EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE inteligente

Mensagem por mafgod » 18 mai 2018, 11:44

NunoLopes Escreveu:@Filipe, encontrei, foi o @mafgod, mas postou no fórum NovaEnergia, aqui https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11272334.
Tive uma eólica mas não a montei, entretanto vendi-a.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 24 mai 2018, 23:05

Desta vez vou testar os temporizadores avançados do EVSE, pretendo ter o carro a 80% às 07h da manhã de amanhã.

Preciso de saber o SOC real do carro:

Imagem

E depois configuro os campos que preciso:

Imagem


Ainda nunca fiz esta experiencia, por isso não faço ideia se vai correr bem ou se vou andar logo rabugento pela manhã :D
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:55, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 25 mai 2018, 12:41

Resultado:


Começou sozinho a meio da noite e acabou as 07h em ponto!
Imagem


mas, carregou um pouco mais do que o esperado, porque a minha beteria é mais curta do que eu pensava
Imagem


Mas já é um começo...
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:55, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2018, 12:46

Continua brutal :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 25 mai 2018, 13:49

Vou carregar ao maximo e extrair os kWh reportados pelo leaf spy e tentar de novo. Como tenho ainda algumas variáveis a considerar para fazer os calculos gostava de garantir que o algoritmo é linear para poder ser compensado a qualquer momento pelo utilizador.

Uma coisa que não é compativel com esta função são os modos automáticos do EVSE. Terá que carregar a uma determinada potencia que tem que ser definida em avanço quando se programa este tipo de temporização. Isto é, nunca se poderá por exemplo pedir que carregue só eletroes solares e que a determinada hora o carro tenha 70% de SOC. Bem até dá para configurar isso mas o resultado vai ser incerto.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por VETL » 25 mai 2018, 14:02

Desculpem lá nunca ter partilhado isso.
Embora com outra aparência e operacionalidade, já existia essa funcionalidade na 1.ª versão (que eu ainda tenho e continuo a usar) e funciona muito bem.
Uso praticamente todos os dias a funcionalidade de carregar 80% com fim à hora de saír de casa.
Os ligeiríssimos desvios devem-se às falhas de cálculo do SOC por parte do carro, mas isso é completamente irrelevante.
Estive a pensar que a carregar em casa ligado ao wifi, poderia ter o LeafSpy a enviar os dados para um servidor de modo a poderem ser consultados pelo EVSE ou pelo Node-Red e aí era certinho direitinho.
Achas isso possível/viável Apr?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 25 mai 2018, 21:44

VETL Escreveu:Desculpem lá nunca ter partilhado isso.
Embora com outra aparência e operacionalidade, já existia essa funcionalidade na 1.ª versão (que eu ainda tenho e continuo a usar) e funciona muito bem.
Uso praticamente todos os dias a funcionalidade de carregar 80% com fim à hora de saír de casa.
Os ligeiríssimos desvios devem-se às falhas de cálculo do SOC por parte do carro, mas isso é completamente irrelevante.
Estive a pensar que a carregar em casa ligado ao wifi, poderia ter o LeafSpy a enviar os dados para um servidor de modo a poderem ser consultados pelo EVSE ou pelo Node-Red e aí era certinho direitinho.
Achas isso possível/viável Apr?

Sim o que estou a fazer é tentar substituir a tua folha de calculo em excel e meter tudo dentro do EVSE. Para já estás mais à frente do que eu, ainda agora tentei carregar 20% da bateria, já com algumas correções e ajustes do tamanho da bateria e segundo o leaf spy carregou 25%. Tenho que fazer ainda mais algumas iterações até ter isto afinado.

Isso do leaf spy também já está alinhavado, no entanto com o carro desligado o SOC também é mal estimado pela APP e desenvolve um erro significativo. O carro teria que estar ligado em ACC e isso é impossivel, pelo menos para mim.

Como derivas os tempos de carga com o de 30kWh, continuas a fazer contas com GIDs?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE inteligente

Mensagem por VETL » 25 mai 2018, 22:37

Apr Escreveu:...
Isso do leaf spy também já está alinhavado, no entanto com o carro desligado o SOC também é mal estimado pela APP e desenvolve um erro significativo. O carro teria que estar ligado em ACC e isso é impossivel, pelo menos para mim.

Como derivas os tempos de carga com o de 30kWh, continuas a fazer contas com GIDs?
Sim, sempre trabalhei com GID's. Não sendo perfeito, é a medida mais fiável a que temos acesso via LeafSpy.
Também já comprovei que a informação dos GID's é atualizada no registo de dados com o carro desligado em carregamento ao contrário do SOC.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 26 mai 2018, 08:31

Os GIDS são reportados pelo LSpro por isso dá perfeitamente para controlar uma carga com base nisso. Continuo com duvidas se não será demasiado complexo só para ter um pouco mais de precisão

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 26 mai 2018, 08:50

E, sobretudo, só dá para um carro.
Na minha opinião devia basear-se na % do painel, não em qualquer programa. Só assim poderá ser "universal", claro sabendo que vai ser aproximado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”