DB do António Eléctrico, Ioniq

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 18 Oct 2017, 22:44

Mas não percebo o que queres dizer com ser uma característica, não opção. Aqui deves estar a falar de alguma coisa que eu não sei. Alguma coisa relacionada com o número de células da bateria, paralelismo, tensão?
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 24 Oct 2017, 22:57

Um novo ponto nos dados. A6 de Évora à Vasco da Gama, a 120km/h, temperatura de 20°C e vento sul de 20km/h. Distância 94,5km, média 119km/h, consumo 14,6kWh/100km.

A principal novidade é que é uma medição sem AC, a temperatura estava boa. O reset à média e hodómetro foi feito ao sair da N114 para a A6 e as fotos tiradas mesmo antes de sair da A12, de forma que é pura AE a velocidade quase constante.

ImagemImagem

O vento deixa-me algumas dúvidas. Todas as fontes indicavam ventos de sul na casa dos 20km/h. A verdade é que até virar para a A12 a média esteve muito tempo nos 13,9kWh/100km. Na A12, estranhamente, a média acabou por subir.

A parte chata foi a viagem de ida pela N4/N114. Apesar do andamento ter sido bastante tranquilo, a média foi superior a 13. Esperava ter poupado mais. Não entendo, no Prius+ a diferença teria sido maior (tipo 4,2-4,4l/100km nesta estrada, que conheço bem, e entre os 5,0 e os 6,0 na AE, consoante as condições climatéricas).

É mau precedente para a minha ambição de fazer a viagem para Faro sem qualquer carregamento.

Eis os dados globais e o Ioniq a carregar no PCR de Évora (parti com 79% de SoC).

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor Fil » 25 Oct 2017, 00:30

A viagem ao contrário é pior, gasta muito mais porque é sempre a subir, no entanto, essas médias são muito boas, especialmente nas condições em que foram realizadas. Pior, só a chover.

Excelente relato!
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 25 Oct 2017, 13:36

Eu ia dizer que a A6 tem muitas subidas e descidas, especialmente na região de Montemor. Eu estou habituado a começar e terminar a viagem ao nível do mar, isso não costuma contar.

Mas tive de confirmar e é verdade. O reset foi feito perto de Évora a uma altitude de 300m e o registo final a uma altitude de 40m. Os 260m de diferença, com uma massa de uns 1560kg, dá 4MJ de energia à borla. 4MJ = 1,11kWh. Como a distância percorrida foram quase 100km, isso dá mais ou menos 1,2kWh/100km de bónus nesta viagem. Isso altera um bocado a média de 14,6kWh/100km obtida.

Isso explica porque é que estava com 13,9kWh/100km ao chegar ao nó da Marateca. Não foi o vento, que estaria de sul, foi a diferença de nível. A média incluiu no entanto a aceleração inicial para entrar na A6.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 11 nov 2017, 23:06

Médias do Entroncamento

Esta estava em atraso, é de 28 de Outubro, mas não quero deixar de deixar o registo. Num sábado, já perto da hora do almoço, decidimos ir visitar a avó da minha mulher. Ir e voltar são 220km, mesmo bom para testar a autonomia em estrada.

Porém, o carro não estava carregado, estava a 73%. Decidi fazer mais 30km indo pela A1 e carregando no PCR de Santarém. Não seria necessário carregamento na volta.

Fomos muito, muito depressa, não foi a 120, de tal forma que chegámos ao PCR a ganir com 13%. Primeiro imprevisto na minha experiência com EV: estava um Leaf a carregar e o PCR só carrega um carro em DC de cada vez. O almoço atrasou-se. De resto, interessante, o Leaf era de 24kWh e ia para o Porto parando em todos os PCRs. Concerteza que não ia para almoçar. À minha espera ficou um Outlander que ficou muito interessado no Ioniq pelos seus looks.

Image

Na volta, fiz a N118 que uso com frequência, onde faço médias de 3,9-4,5 com o Prius+ e fiz 4,3 com o Citroën C1. É um percurso de velocidade média muito baixa, onde é inútil tentar andar depressa: com muita calma, a viagem demora 1h50, a andar à maluca, a viagem demora 1h45. Mas as médias não são das melhores que se conseguem com um carro que faz regeneração.

Com o Ioniq, a média foi de 11.1kWh/100km.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 11 nov 2017, 23:08

A Tartaruga

Vi a tartaruga pela primeira vez no passado dia 2 de Novembro. Tive que ir à noite com o meu filho do meio a um atendimento permanente. O carro ainda não tinha começado a carregar, indicava 70km de autonomia, mesmo à justa para atravessar a Vasco da Gama. Antecipei que ou carregava num PCL em frente ao hospital ou teria de fazer a ponte a 80.

Claro, o PCL perto do hospital não funciona, voltei devagarinho.

Antes de ir à farmácia, deixei o meu filho em casa para não apanhar mais frio. Tinha 11km de autonomia e teria de fazer uns 3,5km para cada lado. Podia levar o Prius+ mas não tinha sido usado nesse dia, o motor estaria muito frio e a média seria péssima. Então pus o carro a carregar com o sabonete, a 2,3kW.

As contas são simples. Com o sabonete, uma hora são 8%, ou 2% cada 15', ou seja 16 a 20km/h. Num PCN são 48-56km/h, num PCR são 300-400km/h. Decidi carregar 2% ou 4,6km em 15'.

Claro que tinha bateria à farta para fazer os 7-8km com aquecimento. O que eu não contei foi que os últimos 5% são feitos em modo tartaruga.

Image

Ela apareceu ao entrar na minha rua, abruptamente. É um tanto violento, a velocidade cai muito depressa para os 50km/h.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 11 nov 2017, 23:10

Num EV, a autonomia é previsível. Eu pude atraver-me a sair com 15km de autonomia para fazer um caminho de 7-8km. Dava, não haveria dúvida.

Num MCI, não é assim. O carro pode não pegar. É verdade que a reserva pode dar para 100, 150km. Mas também pode acontecer que por pararmos o motor ainda a meio da reserva, o carro a seguir já não pega. Por essa razão, os carros com MCI precisam de ter reservas muito maiores (7l nos híbridos Toyota).
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor BrunoAlves » 11 nov 2017, 23:17

Bons relatos. No Leaf vi o animal carapacento 2x porque quis, mas a experiência disse-me que daí até aquele carro se desligar eram poucas centenas de metros. Se o ioniq faz 5% em tartaruga, dá para uns km.
Vi alguns vídeos na net, no ioniq 0% é mesmo game over. Julgo que é aos 2% que tens a ultra super tartaruga, que fazem esses 50km/h parecer rápido :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor LuisG » 11 nov 2017, 23:24

Bom relato.
A média andar depressa foi os 15.4kwh da imagem?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagempor migle » 12 nov 2017, 10:00

Foi 16,4kWh às velocidades que habitualmente se praticam naquele troço da A1, isto é, 140. Parece que quanto maior é a subida mais o pessoal acelera. Às vezes, a solução menos conflituosa é acompanhar.

Se bem me lembro, o vento era favorável, daí ter sido só 16,4kWh. Os 15,4kWh é o total da manhã, inclui a ligação de Santarém à Barquinha e mais não sei o quê.
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