador OpenEVSE v2 não é? Eles nunca produziram um datasheet que permita comparar com o v5, pois não?

Isto não tem mostrador LCD nem botões?



migle, já tenho 1 interessado no type2, caso haja desistência aviso-te.

Em relação às tuas questões:

estás a usar o mesmo SoC com Wi-Fi que é usado no OpenEVSE?
- sim
O teu software não é um fork? Pelo menos não na aparência. Porque não? Nunca tentaste integrar o teu trabalho com eles? Dá para instalar o deles? (à vez, para experimentar, não em dual boot)
- Eles integraram o meu trabalho no deles, quando lançaram essa versão de firmware até haviam fotos minhas no meio dos slides que foram depois retiradas. Eu publiquei todo o trabalho de desvio de energia do EVSE num fórum e fico contente que haja agora um firmware capaz de fazer algumas das coisas que o meu faz. Os EVSE que faço são perfeitamente compativeis com ambos os sistemas. Pode-se experimentar ambos os firmwares, com alterações minimas no sketch (uso serial speed 9600bps por razoes historicas) e nas ligações do LED e botão (o openevse vende uma placa à parte para isso)
Isto tem o controlador OpenEVSE v2 não é? Eles nunca produziram um datasheet que permita comparar com o v5, pois não?
migle Escreveu:
06 ago 2018, 17:36
gosto sempre de ter o mais actual, etc (openevse v5).
Não faz qualquer sentido o que escreves sobres as versões, O OpenEVSE pode ser qualquer 1, o firmware é igual e as revisões de HW mais recentes tem mais algumas funcionalidades a mais mas nada de importante. A versao de componentes discretos acabou na V2 a versão SMD estável é a V4 que são as que uso. A V5 é está em fase de prototipo não testado há mais de 1 ano...

Isto não tem mostrador LCD nem botões?
- Completando a resposta do Bruno,Tem um botão e um LED RGB controlados do meu firmware para fazer a sinalética / controlo básico no caso de não haver um smartphone à mão.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 06 ago 2018, 19:30

Apr Escreveu:
06 ago 2018, 18:45
migle, já tenho 1 interessado no type2, caso haja desistência aviso-te.
Ok. Hei de arranjar maneira.
Apr Escreveu:
06 ago 2018, 18:45
Em relação às tuas questões:

estás a usar o mesmo SoC com Wi-Fi que é usado no OpenEVSE?
- sim
O teu software não é um fork? Pelo menos não na aparência. Porque não? Nunca tentaste integrar o teu trabalho com eles? Dá para instalar o deles? (à vez, para experimentar, não em dual boot)
- Eles integraram o meu trabalho no deles, quando lançaram essa versão de firmware até haviam fotos minhas no meio dos slides que foram depois retiradas. Eu publiquei todo o trabalho de desvio de energia do EVSE num fórum e fico contente que haja agora um firmware capaz de fazer algumas das coisas que o meu faz. Os EVSE que faço são perfeitamente compativeis com ambos os sistemas. Pode-se experimentar ambos os firmwares, com alterações minimas no sketch (uso serial speed 9600bps por razoes historicas) e nas ligações do LED e botão (o openevse vende uma placa à parte para isso)
Ok. É o que precisava de saber.
Então ainda bem. E parabéns pela integração também.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Fil » 06 ago 2018, 23:32

Migle, uma powerline resolve o problema de rede na garagem, não é necessário passar o rj45 visto que a rede eléctrica da garagem é a da casa.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 07 ago 2018, 05:13

Apr, não faz sentido estarmos a trocar questões por MP, pois as minhas questões podem ser a de outros. 8-)
Apr Escreveu: Este EVSE é monofasico, porque queres uma ficha trifasica?
Como já referi é só mesmo por maior compatibilidade com as fichas que se usa por ai. Tenho ideia das fichas de 5 pinos serem mais abrangentes no nosso país (nos outros não sei). Por exemplo, quando vou ao Leroy Merlin de Almada eles deixam carregar nas tomadas do parque de estacionamento. O parque tem shuko e tem trifasicas de 5 pinos. Eu sei que se usarmos a ficha de 5 pinos trifasica, dois pinos vão estar sem nenhuma fase ligada, como disse é mesmo só por maior compatibilidade e assim evitar usar depois uma ficha cee 32A mono para cee 32A tri.

Na questão dos reports para ti, vai estar ligado a um servidor e enviar os dados (log), ou teremos de ser nos a fazer-te o report? Por exemplo cada EVSE feito por ti tem um ID próprio e cada vez que se liga a rede (net) enviava o log.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”