EVSE inteligente

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sparrow
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Re: EVSE inteligente

Mensagem por sparrow » 06 nov 2018, 13:54

eu creio que o carro vai sempre buscar a energia à bateria e a bateria carrega com o evse.

nestas siuações a carga de bateria baixa sempre um pouco porque nesta fase final o carregamento é mais fraco (balanceamento)

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Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 06 nov 2018, 14:01

Nonnus Escreveu:
06 nov 2018, 13:49
Então qual é a tua explicação para ele não ter ido buscar a corrente ao EVSE?
como não consigo replicar não sei. Se indicas que o EVSE estava "disabled" de manha é porque algo o colocou assim.

Faz o exercicio de programar a hora de inicio e mete a foto aqui para eu ver se vejo algum problema.

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Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2018, 15:46

sparrow Escreveu:
06 nov 2018, 13:54
eu creio que o carro vai sempre buscar a energia à bateria e a bateria carrega com o evse.

nestas siuações a carga de bateria baixa sempre um pouco porque nesta fase final o carregamento é mais fraco (balanceamento)
Supondo que o carro liga o aquecimento ás 7H00 (está programado para as 7H30 a esta hora ele já esta quente) quando chegamos ao pé do carro tinha que ter acontecido uma de duas coisas:

- Ainda estava a carregar o que tinha gasto para o aquecimento.

- Já tinha carregado e tinha de estar a 100%

Nenhuma das duas se verificou, usou a energia da bateria e o EVSE não carregou o restante. No ano passado usamos esta função durante todo o inverno com o EVSE da Nissan e quando chegava-mos ao pé do carro estava quente e com a bateria a 100%
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Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 07 nov 2018, 10:58

Ontem eu e o Apr depois de analisarmos este problema mais ao pormenor conseguimos ver que de facto o carro ligou o aquecimento as 7H00 e desligou ás 7H30. Durante este tempo o carro puxou energia do EVSE, mas por algum motivo quando o aquecimento desligou o carro não carregou o resto ficando pelos 99%.

Hoje voltei a fazer o teste mas assisti a todo o processo. O carro ligou o aquecimento ás 7H00 e desligou ás 7H30, durante este tempo o EVSE esteve a fornecer energia ao carro, a imagem do que aconteceu ontem, quando o carro desligou o aquecimento deixou de puxar energia da casa, só que hoje ficou com 98%.

O que eu estou achar estranho é que com EVSE da Nissan o ano passado o carro ficava sempre nos 100%. :roll:
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Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 08 nov 2018, 00:02

Podes experimentar configurar o EVSE para 10A para ver como se comporta. E se o resultado for o mesmo voltar a por o EVSE da Nissan.

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Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2018, 10:33

Vou fazer esse teste no fim de semana.
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Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 11:07

Repito aqui esta pergunta, Apr, que acabaste por não me responder, mas acho que era interessante. Espero não estar a violar segredo industrial...
Porque é que o contador simples não era um problema para a flash, mas o contador tri-horário pode ser? É porque a contagem simples é guardada externamente pelo próprio PZEM?

Se é, estás a guardar as contagens apenas nas transições de períodos (vazio para cheia, etc) ou periodicamente? Se for nas transições, e se se eliminasse o tri-horário, que embora tenhamos contadores tri-horário e quadri-horário, ninguém tem tri em casa, então as escritas seriam reduzidas a 1/3, porque há apenas 2 transições por dia em vez de 6. Obriga-se o utilizador a fazer a soma...
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Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 11 nov 2018, 23:19

Porque é que o contador simples não era um problema para a flash, mas o contador tri-horário pode ser? É porque a contagem simples é guardada externamente pelo próprio PZEM?

Se é, estás a guardar as contagens apenas nas transições de períodos (vazio para cheia, etc) ou periodicamente? Se for nas transições, e se se eliminasse o tri-horário, que embora tenhamos contadores tri-horário e quadri-horário, ninguém tem tri em casa, então as escritas seriam reduzidas a 1/3, porque há apenas 2 transições por dia em vez de 6. Obriga-se o utilizador a fazer a soma...
Todas as leituras de energia tem que ser guardadas no proprio eNode e a diferença entre os dois é a quantidade de variáveis que são guardadas. No codigo estava a salvar a energia a cada 2 minutos, não me parece que dê para esticar muito mais para ter a certeza que não se perde muito em caso de um reset inesperado.
Nos meus 3 eNodes as paginas ficaram indisponiveis passado algum tempo e antes não, apesar de não por em causa o funcionamento normal do medidor. Poderá ser de outra coisa mas por agora tens uma flag que dá para desativar a contagem de energia do medidor até que se descubra do que é.

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Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 23:50

O meu enode está neste momento com a página de configurações inacessível. Mas não vou fazer nada, porque estou certo que amanhã está acessível novamente, tem sido habitual. Do carregamento, não é, porque esta noite o carro não carrega. Porém, passa das 22h...
Apr Escreveu:
11 nov 2018, 23:19
Todas as leituras de energia tem que ser guardadas no proprio eNode e a diferença entre os dois é a quantidade de variáveis que são guardadas.
Mas o PZEM não tem um contador de energia também? Não o podias usar e armazenar apenas as diferenças? Tipo, para cada contador, a contagem ser a contagem do PZEM - offset (sendo esse offset o valor do PZEM quando se zerou o contador)... Nesse caso, para o contador simples só haveria uma escrita quando alguém faz reset, e para os bi-horários apenas nas transições entre períodos.

Esta ideia não é realizável?
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Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 12 nov 2018, 00:19

Apr Escreveu:
11 nov 2018, 23:19
a diferença entre os dois é a quantidade de variáveis que são guardadas.
Não parece grave. Muitas vezes é igual ao litro. Normalmente, os erase blocks das flashs são bem grandes, e com FTL e sistema de ficheiros normal, isso dá uma bela amplificação das escritas. Só se evita escrevendo aos 128kB de cada vez. Neste caso, não sei se tem sequer FTL ou se é uma coisa mais bruta.... Mas dá ideia de que uns bytes a mais não faria diferença.
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