EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 21 set 2018, 00:29

Lá está, acho que o bi-horário devia ser uma restrição. Idealmente, acho que se o EVSE pensar que o carro está carregado e isso não é verdade, que ele deve carregar. Tipo, o utilizador carregou a 80% a meio da noite. Voltou a meter o carro à carga na noite seguinte e o EVSE não obteve o SoC, deve carregar sem limite, até 100%. É melhor do que não carregar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EVSE inteligente

Mensagem por mjr » 26 set 2018, 18:07

Parece-me um bom compromisso. Se o utilizador quiser carregar até um limite tem de definir o SOC inicial, caso contrário carrega sempre até ao fim.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 27 set 2018, 19:09

Que cenários acham interessantes para facilitar a gestão de carregamento de varios VE no dia a dia?

Imaginem um cenário com 2 VE em casa, qual a melhor abordagem para ter os dois de manhã prontos a rolar?

- ambos os carros carregam em vazio (ou num periodo definido) , um a seguir ao outro à potencia máxima possivel. Inicia carga o que for ligado ao EVSE primeiro ou um dos EVSE tem prioridade sobre o outro e carrega sempre que está ligado.

- ambos os carros carregam em partilha de carga, p/ex 15A para cada um. Em caso de excesso de energia um deles ou os dois ajustam-se automaticamente.


Alguns comentários sobre os prós e contras de cada abordagem? Algum cenário não faz sentido? Mais cenários?

mjr Escreveu:
26 set 2018, 18:07
Parece-me um bom compromisso. Se o utilizador quiser carregar até um limite tem de definir o SOC inicial, caso contrário carrega sempre até ao fim.
Estou a ser demasiado ambicioso, queria carregar até uma %de SOC e que essa carga terminasse a uma determinada hora, sem precisar de fazer mais do que ligar a ficha. Já consigo fazer isso, mas preciso de programar a carga todos os dias. No fundo é o que a Nissan já oferece em alguns Leafs mas a minha implementação permite definir o SOC final e o carro termina mesmo mesmo à hora marcada :-)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Nonnus » 28 set 2018, 10:51

Assim de repente sem pensar muito no assunto vejo este problema.

- 2 carros diferentes em termos de autonomia e a fazer nº de KM diferentes.

- 2 carros iguais a fazer nº de KM diferentes.

- 2 carros iguais a fazer o mesmo nº de KM.

Três hipóteses que pedem soluções diferentes. Acho que terá sempre de passar pelos proprietários, definir o que querem carregar em cada caso.

Criar um standard acho que pode não se aplicar na maioria dos casos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por RJSC » 28 set 2018, 13:46

Há que deixar o modo de carregar um de cada vez com a potência máxima se forem ZOE's, porque a eficiência de carregamento é muito baixa até aos 7kW.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 28 set 2018, 20:17

concordo plenamente, eu também priveligaria um cenário de carga consecutiva, 1 de cada vez à potencia máxima.

Mas então o cenario de balancear energia entre 2 evse seria interesante? Se um tiver a bombar ao maximo e houver 15amperes para dar ao segundo, dá-se os 15 amperes ou espera-se que o primeiro acabe para dar tipo 28A ao outro?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 03 nov 2018, 13:56

Estou a terminar mais 2 conjuntos de EVSE+medidor para quem quiser participar neste projeto. Os EVSE's são semelhantes aos anteriores, um type2 e outro type1 em formato portatil de 32A.


em relação ao balanceamento de carga acho que já tenho a parte mais complicada feita, antes ainda é preciso fazer um update ao firmware do EVSE + eNode. Neste update já é possivel ter algum nivel de automatização como carregar apenas em bi-horario. ainda ha pouco liguei o carro e ele vai sozinho começar a carregar quando passar a vazio, que não sei muito bem a que horas é ( bihorario semanal). Mas o EVSE sabe 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2018, 16:45

Nice :)

Porreiro (muito!) para quem não tem programador no carro (clones?), sem precisar de temporizadores externos. E para mim, vou desabilitar o programador do carro, assim em casa carrego controlado pelo EVSE, na rua directo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 03 nov 2018, 17:42

Em comparação direta com o temporizador do Leaf só falta conseguir programar a % de SOC final. Dá para fazer mas falta conseguir obter o SOC inicial automaticamente como se discutiu mais acima.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 03 nov 2018, 21:00

BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2018, 16:45
E para mim, vou desabilitar o programador do carro, assim em casa carrego controlado pelo EVSE, na rua directo.
Exacto. Era o que eu pretendia.

Apr, dá-me a sensação de que quando o EVSE está desactivado, e se altera os amperes, que ele se activa. Assim uma pessoa tem medo de mexer.
Isso e o facto de ele estar activo quando o ligamos a uma tomada é que me levou a umas situações de carregar a 30A sem intenção no princípio.

Quanto à leitura do %, tenho tido um telemóvel velho na garagem. Ao chegar a minha filha mete o cabo e vamos todos para cima sem mexer em nada. Mais tarde, com calma, vejo no nextcloud qual foi o soc que o Torque leu no telemóvel e faço a programação.

Tem sido já muito confortável. Melhor só o telemóvel contactar o evse por http.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”