Com 47 mil? Devem ter muito rasto. Estes pneus, Michelin Energy Saver duram muito. No meu C1 meti o primeiro par aos 55 mil. No Prius+ vamos com 100 mil e se alguém os vir, no máximo dirá que se calhar está na altura de começar a pensar...
Na Toyota ainda não disseram nada. Provavelmente, supõem que não é o conjunto original. Regra geral, na oficina olham para os kms e dizem que é para trocar...
Há um
craquelet típico que estes pneus fazem. Entre o pessoal das oficinas de pneus já ouvi de tudo. Que se estão a desfazer, e metem-se a escarafunchar com uma chave... Aqui no JB pneus Montijo, contra o seu interesse, o tipo diz que é normal nestes pneus de borracha muito rija, e que não se estão a desfazer. Há um link para a Michelin, um artigo que diz que os pneus devem ser usados até ao fim, mas não encontro.
Então, um conselho que daria, ainda mais se pretendes mudar de marca, os 4 ao mesmo tempo, seria rodá-los e deixá-los fazer outros 45 mil km. Este seria um conselho à fórum Prius-pt. Os VEs como os híbridos gastam menos pneus por não haver saltos da transmissão.
Claro que há várias razões para não gostar destes pneus. Não são particularmente silenciosos e não agarram tanto em piso seco como outros de borracha mais mole. Nesse caso, a durabilidade torna-se uma maldição!
Esta semana, depois de muito tempo sem chuva, vieram primeiro só umas pingas. Resultado, houve aí um dia que tive vários episódios escorregadios com o controlo de tracção a accionar. Cheguei a pensar que tinha furado um pneu. Também fiquei a pensar, também por causa
deste vídeo, em que o tipo está sempre a pôr o Kauai a derrapar, que o controlo de tracção no Hyundai é um tanto histérico, alérgico ou hiperreactivo. Mas agora que já choveu bem e o piso já está lavado, menos escorregadio, acho que está tudo normal.
Se eu estivesse para trocar, talvez preferisse um pneu um pouco mais mole, trocar alguma da durabilidade por menos ruído e mais tracção. Mas custa muito perder autonomia.
Não indo para pneus com super baixa resistência ao rolamento e altíssima durabilidade, rijos, provavelmente não pagaria o extra pela marca Michelin. No meu Yaris adorei os Dunlop Sport Bluresponse, pneus reforçados e silenciosos, que me reduziram imenso os consumos relativamente aos Bridgestone de origem, que eram uma desgraça. Definidamente, veria um comparativo ou vários de pneus além da etiqueta, para evitar influências subjectivas.
Para quem vive no norte, e apanha alguma neve, também se fala muito nos
Michelin Cross Climate que pela primeira vez têm um desempenho tão bom como pneus de Verão.