EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 set 2018, 11:40

Quem levou o EVSE não levou nenhum manual de instruções, houve quem conseguisses por tudo a funcionar à primeira e outros com algmas achegas na parte das configurações de rede, mas já nas partes finais.

A componente de configuração de rede não sei se é possivel fazer mais simples, basicamente é configurar o WiFi de casa no EVSE e definir um IP estático na mesma pagina de configurações para ficar sempre acessivel no mesmo endereço. Repetir a dose para o eNode e colocar o IP deste no EVSE para que possam comunicar entre si.

Por acaso estou a lembrar-me de uma coisa que ajudava, nas primeiras versões tinha um botão que preenchia automaticamente a parte do IP fixo, com os dados que o EVSE recebia automaticamente do router. Isso tratava logo de configurar automaticamente o IP, máscara e gateway. E teria eventualmente que ajustar o ultimo octeto do IP para um endereço livre. Esta decisão para quem não pesca nada de redes continuará a levantar dúvidas, mas acho que fica mais simples e mais importante evita erros desnecessários no preenchimento.

Mas essa parte inicial só tem que se fazer 1x, acho que se fizer um manual detalhado de configuração do EVSE acaba por ser possivel a todos sem muitos problemas.

Agora a parte do uso diário é a que me interessa mais, acho que os modos de operação do EVSE ainda levantam algumas duvidas vou ter que documentar isso com algum detalhe algures. Isso e a sinalética dos LEDs.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2967
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 07 set 2018, 12:11

Já me tinha vindo a ideia fazer um .pdf com as instruções (configuração inicial, sequência de cores no led, os vários modos de carregamento etc.).

Um ficheiro .pdf alojado no sitio qualquer dando o link a pessoa que adquirisse o EVSE para consultar. Só mesmo para ajudar na parte inicial, porque depois acho que esta simples o quanto baste e depois de configurado é sempre a mesma coisa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 07 set 2018, 18:46

Pois, o modo NORMAL e POWER era difícil de entender. De resto, só falando, a mandar mensagens pelo telemóvel, não dá.

Eu tenho impressão de que posso ajudar nalguma coisa, nem que seja no design.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 08 set 2018, 00:17

Imagem

Pronto acho que assim fica melhor, a configuração da rede do EVSE passa a ser feita quase toda por cliques:

1- faz scan às redes existentes
2- clica na rede wifi certa para preencher logo o SSID
3- colocar a password
4- depois de esperar um pouco ou reiniciar o EVSE clicar no (preconfigure) para preencher os dados do ip fixo com os valores recebidos por DHCP
5- ajustar o ultimo octeto para um IP livre fora da gama DHCP do router.
migle Escreveu:
07 set 2018, 18:46
Eu tenho impressão de que posso ajudar nalguma coisa, nem que seja no design.
Se quiseres analisar as paginas gráficas podes aceder ao sistema de ficheiros do EVSE e sacar todos os ficheiros html.gz, fazes unzip e podes analisar o codigo. A maior restrição é que as paginas tem que ser relativamente pequenas e tem que estar completas, nao podes por dependencias javascript, css ou fontes de sites externos porque senão o EVSE não vai funcionar quando estiver isolado da internet. Fora isso a é uma pagina html hormal com CSS skeleton para ser responsivo. todas as paginas carregam vazias de conteudo e depois usando microajax pedem-se os dados relevantes ao EVSE. Por cima disso corre SSE (server side events) na pagina principal que atualiza a pagina com dados enviados do EVSE em tempo real. Por exemplo quando ligas a ficha ao carro a pagina HTML atualiza logo o estado. E quando está a carregar os dados são enviados a cada 5 segundos.

Podes fazer upload dos ficheiros sem estarem comprimidos e editar diretamente no editor incluido, foi assim que fiz as paginas do EVSE. Nota que se tiveres as duas versões das paginas o EVSE serve primeiro a zipada.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 set 2018, 19:10

Muito curioso o gráfico de carregamento do Leaf2. Carrega ligeiramente acima do que está definido no EVSE:

Imagem

A linha azul são os amperes definidos no EVSE a linha amarela são os amperes puxados da tomada.

Nunca tinha visto nenhum com este comportamento.
Última edição por Apr em 14 set 2018, 00:09, editado 1 vez no total.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE inteligente

Mensagem por jfr2006 » 13 set 2018, 22:56

Can't see shit :geek:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 14 set 2018, 00:10

Já corrigi

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 15 set 2018, 00:11

Na realidade, os outros devem dar uma margem para que isto não aconteça. O OBC do Ioniq parece gastar 1A e picos e ele parece dar à bateria menos 2A. O EVSE de origem diz 12, o carro carrega a 2,3kW e gasta 11,2A. Se eu quiser que ele gaste aproximadamente 14A então digo 15 ao EVSE.
Dá ideia que a potência fornecida ao carro é muito bem controlada, mas a dissipada no OBC talvez não.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 15 set 2018, 09:35

do ponto de vista da tomada a unica restricao é mesmo nao ultrapassar determinados amperes, das cargas que tenho observado de outros VE sao bastante conservadores puxando as vezes quase 1A a menos.

parece-me que a partir de um certo tamanho de bateria todas as decimas de ampere contam para terminar a carga mais rapido.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 15 set 2018, 09:47

E quem pode puxar 12A, pode puxar 12,2A.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”