DB do António Eléctrico, Ioniq

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marcopns
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por marcopns » 11 jan 2020, 23:29

BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2018, 09:07
Resultado do teste:
Energia contada pelo contador do carro: 27,9kWh.
Energia contada pelo medidor de energia do EVSE: 29,3kWh

Isto carregando a 16A. Parece-me uma eficiência demasiado alta :think:

Como não tenho termo de comparação, não há grande coisa a concluir.

Relembrando o teste de tomada do Bruno feito há anos com o carro quase novo, talvez a degradação seja mesmo próxima de 0. A diferença pode estar na fase de carga Constant Voltage que o Ioniq não faz....
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corrisi
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por corrisi » 12 jan 2020, 08:46

migle Escreveu:
11 jan 2020, 22:13
Espero poder responder em breve. Eu tenho alguns dados registados, apenas não tenho tido tempo de os analisar (fazer gráficos e olhar para eles).

Não tem sido fácil, mas agora penso que já se começa a detectar qualquer coisa fora do erro de medição, e julgo que já não vai demorar muito a que o BMS indique outra coisa que não seja 100%. No ioniqforum.com também há muitas dúvidas. Há pessoas de 2016 ainda com "100%".

O que parece certo é que a teoria original, de que o Ioniq consumia o "top buffer" para esconder a degradação, não se confirma. Essa ideia surgiu por comparação com o Kia Soul original, mas está visto que os limites, 0% e 100% continuam a ser a mesma voltagem.

O que me parece é que o BMS funciona por saltos. Quando sair dos 100% será logo para os 96%. Ao contrário do que acontece com o Leaf que está sempre a cozinhar aquele número que desce e até sobe.
Consequentemente, neste momento, o SoH indicado pelo BMS está sobrestimado, e isso reflete-se em "surpresas" desagradáveis quando o carro está abaixo dos 5%.

Ainda recentemente fiz um teste de tomada, esgotei a bateria e creio que devo ter gasto os últimos 5% abaixo de 7% com uma volta de 8km na qual suei mesmo muito. (carreguei 29.2 kWh nesse teste de tomada, medidos pelo EVSE do Apr).

Em breve, uma análise decente, espero...
O carro está com 84500km.

O que o distingue? Nada, creio eu, na química. Tudo indica que estes carros de 2016 têm todos baterias com teor semelhante de Níquel, cobalto e manganésio, que têm menor densidade energética que as actuais mas são mais robustas. Leaf 30, i3 94Ah, deverá tudo ser representativo.
O Ioniq tem uma diferença, deve ter eléctrodos mais grossos, maior densidade de potência, para explicar que carrega mais rápido que os outros dois e que a sua bateria pesa mais. (densidade de potência à custa de densidade energética)

De resto, o Ioniq tem o top buffer de 5% que tem efeitos benéficos na degradação, e lhe dá a característica de ter muita regeneração mesmo nos "100%" (porque são na realidade 95%).
Já havia lido que existiam rumores que o BMS do ioniq tinha em consideração os seus 31kwh reais e não os 28kwh publicitados oficialmente, daí estar durante muito tempo com 100% de SOH, mas pelos vistos isso não se confirma. 👍👏
No entanto, mesmo que esteja agora com 96% de SOH, são excelentes números para um carro que vai para os 3 anos e conta com 84 mil kms. Baterias num patamar acima comparativamente aos leafs novos de 40kwh, onde carros de 2018 com 30-40 mil kms, já contam com 7% de degradação.
Depois quando tiveres dados mais concretos, conta-nos! 😉
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 jan 2020, 23:36

marcopns Escreveu:
11 jan 2020, 23:29
Relembrando o teste de tomada do Bruno feito há anos com o carro quase novo, talvez a degradação seja mesmo próxima de 0.
Não, não é. Já disse que agora se nota. Eu cheguei a dar voltas e mais voltas para conseguir fazer o carro descer dos 3% aos 1% e agora até assusta.
Não podemos comparar testes de tomada com equipamento diferente, carro diferente.....
Também tenho um de 29,6kWh a 16A e a 32A tenho dois superiores a 30kWh (claro que a 32A o overpotential é maior).

Fundamentalmente é preciso fazer o gráfico V vs SoC para ver que os extremos não mexeream e o energia descarregada vs SoC, que já antes fiz, e era muito direitinho e que agora deve apresentar um ligeiro joelho abaixo dos 7%.
Pelo menos guiei com intenção de este gráfico fosse viável.
marcopns Escreveu:
11 jan 2020, 23:29
A diferença pode estar na fase de carga Constant Voltage que o Ioniq não faz....
Explica...
Há uns constant voltage de poucos minutos entre os patamares de constant current no carregamento rápido (a seguir aos 125A)...

Estás a falar da equilibragem das células do Leaf? Supostamente o 40 já não faz...
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 13 jan 2020, 07:56

O meu de 40 fazia. Era 1h dos 99% para os 100% devido ao balanceamento das células. O meu e-niro atual não faz balanceamento nenhum.

marcopns
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por marcopns » 13 jan 2020, 08:08

Imagem
Estou a falar deste sofrimento a partir das 15h que era desnecessário, ou pelo menos, os Hyundai / Kia dispensam.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 13 jan 2020, 20:25

Ok, ok, pela leitura do db do mjr tinha ficado com a ideia de que o 40 não fazia.
Estes BMSs se equilibram as células, fazem-no muito disfarçadamente, o que é óptimo porque nos evita carregamentos a 100%. Se eu soubesse, tinha-os evitado ainda mais logo de início... O tempo que eu perdi a carregar a 100% aos fins de semana....
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 13 jan 2020, 22:32

Demora cerca de uma hora a fazer o 1% final no caso do Leaf 40. Não sei como é o algoritmo de equalização das células, mas se for semelhante ao do Leaf 24 não é necessária esta hora para equalizar as células.

Já não carrego o meu Leaf 40 a 100% há meses. Na verdade a última vez deve ter sido no teste da tomada.

O que noto é que é completamente desnecessário estar sempre a "equilibrar" as células como fazia o Leaf24. As células do meu antigo Leaf24 que estão há mais de um ano a servir o meu sistema solar fotovoltaico continuam equilibradas, sem qualquer ação externa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 29000km em 2020-01-19
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