Finalmente meti a tomada de 32A na garagem. O fio que desce para a garagem mantém-se de 4mm² por agora.
Procurei com a sonda a partir da garagem, mas não ia longe...
Então voltei a telefonar ao electricista do prédio, que por acaso estava mesmo perto nos prédios que ainda não estão terminados, e ele veio cá.
Bom, que diferença! Naturalmente, este é um profissional, um homem na casa dos 60. Viu logo que a sonda ficava presa junto à porta da arrecadação, "foram os malandros". Os malandros são os pedreiros. Qualquer coisa ali não deu jeito e devem ter apertado o tubo dos fios de electricidade. Mas parece que isso é ultrapassável.
O que ele andou foi à procura do sítio na garagem onde saiam os fios. Parece que não podiam na altura ter caixas de passagem de fios de uma fracção num local comum. Agora já se pode, desde que estejam destacados, identificados, etc. Não sabia porque ele não esteve pessoalmente aqui.
Encontrou um sítio suspeito em pladur:

Então disse-me para eu fazer ali (numa zona comum) um buraco quadrado, com um serrote, que depois fecharia com cola de silicone, para poder ver se era ali que passavam os cabos. Se fosse ali, então fazia o trabalho de trocar os fios. Eu disse-lhe que não conseguia fazer aquilo... o buraco faço, mas não consigo tapar e deixar bonito como estava antes.
O homem isso, não faz. Não faz bricolage... Já fez em tempos... Fazer ali um buraco, ter aquele trabalho e depois chegar à conclusão de que não era ali...
Voltando à arrecadação tem logo outra ideia melhor. Basta fazer um buraco no quadro e pôr a tomada de 32A logo ali atrás. Os outros diziam atrás da tomada que tenho na arrecadação, que ficava muito baixo para o meu gosto. Estava preocupado com isto. Atrás da tomada era baixo e ficava em cima do 3D. Não sei como é que não vi esta solução antes. Deve ser a falta de sono.
Por momentos, até aceitou que me dava ali um certo apoio na tomada. Que depois testávamos, eu punha o carro a carregar uma hora e víamos como aquecia. Às tantas deixou-se disse, já era "faça aqui um buraco, compre um disjuntor de 32A, ponha lá em cima o de 32 e traga o de 25 que lá está cá para baixo".
O buraco desta vez pareceu-me mais fácil, então meti mãos à obra. Não paguei os 155€+IVA que o outro troca-tintas me pediu, gastei 30€ incluindo um alicate de corte da Phoenix Contact que há de ficar (tive dificuldade em cortar fio de 6 com o alicate de corte que tenho há muitos anos). Usei o fio que já tinha comprado para fazer os adaptadores para o EVSE (isso é que pode não ter sido boa ideia).
E ficou assim.

Então fiquei de fazer isto, e depois, se aquilo aquecer muito, se tiver problemas, aí então volto a entrar em contacto com ele e logo se vê...
Observações:
- O outro troca-tintas dizia que já não se fazia fio de 4 nem de 10. Este, dizia eu "ali fio de 10 não deve caber" responde ele, "calma, hoje em dia você tem fio de 10 que é mais fino do que aquele que você tem ali". Ou seja, o silicone de que falou o mfr ele conhece. Tomada azul, o outro dizia que se via pouco, este disse que por acaso não tinha no carro.
- Diz que o fio de 4mm² que eu tenho, por estar em bainha, é para maior ampacidade que o fio de 4mm² solto. Este fio dá para 32A. A razão sendo que dentro daquela bainha, os fios estão entrelaçados.... Quanto ao aquecimento, deu o exemplo dos fios debaixo de terra aguentarem mais corrente que o fio que está ao ar (porque o que está ao ar apanha sol?).
- Perdas... "não lhe vou dizer que não era melhor com fio de 10, porque era.."... não sei quê, "cêntimos"....
Ficou interessado, mas tenho pena de não ter feito mais propaganda e não ter dito o número fundamental dos 1,5€/100km. Tive pena de não lhe ter oferecido uma voltinha, ele esteve cá uma hora. Ainda passei depois de ter comprado tomada azul a ver se pegava conversa para isso, mas não deu.