EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 30 mai 2018, 23:58

As peças arranjam-se intra-UE? A procura que fiz no ebay não foi animadora. Só encontrei o PCB vindo da Holanda.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 31 mai 2018, 00:17

O openevse, como o próprio arduino, é open source. O layout da placa e os componentes existem abertos, só tens de conseguir uma quantidade tal que justifique mandar fazer uma fornada de placas e uma panelada de componentes. Foi o que fez o Apr, eu prefiro comprar uma placa feita do que andar a pingar componente a componente ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 31 mai 2018, 11:20

Já nem me lembrava mas também tenho OpenEVSE em versão com componentes discretos, tenho que substituir os ampops todos que vieram avariados. Esta placa é um pouco maior que a de versão SMD e só tem saida para relé de 12V (que pode facilmente atuar um relé pequeno para controlar um contactor). Por exemplo para uma wallbox é mais do que suficiente. Sem CT e sem fonte posso despachar bem baratinho.

Imagem
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:56, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 01 jun 2018, 01:06

BrunoAlves Escreveu:O layout da placa e os componentes existem abertos, só tens de conseguir uma quantidade tal que justifique mandar fazer uma fornada de placas e uma panelada de componentes. Foi o que fez o Apr, eu prefiro comprar uma placa feita do que andar a pingar componente a componente ;)
Pois... eu iria mesmo pela compra do kit, o preço não me parece exagerado ($250 com caixa e tudo lá dentro, sem cabo, $300 com WiFi). Se não fosse a alfândega, não pensava duas vezes. Isto é, se a alfândega funcionasse, e se soubessem ler uma factura americana, não pensava duas vezes.
Apr Escreveu:Já nem me lembrava mas também tenho OpenEVSE em versão com componentes discretos, tenho que substituir os ampops todos que vieram avariados. Esta placa é um pouco maior que a de versão SMD e só tem saida para relé de 12V (que pode facilmente atuar um relé pequeno para controlar um contactor). Por exemplo para uma wallbox é mais do que suficiente. Sem CT e sem fonte posso despachar bem baratinho.
Não sei... depois arranjar esse CT (feito por medida para o OpenEVSE) e a fonte não será complicado? Este é uma versão mais antiga? Não faz diferença?

Descobri que é possível arranjar o kit vindo do Reino Unido pela loja online do openenergymonitor. Dá para comprar:
  • Wallbox EmonEVSE WiFi por 800€ (cof)
  • Kit OpenEVSE por 340-370€ (c/s WiFi)
  • Cabo tipo 2 por 180€ incluindo suporte para a ficha
Preços com IVA, os portes são 45€. Ora, dos EUA, os $300 USD resultam em 345€ com IVA e alfândega. O problema é a incerteza na alfândega (3 meses?). De inglaterra, vem a V4 do controlador OpenEVSE. Dos EUA, vem a V5 e diz que é para 40A (só queria 32A).

Pergunto-me se compensa fazer por componentes. Os componentes do controlador devem sair mais baratos, mas se não sendo eu a soldar... Depois os componentes que se estragam, e encomendar outra vez. O tempo. Experimentar outra fonte. Depois o CT que diz que é feito por medida... Outros componentes não tão baratos. Uma caixa, experiências com a caixa. Cabo e ficha ultra caros (portanto só estou a reduzir os custos na parte do kit).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 01 jun 2018, 09:36

migle todas as tuas duvidas são legitimas e faz-me lembrar quando fiz o primeiro EVSE que documentei aqui: viewtopic.php?f=13&t=4007#p28563

Os OpenEVSE que montei são todos iguais, a unica diferença é que a versão de componentes discretos tem revisão de hardware mais antiga, e faltam algumas coisas, como a saida para o contactor ou o circuito de deteção da resistencia da ficha mennekes, que também só interessa para quem quiser por uma ficha mennekes de painel no EVSE. Os circuitos são todos iguais.

A questão dos CT's só interessa se fores fazer um EVSE portatil. Se quiseres uma wallbox para casa e se a tua casa já tiver diferencial não é preciso.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 01 jun 2018, 10:28

Não sei. Eu quero uma wallbox, sim, mas eu não percebo nada de electricidade, e por isso não quero saltar protecções nenhumas. O diferencial da minha casa vai ter de ser substituído concerteza. O quadro está arranjado quase como se fosse trifásico, tem três diferenciais de protecção ligados ao corte geral. Acontece que 2 são de 40A e um é de 25A. Está-se mesmo a ver que é no fraquinho que está pendurado o circuito que vai para a garagem: vou ter de chamar um electricista para trocar isso e os fios (e eventualmente redistribuir outros circuitos que estejam naquele diferencial pelos outros dois) e passar um cabo ethernet do 3.º andar para a cave (espero que caiba).

