EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 18 set 2018, 00:05

Sabias que o ESP32 tem bluetooth?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 18 set 2018, 14:05

o que estas a pensar?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 18 set 2018, 20:57

It goez wizout sayeeng...
Troca-se o ESP8266 pelo ESP32 e obtém o SoC do carro automaticamente...

Claro, enquanto a ficha OBD ainda tem alimentação... Pensando melhor, parece que há aqui muitas arestas por limar... Se o Torque ou LS estiver ligado, o dongle obd não vai aceitar outra ligação...

PS: na verdade seria mais fácil ter um plugin para o Torque a comunicar por wifi.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 18 set 2018, 23:12

Já experimentei 2 ESP32 e aquecem muito mais do que os esp8266, eu tinha muito interesse em mudar por causa das portas serial por HW e pelos 2 cores independentes mas neste momento é inviável. em relação ao bluetooth também não acho que o esforço de por uma coisa dessas a funcionar compense já para não falar do aumento enorme de complexidade do EVSE e da ausencia de garantia que o OBD vai funcionar quando é preciso! Pelo menos o do Leaf desliga o envio do SOC real pouco tempo depois de fechar o carro.

Já tenho alguns desenvolvimentos no carwings e no Leaf Spy mas nao uso os dados deles para decidir cargas do EVSE porque:
a) o carwings do meu Leaf só dá o numero de barras
b) O leaf spy so está ligado quando eu ando no carro.
c) o Leaf deixa de mandar dados importantes do BUS quando o carro desliga.

O modelo de carga que implementei no EVSE quando bem configurado permite um erro bastante baixo de 2 ou 3%, preferia otimizar esse modelo para ser o mais preciso possivel. Mas ainda é preciso recolher o SOC que o carro tem quando o estacionamos pela ultima vez no fim do dia. Já dei por mim a tirar fotos ou a regressar à garagem de noite só para saber que SOC inicial configurar no EVSE, cenários que não fazem sentido nenhum se o objetivo for carregamento diario automatico.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 19 set 2018, 00:27

Sim, é aí que se podia fazer alguma coisa, embora na realidade sejam todas soluções muito frágeis. O Ioniq também desliga a ficha OBD quase imediatamente a seguir a desligar o carro. Só fica ligada se o carro estiver a carregar.
A previsão do SoC, a mim não me incomoda nada, até parece ser mais seguro do que um meio de comunicação frágil.

É apenas essa comunicação inicial do SoC do carro que é um bocadinho inconveniente. Se eu chego à garagem e tenho WiFi, o próprio telemóvel, se estivesse com uma app a ler do OBD, podia enviar por HTTP a informação do SoC ao EVSE.
É muito frágil, tem muitos pontos de falha. O WiFi na garagem pode não estar ligado (é o meu caso, enquanto não tenho uma tomada dedicada para o EVSE, com powerline ethernet, eu desligo o disjuntor da tomada do EVSE/powerline). Eu posso não ter o Torque a trabalhar...

Ao mesmo tempo, se o interface for suficientemente genérico... se imaginarmos que faz sentido o EVSE ter um endpoint HTTP qualquer (pode ser um pedido GET, http://.../hello?car=eu&soc=34.5, uma espécie de cumprimento de um carro), e que no lado do telemóvel se consegue ter um plugin na aplicação que lê do OBD (o Torque Pro pode ter plugins)...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 19 set 2018, 01:36

É claramente por aí, um mecanismo independente cuja unica função será de registar o SOC atual do carro.

O que já tenho a funcionar é isto:

- O carro chega a casa, envia um email a relembrar carga
- Esse email é processado no Node-RED que despoleta uma atualização completa de info do carwings
- os dados ficam disponiveis num topico persistente para consulta de qualquer sistema que os solicite (MQTT)
- Como tenho um LEAF 24kWh a info atualiza apenas para uma pagina de consulta.

Mas se tivesse um Leaf de 30kWh um dos dados que la estava era a % de SOC que podia ser enviada para o EVSE automaticamente. É muito especifico mas funcionava :-)

Pelo lado do OBD não vejo nenhuma forma simples e infalivel de ter o SOC sempre atualizado.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 19 set 2018, 19:46

Um pouco específico, deixa-nos de fora... A questão é não ter de ser infalível, é encontrar maneira de, se a comunicação não ocorrer, o comportamento do sistema ser ainda assim aceitável.

Então e o logging para web server do LeafSpy? Tem o SoC... Com intervalo de minutos para não gastar bateria.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 19 set 2018, 22:44

Bem o EVSE está sempre acessivel mais vale aceder a ele e meter o SOC atual para desenrascar

O log do LeafSpy é porreiro quando está ligado. E isso so acontece quando eu ando com o carro. Agora ate tenho o dongle emprestado, ja ha algum tempo que não o uso :oops:

O que posso fazer é uma variavel no EVSE que contem o SOC atual, quando carrega incrementa, quando recebe valores exteriores ajusta, assim pode ser alimentado manualmente e fica aberto a ser automaticamente ajustado, o que achas? Já fica preparado.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 19 set 2018, 23:19

Era o que eu me estava a perguntar se terias... No fundo, o EVSE ter uma teoria do SoC, que poderia ser ajustada... Já me tinha perguntado também isso uma vez que interrompi a carga...
Apr Escreveu:
19 set 2018, 22:44
Bem o EVSE está sempre acessivel mais vale aceder a ele e meter o SOC atual para desenrascar
Pois, mas é manual. Eu tenho o Torque sempre a gravar. Aliás, estava a pensar usar o Tasks para ligar o Torque automaticamente quando ligo o carro.

Mas olha, estamos só a discutir ideias. Na prática, eu continuo preso por um fio. Aliás, desde o fim de semana que não carrego com o EVSE porque tenho o quadro da garagem desmontado (ainda tenho uma sugestão por seguir).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 20 set 2018, 18:21

ok imagina que o evse guarda o soc do carro. isto permite programar cargas sistematicas, tipo todos os dias apenas em bihorario a terminar a uma determinada hora.

como manter o soc atualizado? e o que deve acontecer se nao for?

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”