DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2018, 00:25

Não é ideal, não, mas se bem me recordo as tabelas mencionavam 30A como limite do fio de 4mm2 quando enfiado em tubagens nas paredes (isto sem saber qual a ocupação do tubo, etc). Várias horas na corrente máxima vai provocar muito calor, certamente.

O que vais ter certamente é uma queda de tensão brutal. Eu com 6mm2 e apenas um andar para baixo perco mais de 7V entre o quadro do apartamento e o EVSE quando estou a carregar no máximo, tu do ultimo andar deves ter muito mais queda de tensão (ou seja perdas no cabo).

Vais querer carregar na corrente máxima todos os dias?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 ago 2018, 00:33

Não. Todos os dias, não. Queria carregar a maior potência para aumentar a eficiência. Mas com essa queda de tensão, lá se vai. Mas principalmente, uma pessoa quer a wallbox para resolver os imprevistos. (é mais rápido carregar em casa a 24A do que ir deixar o carro ao modelo para carregar a 28A).

Ou situações tipo ir para o Algarve à noite, depois de um dia de trabalho, sem ter de andar à procura de PCN perto do trabalho. Chego a casa com 70%, preciso de carregar 25-30%.

Até que ponto hei de ir? Haverão outros que vão mais longe e me trocam mesmo o fio? Quando um electricista experiente diz que não consegue?

São entre 20 e 30m de fio.

PS: Só encontrei tabelas brasileiras, pelas normas ABNT, 4mm dá para 28A. O disjuntor adequado é o C25, que pelo que percebi do mjr, dispara um bocado acima dos 25.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 24 ago 2018, 01:44

Nota que ele disse isso sem ir ver.
Eu não descansava sem ver e experimentar mesmo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por plpepapf » 24 ago 2018, 10:02

No meu prédio os cabos passam para a arrecadação por uma coluna técnica enorme, onde facilmente se poderia trocar o cabo, no entanto, por o cabo passar num tubo mínimo, mesmo à medida do cabo, não dá para trocar.
Pode ser que isto seja prática comum e como já sabem, dizem logo que não dá... :?

No meu caso, só acrescentando um novo tubo, e aí sim, passar o novo cabo.
É possível, diz o especialista que lá foi ver, mas é preciso furar uma espécie de massa que colocam a separar os andares no sítio da passagem dos cabos...
E depois é preciso fazer um novo furo para entrar em casa, porque o que vem da arrecadação também é com o mesmo tubo fininho...
Enfim, uma guerra para outro dia... ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 ago 2018, 10:22

Foram eles que fizeram a instalação eléctrica do prédio...
BrunoAlves Escreveu:
24 ago 2018, 00:25
Eu com 6mm2 e apenas um andar para baixo perco mais de 7V
Perdes 200W? Assim, não vale a pena.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2507
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 24 ago 2018, 11:05

BrunoAlves Escreveu:
24 ago 2018, 00:25


O que vais ter certamente é uma queda de tensão brutal. Eu com 6mm2 e apenas um andar para baixo perco mais de 7V entre o quadro do apartamento e o EVSE quando estou a carregar no máximo, tu do ultimo andar deves ter muito mais queda de tensão (ou seja perdas no cabo).
7V, com fio de 6mm^2? Tens a certeza? Eu é entre o 4º andar e a cave e perco isso a 28A, sendo que são 46 metros de cabo.

migle: quase de certeza que dá para passar, nem que seja fio de 6mm^2 apenas para a fase e neutro e deixas a terra com 2.5mm^2, sendo que tens de instalar um diferencial num quadro na garagem. De certeza que á viste o meu post da minha instalação no outro fórum. Depois é só usar powerline, como eu estou a fazer.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 24 ago 2018, 12:45

Em minha casa tenho estas variações quando meto o leaf a bombar ao máximo:


Imagem

do quadro principal para a garagem não deve ultrapassar os 25metros em fio de 6mm²
Última edição por Apr em 24 ago 2018, 18:24, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2018, 14:18

Deve ser mais ou menos como eu, mas eu não tenho esses registos todos pipis :mrgreen:
(a inveja é um sentimento muito feio eheheheh)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 24 ago 2018, 16:27

Em minha casa tenho 20A de potência contratada com um contador dos novos que já têm o limitador de potência incorporado, e consigo gastar 21A em contínuo sem disparar. Ainda não testei a 22A, mas agora que tenho um Leaf que carrega a mais que 16A vou ter de testar. Para mim é fácil definir estes limites pois quem controla a corrente máxima puxada da rede é o inversor hibrido, o eventual excesso vem das baterias.

Sobre a queda de tensão a 28A, em fio de 4mm^2 é de 0,24V por metro de Cabo (queda na fase mais queda no neutro). E perdas de quase 7W por metro...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 ago 2018, 16:41

Isto bem feito, para os 28A, era o fio de 10mm2 e disjuntor C40, como os outros principais no quadro.

Será que há electricistas mais destemidos? Ou sou eu que devo moderar e ficar nos 20A? Ainda posso descer a potência contratada...

Ele lembrava-se do prédio, e tem 9 anos, lembrou-se que era o último da fila.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”