E sei de um Kauai encomendado em Faro por 43800€.
Tivemos aqui dois testemunhos do carro ter sido encomendado por 42800€ com oferta da wallbox de 7.4kW mas é verdade que a Hyundai aumentou o preço em 1000€ em Outubro, como aliás tinha feito com o IONIQ em Agosto de 2017, e, pelo que percebo, já não está a fazer a oferta da instalação da wallbox, portanto é uma vantagem de quase 2000€ que se perdeu.
Já vimos com o IONIQ, com o Leaf 2.zero e com o Kauai que efectivamente compensa ser dos primeiros a encomendar o carro, antes de aparecer no site.
Este é para os meus pais e eu estou muito satisfeito, porque tinham "reservado" o Leaf e+ Limited Edition por 46000€ (com ProPilot Park), e felizmente está esgotado e livraram-se dessa encomenda ainda mais inflacionada.
Acho que o carro é perfeito para os habituais passeios de um casal septuagenário com os amigalhaços pela Galiza e o que seja.
- O Niro é maior. Maior não é visto como uma vantagem, e é mais caro.
- Por mais que eu dissesse que provavelmente conseguiriam um Model 3 pelo mesmo preço mais cedo, essa hipótese não despertou interesse. Toda a imagem de portátil-com-rodas da Tesla não parece apelar ao mercado septuagenário, apesar de haver pilhas de computadores naquela casa/garagem/arrecadação desde há quase 40 anos, vários por pessoa. Não ser possível levar o carro à revisão em Faro é impensável também.
- Tentei empurrar para a opção de importar, mais racional, mas com o stand ali tão perto deles...
Eu fui ver pela primeira vez um destes carros. O que mais me chama a atenção é que a bagageira parece-me bastante boa. Com tudo o que já foi escrito neste tópico acerca da bagageira... Não é para transportar triciclos, não. Mas para malas... das pessoas que cabem no carro...
Depois, por baixo da bageira o espaço dá perfeitamente para levar um pneu temporário. Aliás, o espaço é precisamente o mesmo que tem a versão a gasolina, e essa vem com pneu temporário. Eu acho óptimo.
Outra preocupação que tive, foi tentar perceber se conseguiria transportar três crianças, e acho que é exactamente como acontece no IONIQ. Com a vantagem do banco traseiro ser mais corrido, sem enformar tanto o assento dos passageiros. O segredo aqui é que as cadeiras ISOFIX sejam space-saving, exactamente os 30cm que há entre os dois apoios ISOFIX. O mais difícil é o banquinho elevatório no assento do meio, porque estes banquinhos, com braços para passar os cintos, têm quase sempre mais de 40cm de largura, ocupam mais espaço do que as cadeirinhas ISOFIX.
Acho que dá.
O carro está realmente pouco equipado para este nível de preços. Importado seria melhor. É possível encomendar qualquer equipamento, mas demora mais tempo porque é uma nova encomenda e não a aquisição de um dos carros já encomendado pelo importador.
Tem o som Krell com 8 altifalantes, ecrã de 8", carregamento Qi, por dentro eu só sentiria falta dos bancos motorizados e ventilados (possível por +~2000€ e +tempo). Tem máximos automáticos, auxílio à travagem de emergência (câmara), LKA, câmara e sensores de estacionamento para trás.
Não tem: radar e auxílios para a frente que dependam deste, como o CCA, faróis em LED, sensores de tráfego para trás (BSD, tráfego cruzado, etc).