Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 24 mai 2018, 23:30

É mais uma corrida. É amanhã, sexta-feira. Suponho que demore uns dias para haver um vídeo resumo.

Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por pemifer » 25 mai 2018, 10:53

Pensava que não se vendiam Amperas-e...
Deve ser só em alguns mercados...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 25 mai 2018, 11:11

É só nalguns mercados, sim. A Noruega foi o primeiro (e é quase o único) sítio na Europa onde se vende. Na Alemanha também se vende (deveria por isso ser fácil de importar).

O que ouço os noruegueses dizer é que a lista de espera é de muitos meses, há atrasos. Quando saiu o Kona reservaram-se logo não sei quantos milhares na Noruega. Diz que há noruegueses que chegam a reservar o Ampera-e, o Kona, etc, e depois, quando estiverem disponíveis, logo decidem.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2018, 11:32

O Bjorn já se sabe que tem muito tempo livre, a vida dele é essa. Agora ele conseguir engatar outros tipos para perderem um dia dentro de um carro a conduzir só porque sim, já é mais estranho :mrgreen:

Anyway... 1000km, a vitória é do ioniq :mrgreen:
Última edição por BrunoAlves em 25 mai 2018, 15:26, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 25 mai 2018, 11:37

Já não tem aquele interesse... Dois modelos que saíram há tanto tempo... Não há surpresas. Deviam fazer uma com o novo i3 de 120Ah.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 26 mai 2018, 10:59

Dei uma olhada a seguir ao almoço. Estava ao rubro. Chegou a parecer que o Ampera-e ia ser ultrapassado ainda antes de Trondheim em Berkåk. Porém, o Pawel a conduzir o Ampera-e foi extremamente combativo, deu a volta sem carregar, deixando o Bjørn preso no trânsito em Trondheim. O Pawel pé a fundo nos 88km/h com o Ioniq preso numa bicha de muitos kms.

O Bjørn não arriscava, estava a fazer etapas de 100-140km apenas numa estrada de 80km/h! Um membro do ioniqforum dizia-lhe que só devia carregar até 77%, que não é verdade. Fiquei a conhecer os PCRs nas vizinhanças de Tronheim: Støren, Berkåk, Alvdal, Koppang! Será muito útil quando lá for.

Depois disso, parece que o final foi dramático. O Pawel geriu muito bem a vantagem de 30kWh que trazia de casa e deu tudo por tudo. Segundo percebi, estavam a segundos de distância já na AE para Oslo, o Pawel a 121km/h (10% acima dos 110km/h permitidos), e o Ampera-e entrou em modo tartaruga, e ficou sem bateria, teve de parar na berma da autoestrada. O Bjørn foi buscar o Model X para rebocar o Ampera-e mas antes disso chegou a polícia! Eis o vídeo dos últimos momentos dramáticos do Pawel:



No final, tudo isto me parece ligeiramente violento. Há um tipo que vive de fazer vídeos assim, pôr-se em situações destas, enquanto alguns espectadores ao vivo enviam dinheiro... Isto lembra-me os gladiadores.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2018, 09:38

Por acaso acompanhei um pouco do Glympse na altura que eles passaram na fila. O Ampera vinha à frente e parou no trânsito, até o Ioniq praticamente o apanhar. Entretanto o Ampera seguiu e ficou o Ioniq retido. A diferença entre ambos chegou a ser brutal depois disso e entretanto deixei de ver.

Vi um bocado desse vídeo, ele diz que o carro parou com 25km restantes no GOM, o que é muito mau (eu tenho o hábito de esticar bem a autonomia). Entretanto o Bjorn apareceu com o Model X muito rapidamente a seguir à chamada, ele já tinha chegado ou estava atrás?

No final de contas, a conclusão é a óbvia: o Ioniq ganhou :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 28 mai 2018, 10:20

O que aconteceu à noite ainda não percebi. Em relação à noite, vi só um bocadinho do vídeo (da gravação) até aparecer nos comentários o acidente do youyou e depois que tinha aparecido a polícia ao Ampera. Talvez o Bjorn estivesse já em Oslo.

É esperar pelo vídeo resumo.

Acho incrivelmente ingénuo da parte do Bjorn, quando esteve quase a ultrapassar o Pawel antes de meio caminho (antes do Pawel começar a arriscar), ele ter dito "eu não sabia que o Ioniq ia ganhar".

Não só isso era óbvio, pensei que ele soubesse essas coisas, como era óbvio que a corrida foi em casa do Ampera-e. O terreno era dele. O terreno favorável ao Ioniq seria a auto-estrada a 121km/h.

PS: Uma das pessoas a aconselhar o Bjorn, e que lhe meteu na cabeça a ideia de que era para carregar só até 77% era o Xkraft! O Xkraft faz poucos CRs. Não sei como meteu essa na cabeça.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2018, 11:30

Estive a espreitar o live stream do Bjorn e o ioniq ia ganhar na mesma. Ele ultrapassou o Ampera perto do final (mas também já ia a fazer contas à bateria), quando o Pawel ficou a pé já o Ioniq tinha passado.

Para mim o relevante desta viagem é o Ampera ter parado com 25km de autonomia restante (que pelos comentários parece já ter acontecido a pessoal nos states). O resto é um dia bem passado a conduzir sem nenhum objectivo em particular. Demasiado tempo livre :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Corrida IONIQ vs Ampera-e Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por mjr » 01 jun 2018, 07:04

Se fosse no Leaf era o GOMgate...

Já se sabe o porquê destas paragens abruptas? Mais um que não liga às tensões das células e confia na integração da corrente até uma célula chegar ao mínimo absoluto e abrir o contactor?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Hyundai”