caz Escreveu: ↑03 dez 2018, 21:43
Quem pensa em comprar o Kauai elétrico não pode fazer contas para poupar dinheiro. Se fizer contas com a versão do Kauai a gasolina, tem de fazer mais de 200 000 Km para começar a poupar algum dinheiro.
Pode comprar por uma questão de impulso, de moda, de gosto, potencia,..., mas poupança só se for muito ingénuo.
E o preço do Nissan Micra começa nos 12950€. Não é uma comparação um bocado ridícula? Ou o Nissan Micra é muuuito mais pequeno que o Leaf?
Além de muitos outros factores, o preço dos carros varia bastante com a qualidade, com a potência... Acho uma comparação bastante favorável ao Kauai eléctrico que atinja ao fim de 200 mil km (a garantia da bateria) o TCO da versão a gasolina, que é um carro bastante mais fraco, com binário de 170Nm (em vez de 395Nm), outros travões, aceleração dos 0-100 em 12,5s, etc... e que provavelmente tem mais dificuldade em chegar aos 200 mil km com saúde. Nem sequer o tempo de vida dos dois carros vai ser o mesmo.
Comparar com Audis também justifica qualquer compra... Não só os Audis de 43-46k€ têm binários de 250 e 270Nm e acelerações dos 0-100 acima dos 10s, como para muitas pessoas, incluindo eu, o que se perde em espaço e luxo com o Kauai, ganha-se em andar com um carro eléctrico, zero emissões, e em custos de operação muito mais baixos.
caz Escreveu: ↑03 dez 2018, 21:43
Como tenho referido, acho o Kauai um bom carro, só acho que os preços em Portugal são desajustados. O preço do 40 Kwh deveria ser próximo dos 30 K€ e o de 60 deveria ser 35€.
Claro, o de 64kWh apenas ligeiramente mais que o Nissan Leaf, e o de 39kWh igual ao Leaf quando está em promoção, porque tem apenas mais 1kWh que o Leaf. O preço de promoção justifica-se, porque a bagageira é menor.
Por esse prisma, o BMW i3 deveria custar 26 k€, já que tem 86% da capacidade de bateria do Leaf, reduzindo um pouco mais por causa da bagageira. E no entanto, pelo preço que tem, ele vende-se.
O e-Golf, da dimensão do Leaf, deveria custar também os 26k€... para mais, as possibilidades de viajar com o e-Golf são inferiores às do Leaf.
Entretanto, em relação ao tamanho minúsculo do Kauai, que é a justificação para não valer mais do que o Leaf, independentemente do facto de ser muito mais carro: isto é, ter muito maior capacidade para fazer viagens; O volume da bagageira do Leaf 30 também é maior do que o da do Kauai. No entanto, o Bjorn Nyland consegue arrumar nos dois o mesmo número de caixas de bananas.
Suponho que para quem transporta bananas é indiferente.
caz Escreveu: ↑04 dez 2018, 01:32
Já no Reino Unido eles têm preços que fazem sentido:
Kona gasolina: £ 16900 (~19 000 euro)
Kona elétrico: £ 27500 (~30 000 euro)
Não, o Kauai de 39kWh custa £34250 na versão mais barata (38500€) se excluir o incentivo do estado de £3500. A versão de 64kWh custa £39845 (44750€) ou £42145 (47335€) na versão mais equipada. "Recomended On The Road Price", isto é, preço chave na mão = preço base + extras - desconto. PVP base da versão mais equipada (sem extras ou desconto) é £41500 ou 46600€.
Essa discussão é completamente inútil. Vejo acompanhando o lançamento do Kauai desde que saíram os primeiros preços na Holanda.
É totalmente irreal que existam diferenças substanciais no preço base do carro nos vários países. Há, sim, incentivos diferentes.
caz Escreveu: ↑04 dez 2018, 11:08
A minha opinião é sobre o kauai. Todos os BEV actualmente são mais caros que os ice equivalentes. O leaf por exemplo está no segmento cujo carro referência é o VW golf. O golf custa 30000€ por isso não existe muita diferença para o preço actual do leaf.
Sim. O Leaf tem um bom preço. Tem o melhor preço entre os VEs, disso não há qualquer dúvida.
O Leaf está nisto há muitos anos... já aumentou a produção muito. Parabéns.
O Zoe também está nisto há muitos anos, e no entanto tem um preço base com bateria na casa dos 34-38k€.
Porém, entre os VE existem diferenças. O Kauai de 64kWh é um carro muito mais capaz do que o Leaf de 40kWh. Vejamos com que preço sai o Leaf e-Plus. A sua capacidade, para alguns, vale a diferença de preço, sem pensar. Tal como para mim a diferença de 2000€ do Zoe para o Ioniq valeu sem pensar.
Essas pessoas comprarão o Kauai. Vocês não são obrigados a comprar.