
DB do António Eléctrico, Ioniq
- BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Não é ideal, não, mas se bem me recordo as tabelas mencionavam 30A como limite do fio de 4mm2 quando enfiado em tubagens nas paredes (isto sem saber qual a ocupação do tubo, etc). Várias horas na corrente máxima vai provocar muito calor, certamente.
O que vais ter certamente é uma queda de tensão brutal. Eu com 6mm2 e apenas um andar para baixo perco mais de 7V entre o quadro do apartamento e o EVSE quando estou a carregar no máximo, tu do ultimo andar deves ter muito mais queda de tensão (ou seja perdas no cabo).
Vais querer carregar na corrente máxima todos os dias?
O que vais ter certamente é uma queda de tensão brutal. Eu com 6mm2 e apenas um andar para baixo perco mais de 7V entre o quadro do apartamento e o EVSE quando estou a carregar no máximo, tu do ultimo andar deves ter muito mais queda de tensão (ou seja perdas no cabo).
Vais querer carregar na corrente máxima todos os dias?
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Não. Todos os dias, não. Queria carregar a maior potência para aumentar a eficiência. Mas com essa queda de tensão, lá se vai. Mas principalmente, uma pessoa quer a wallbox para resolver os imprevistos. (é mais rápido carregar em casa a 24A do que ir deixar o carro ao modelo para carregar a 28A).
Ou situações tipo ir para o Algarve à noite, depois de um dia de trabalho, sem ter de andar à procura de PCN perto do trabalho. Chego a casa com 70%, preciso de carregar 25-30%.
Até que ponto hei de ir? Haverão outros que vão mais longe e me trocam mesmo o fio? Quando um electricista experiente diz que não consegue?
São entre 20 e 30m de fio.
PS: Só encontrei tabelas brasileiras, pelas normas ABNT, 4mm dá para 28A. O disjuntor adequado é o C25, que pelo que percebi do mjr, dispara um bocado acima dos 25.
Ou situações tipo ir para o Algarve à noite, depois de um dia de trabalho, sem ter de andar à procura de PCN perto do trabalho. Chego a casa com 70%, preciso de carregar 25-30%.
Até que ponto hei de ir? Haverão outros que vão mais longe e me trocam mesmo o fio? Quando um electricista experiente diz que não consegue?
São entre 20 e 30m de fio.
PS: Só encontrei tabelas brasileiras, pelas normas ABNT, 4mm dá para 28A. O disjuntor adequado é o C25, que pelo que percebi do mjr, dispara um bocado acima dos 25.
- VETL
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Nota que ele disse isso sem ir ver.
Eu não descansava sem ver e experimentar mesmo...
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
No meu prédio os cabos passam para a arrecadação por uma coluna técnica enorme, onde facilmente se poderia trocar o cabo, no entanto, por o cabo passar num tubo mínimo, mesmo à medida do cabo, não dá para trocar.
Pode ser que isto seja prática comum e como já sabem, dizem logo que não dá...
No meu caso, só acrescentando um novo tubo, e aí sim, passar o novo cabo.
É possível, diz o especialista que lá foi ver, mas é preciso furar uma espécie de massa que colocam a separar os andares no sítio da passagem dos cabos...
E depois é preciso fazer um novo furo para entrar em casa, porque o que vem da arrecadação também é com o mesmo tubo fininho...
Enfim, uma guerra para outro dia...
Pode ser que isto seja prática comum e como já sabem, dizem logo que não dá...

No meu caso, só acrescentando um novo tubo, e aí sim, passar o novo cabo.
É possível, diz o especialista que lá foi ver, mas é preciso furar uma espécie de massa que colocam a separar os andares no sítio da passagem dos cabos...
E depois é preciso fazer um novo furo para entrar em casa, porque o que vem da arrecadação também é com o mesmo tubo fininho...
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Foram eles que fizeram a instalação eléctrica do prédio...
Perdes 200W? Assim, não vale a pena.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
7V, com fio de 6mm^2? Tens a certeza? Eu é entre o 4º andar e a cave e perco isso a 28A, sendo que são 46 metros de cabo.BrunoAlves Escreveu: ↑24 ago 2018, 00:25
O que vais ter certamente é uma queda de tensão brutal. Eu com 6mm2 e apenas um andar para baixo perco mais de 7V entre o quadro do apartamento e o EVSE quando estou a carregar no máximo, tu do ultimo andar deves ter muito mais queda de tensão (ou seja perdas no cabo).
migle: quase de certeza que dá para passar, nem que seja fio de 6mm^2 apenas para a fase e neutro e deixas a terra com 2.5mm^2, sendo que tens de instalar um diferencial num quadro na garagem. De certeza que á viste o meu post da minha instalação no outro fórum. Depois é só usar powerline, como eu estou a fazer.
- Apr
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Em minha casa tenho estas variações quando meto o leaf a bombar ao máximo:

do quadro principal para a garagem não deve ultrapassar os 25metros em fio de 6mm²
do quadro principal para a garagem não deve ultrapassar os 25metros em fio de 6mm²
Última edição por Apr em 24 ago 2018, 18:24, editado 2 vezes no total.
- BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Deve ser mais ou menos como eu, mas eu não tenho esses registos todos pipis
(a inveja é um sentimento muito feio eheheheh)

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Em minha casa tenho 20A de potência contratada com um contador dos novos que já têm o limitador de potência incorporado, e consigo gastar 21A em contínuo sem disparar. Ainda não testei a 22A, mas agora que tenho um Leaf que carrega a mais que 16A vou ter de testar. Para mim é fácil definir estes limites pois quem controla a corrente máxima puxada da rede é o inversor hibrido, o eventual excesso vem das baterias.
Sobre a queda de tensão a 28A, em fio de 4mm^2 é de 0,24V por metro de Cabo (queda na fase mais queda no neutro). E perdas de quase 7W por metro...
Sobre a queda de tensão a 28A, em fio de 4mm^2 é de 0,24V por metro de Cabo (queda na fase mais queda no neutro). E perdas de quase 7W por metro...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Isto bem feito, para os 28A, era o fio de 10mm2 e disjuntor C40, como os outros principais no quadro.
Será que há electricistas mais destemidos? Ou sou eu que devo moderar e ficar nos 20A? Ainda posso descer a potência contratada...
Ele lembrava-se do prédio, e tem 9 anos, lembrou-se que era o último da fila.
Será que há electricistas mais destemidos? Ou sou eu que devo moderar e ficar nos 20A? Ainda posso descer a potência contratada...
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