Por exemplo, eu vejo que alguns fabricantes exigem protecções muito caras.... Aqui a EO, exige um diferencial de protecção de 260€! Em comparação, ter esse CT parece económico.... Eu não domino, por isso não quero ficar abaixo dos padrões.

Vocês percebem de electrónica, e têm um interesse pessoal. Eu tenho três filhos pequenos: a questão fundamental para mim é só o software ser aberto. Eu bem gostava de comprar uma solução chave na mão. Adorava as da www.wallbox.com, cheguei a trocar mails com eles, são de Barcelona. Mas estão a marcar passo, prometiam home-sharing para breve mas só no modelo mais caro (por que razão?) e agora já nem isso prometem. Não vou gastar 1000€ para dois anos depois não ter as features que quero, ou a empresa ir à falência e eu ficar com um mono nas mãos, além de que estas comunicam com um site deles.... É demasiado dinheiro em cabos e protecções para depois ser mandado para o lixo por causa de software.

PS: Infelizmente não há um modulo ethernet com fio para o OpenEVSE, pois não? Não queria ter um AP na garagem 24/7...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 01 jun 2018, 14:13

As proteções são essenciais quando a ficha onde vais ligar o EVSE tem uma instalação desconhecida.

Em casa e no caso de Portugal já é obrigatório ter um diferencial nas instalações. As mais antigas até tinham um diferencial/disjuntor da propria EDP. Quem monta uma wallbox deve sempre avaliar as condições da instalação e no caso de não ter diferencial instalar 1. Agora não é por teres 2 ou 3 diferenciais iguais que vais ter mais proteção, poderás eventualmente colocar um mais sensivel para que se houver um problema no carregador do carro o diferencial dispare mais junto à falha em vez de deitar o quadro abaixo.

A parte boa da wallbox é que não precisas de ter tudo concentrado na mesma caixa, poderás por exemplo ter um quadro eletrico onde tens os respetivos disjuntores de proteção da instalação e eventualmente um diferencial e mais um contador de energia, etc etc.

Depois a wallbox propriamente dita pode ser um outro quadro com o OpenEVSE e com um relé/contactor bem dimensionado.

Dá para fazer as coisas simples e bem feitas mas obviamente é preciso ter noção do que se está a fazer.


Em relação ao RJ45 acho que já tinhamos falado nisso e infelizmente não dá quer em termos de HW quer de SW.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE inteligente

Mensagem por jfr2006 » 01 jun 2018, 14:37

Apr Escreveu:
Em relação ao RJ45 acho que já tinhamos falado nisso e infelizmente não dá quer em termos de HW quer de SW.
Sendo que no módulo apresentado acima vejo um ATMEGA328 (chip típico dos arduinos), um arduino com ethernet shield não daria? Teria era de ter uma placa à parte para o resto das coisas...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 01 jun 2018, 18:48

jfr2006 Escreveu:
Apr Escreveu:
Em relação ao RJ45 acho que já tinhamos falado nisso e infelizmente não dá quer em termos de HW quer de SW.
Sendo que no módulo apresentado acima vejo um ATMEGA328 (chip típico dos arduinos), um arduino com ethernet shield não daria? Teria era de ter uma placa à parte para o resto das coisas...
Eu não toco no firmware do openevse, implemento tudo no esp8266. Esses shields Sao da idade da pedra, conseguem enviar um request se tanto, aquelas páginas de controlo do evse não são sequer possíveis.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 01 jun 2018, 22:25

Estava a pensar nisto e as vezes complica-se o que é simples, o OpenEVSE tem porta serial, e o meu desenvolvimento tem por base o chip wifi para permitir ser portátil, caixa fechada, facil acesso, etc..

No entanto pode-se aceder de varias maneiras, por exemplo um raspberry pi pode comandar o OpenEVSE através de uma ligação serial e dai para a internet através da sua porta ethernet. É outra ideia perfeitamente possivel e ilimitada em termos de recursos. Não pode é ser pequeno/portátil, estanque, etc etc mas uma wallbox não precisa desses requisitos! O evse e o raspberry pi tinham que ficar relativamente perto um do outro por causa da porta série, mas mesmo isso podia ser ultrapassado se se tranformasse a comunicação em RS485 para permitir até 100metros.

Para mim já fica um pouco fora do meu objetivo, mas é certamente um projeto muito interessante! E mais importante é que o EVSE é o mesmo, apenas varia a forma como é controlado.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”