Na viagem deste fim de semana, o EVSE novo teve um papel importante. Saímos a 100% para Lisboa, para uma consulta. Ao passar a portagem Vasco da Gama, damo-nos conta que nos enganámos na data... Mudança de planos: em vez de esperarmos uma visita dos avós, vamos nós ao Algarve. O problema é que chegámos à casa já com 79%. Quando se pode carregar a 24A, não há problema... o tempo de agarrar nas malas foi suficiente para chegar aos 97%.
Com tanta bateria, pudemos ir a uma velocidade mais folgada. Enquanto não tive a noção do consumo médio, fomos a 120, mas com vento fraco de norte, e bom consumo, ao fazer a curva para sul pudemos ir a uma velocidade um pouco mais próxima do limite. Os meus tempos de referência são 1h15 até ao PCR de Aljustrel, carregamento de 30' e novo troço de 1h15, para um total de 3h de viagem de garagem a garagem. Desta vez, fizemos 1h10 até ao PCR de Aljustrel e outra vez 1h10 até Faro.

Para ser coerente, eu só tirei a foto à entrada da garagem em Faro. À entrada de Faro a média ainda era 121, e cheguei com 22% de carga. O tempo real de viagem, foi igual ao habitual, não pelo tempo de carregamento, que foi de 36' e não precisava de ser tanto. O problema é que o carro deu uma estimativa de tempo demasiado grande e demorámos também a conseguir voltar para o carro, de forma que esteve 9 minutos no PCR sem carregar....

O problema da estimativa deve ter sido ter ligado o AC muito depressa, antes da estimativa, e ele sobre-estima sempre o gasto com a climatização (o GoM também). Na realidade, o efeito do AC no carregamento é completamente negligível...
No regresso, mais erros. O carro não carregou durante a noite. Eu tinha-o ligado antes de jantar, e depois de o carregamento começar usei o botão no EVSE de origem que habitualmente reduz o nível de carregamento. E reparei que o ecrã do sabonete ficou diferente do habitual... parece que neste caso interrompe o carregamento...
Foi um grande transtorno. Tivemos de carregar no PCR de Loulé. Ora... domingo à tarde... No PCR de Loulé estava um TMX a carregar em Chademo e um Leaf à espera. Resolvi ir dar a volta (uns 7km) e carregar ao outro lado. Depois de carregar ainda pude ver o mesmo TMX e o mesmo Leaf....
Em Aljustrel, ainda pior: um Zoe começava a carregar, mas a ficha CCS estava ocupada por um e-Golf. Nada demais, porque o e-Golf já tinha terminado o carregamento. Porém, o dono do e-Golf não estava à vista, e estava um Leaf (do fórum Prius-PT) à espera. Falei com o dono do Leaf, ele sugeriu que eu fosse para o outro lado, ele ficava, porque o dono do e-Golf não deveria tardar. Felizmente, em Aljustrel são extremamente prestáveis, e pude passar pela pontezinha deles. Quando regressei, olhei e o Zoe continuava a carregar, e o Leaf continuava à espera do regresso do dono do e-Golf. O meu carregamento demorou 30' e demorei entre 10 e 15' a fazer aquela voltinha, com muito cuidado para não bater com o fundo do carro.
Precisamente depois de eu voltar a entrar na A.S. apareceram os donos do e-Golf... o carro este entre 45' e 1h além do tempo de carregamento, com pessoas à espera na AE....

Foi das piores viagens do Algarve que já fiz em AE.... O tempo de condução ultrapassou o tempo de referência das 2h30 em 42' (voltinhas), e o tempo de viagem foi de mais ou menos 4h15. Como vou e venho do Algarve com muita frequência há muitos anos, lembro-me de viagens com bicha na A2 com duração na casa das 5h... mas mesmo assim é mau.

Como utilizadores, temos de montar carregadores fora da AE. Em Canal Caveira, na Mimosa, etc... Depois mandamos cartas para a Brisa a dizer que demoramos menos tempo pela estrada que pela auto-estrada.
Com esta viagem, o -TÓ- completou os 40. Como o BrunoAlves fez 30 no primeiro ano com o carro, eu fui dar mais uma voltinha ao Algarve para não ficar atrás.
E esta foto sou eu, quando era pequeno, no tempo em que ainda não existiam bancos ventilados: